RALLYE OLIVEIRA DO HOSPITAL 2011


BREVES



Rui Garcia: Tudo preparado

O Rali de Oliveira do Hospital, que irá para a estrada nos próximos dias 17 e 18 de Junho, marca o início da fase de terra do Troféu Fastbravo e para o Team Beta os objectivos para esta prova passam por continuar com os bons resultados alcançados até ao momento.
A dupla Rui Garcia/Luís Sá espera ser um dos principais protagonistas, na previsível luta até aos últimos quilómetros pelos lugares cimeiros, numa continuação do sucedido nos ralis disputados em asfalto. “No ano passado na fase de terra tivemos como principais resultados uma vitória e um segundo lugar, portanto sabemos que somos competitivos neste tipo de piso e esperamos discutir os primeiros lugares em todos os ralis. As classificativas são bastante técnicas e com algumas zonas a exigirem algum cuidado, mas os reconhecimentos foram efectuados com atenção a todos os pormenores e estamos confiantes de que temos a prova bem preparada. Na maior parte do percurso o piso encontra-se em bom estado e esperamos que se mantenha assim no dia da prova, para podermos adoptar um ritmo rápido sem preocupações com a mecânica.” concluíu Rui Garcia.
A prova organizada pelo Clube Automóvel de Centro terá o seu início às 20h05m de 6a feira, com a disputa de uma super-especial no centro de Oliveira do Hospital. No Sábado o rali terá o seu início às 10h00m e chegada prevista para as 16h20m junto à Câmara Municipal, depois de disputadas 6 provas especiais de classificação.


A.Maia Sport: Entrar com cabeça na terra

O Campeonato Open de Ralis, entra este fim-de-semana aà fase de terra, com a realização do novo Rali a realizar em Oliveira do Hospital.
Mais uma vez a cargo do Clube Automóvel do Centro, a primeira prova em terra promete ser tão competitiva como todas as realizadas até então. Este é um rali novo para todos os concorrentes, no qual trará decerto dificuldades acrescidas a todo o pelotão.
A equipa da Póvoa de Varzim, A.MAIASPORT, estará mais uma vez presente, desta feita apenas com uma viatura entregue á dupla Manuel Martins/ Rui Vilaça, a boro do habitual Peugeot 206 Gti, englobados mais uma vez dentro da caravana do Desafio Modelstand.
O piloto apoiado pelo lubrificantes Liqui Moly espera “começar bem a fase de terra para fazer esquecer alguns azares que aconteceram na fase de asfalto. Já reconhecemos o traçado do Rali, e posso dizer que é das provas mais difíceis que vi até hoje. Um traçado muito técnico, estreito e de pedra solta que vai complicar um pouco a tarefa de todos os concorrentes. Já testamos com o carro, á umas semanas e penso que o carro tem um bom setup apesar de estrearmos nesta prova os novos pneus Pirelli, para os Peugeot 206 do Desafio Modelstand. Temos de ter muita cabeça, tentar andar rápido para no final estarmos entre os melhores “ finalizou o piloto da Póvoa de Varzim também apoiado pelo Crédito Agrícola.

A prova começa na Sexta-Feira é noite para no sábado se realizarem mais 6 especiais ao longo do concelho de Oliveira do Hospital
A equipa conta uma vez mais com o apoio de todos os seus patrocinadores onde se incluem a LIQUI MOLY, CAMARA MUNICIPAL DA POVOA DE VARZIM, CRÉDITO AGRICOLA, WACKER NEUSON, NORTESHOPPING, A.MAIA LDA, AUTO COSTA, POVOACAR, ERNESTO CLEMENTE, GRUZIM, EMDIPRA, SBL, GRUZIM, AUTO PINHEIRO, NOBRINDE, FUSP, PADARIA DRAGÃO, VIETAUTO, FUSP, ANTÓNIO FERREIRA - REP. AUTOMOVEL, NAGIM FITNESS e MS

 
 
Eugénio Madureira estreia-se num 4x4
 
Depois de ter participado no ano passado em apenas algumas das provas do Open, integrado no Troféu Fastbravo, Eugénio Madureira está de regresso a esta competição com um novo projecto.
"Tendo em conta que este ano a minha disponibilidade de tempo é ainda menor, decidi apostar em fazer menos provas, mas ainda assim tentei algo diferente", afirma o piloto.
Após ponderar diversos cenários, a escolha acabou por cair na participação em duas provas de terra, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo VI. "Pelas boas recordações que tenho da prova, Gondomar seria obrigatoriamente uma das provas escolhidas. Depois, a escolha por Oliveira do Hospital aconteceu naturalmente", refere o piloto.
Para Oliveira do Hospital, os objectivos, segundo o piloto são "o mais despretensiosos possível. Eu estou parado desde o Rali Cidade de Gondomar do ano passado e a Isabel Branco desde o Rali Montelongo deste ano, pelo que ambos padecemos de uma séria, ainda que normal, falta de ritmo. A juntar a isso, há o meu quase total desconhecimento do carro".
O piloto já teve oportunidade de fazer um pequeno teste há alguns dias, mas "é evidente que a falta de quilómetros no carro é particularmente relevante. Deu pelo menos para perceber, que o Mitsubishi é um carro fantástico. Não é impossível de guiar, mas também não é fácil. Mais impressionante do que a forma como ganha velocidade, é a dificuldade que demonstra em perder essa mesma velocidade. Provavelmente é o que dá, estar (mal) habituado a correr num carro que pesa algumas (poucas) centenas de quilos...".
Tendo estado no ano passado no troféu fastbravo e conhecendo o bom ambiente que gira à volta desta competição, nomeadamente entre os pilotos, Eugénio Madureira achou "que seria positivo aliar esta nova experiencia, àquela estrutura. Vou por isso alinhar num carro alugado e assistido através da Fastbravo. Aliás, tenho dito que no rali Oliveira do Hospital, pelo menos à frente dos Marbella's gostava de ficar. Daí para a frente, o que vier é lucro".



 
Renato Pita inicia novo ciclo 
 
 Actual vice-líder do Campeonato Open, Renato Pita terá uma prova de estreias no Rali de Oliveira do Hospital, no próximo fim-de-semana.
O piloto de Viana do Castelo estreará um carro que nunca pilotou em competição, o Mitsubishi Lancer Evo VII, uma viatura totalmente de Grupo N e alugada apenas para este evento, num rali que marcará igualmente a estreia do novo navegador da equipa, o consagrado José Janela.
Segundo Renato Pita, “Oliveira do Hospital inicia um novo ciclo na minha carreira. Depois de quase 50 ralis ao lado do meu grande amigo Marco Macedo, surgiu a oportunidade de trabalhar com o José Janela, que poderá vir a ser uma peça fundamental na minha evolução. Trata-se de alguém muito experiente, que me poderá ajudar num tipo de piso (terra) onde nunca corri com um carro de tracção integral. Além disso, o Mitsubishi que utilizarei neste rali nada tem a ver com o meu Evo VI pois é um veículo totalmente de Produção, com um restritor de 32mm, travões e motor totalmente de Grupo N.”
O piloto do Team BP Ultimate Kumho Tyres, que venceu recentemente o Rali de Vila Verde (Regional – Norte), pretende sobretudo retirar conclusões sobre o Evo VII em Oliveira do Hospital, sabendo de antemão que não conseguirá lutar pelos lugares do pódio mas também que apenas precisará de nomear duas das próximas quatro provas de terra para a sua pontuação final no Open.
“Ainda assim, vou adoptar uma postura inteligente e aprender o mais possível sobre o carro e a sua condução em terra, além de iniciar este novo ciclo com o José Janela”, referiu Renato Pita.



 
 
Ricardo Soares regressa ao "centro"
 
É já no próximo fim de semana, no Rali de Oliveira do Hospital, que a dupla Ricardo Soares / Joaquim Alvarinhas vai regressar ao Open.
A equipa apoiada pela empresa Salsicharia Soares & Damião – Fumeiro de Arganil e pelo Núcleo de Desportos Motorizados da Associação Académica de Coimbra, tinham inicialmente previsto participar em todas as provas do Campeonato Regional de Ralis do Centro mas só agora conseguiram resolver os inúmeros problemas que surgiram após uma profunda revisão ao motor de que foi alvo o Mitsubishi Evo VI.
“Apesar de nem tudo estar a 100%, estamos motivados para fazer o melhor possível, numa prova que consideramos que vai ser difícil. Para agravar a situação, aliamos o completo desconhecimento que temos dos troços e as poucas passagens (3) que conseguimos fazer em cada um. Não obstante este handicap, a motivação de disputar uma prova deste campeonato, com a presença de pilotos bastante rápidos e sobejamente conhecidos, é mais que suficiente para tentarmos dar a maior luta possível aos nossos adversários, tendo também a plena consciência que nos falta o “ritmo” que a disputa de várias provas proporcionam”, conforme nos confidenciou o co- piloto Joaquim Alvarinhas.
Refira-se que esta competitiva dupla, que poderá ser uma supresa no Rali de Oliveira do Hospital, irá ainda disputar as restantes provas do Regional Centro.

NUNO DINIS

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