24 HORAS DE LE MANS - PEUGEOT SPORT



13,8 SEGUNDOS SEPARARAM O PEUGEOT DE LAMY

DA VITÓRIA EM LE MANS



O Peugeot N.º9, da equipa Pedro Lamy/Sébastien Bourdais/Simon Pagenaud, protagonizou hoje um dos capítulos que tornam mítica a história das 24 Horas de le Mans. Conduzido por Bourdais no último trecho da corrida, o 908 terminou em segundo lugar e rubricou uma das diferenças mais curtas de sempre no Circuito de La Sarthe. Apenas 13,854 segundos separaram o carro do piloto português do vencedor, o Audi N.º 2, de Fassler/Lotterer/Treluyer.

Os três 908 deram tudo para vencer as 24 Horas de Le Mans. Os nove pilotos lutaram até ao fim e, se o carro Nº. 9 perdeu a corrida em ‘sprint’, os restantes 908 terminaram nas posições imediatamente seguintes. O carro N.º 8 (Minassian-Montagny-Sarrazin) terminou em terceiro lugar, enquanto o N.º 7 (Davidson-Gené-Wurz) cortou a meta na quarta posição.

Le Mans jamais assistiu a tamanha intensidade ao longo de 24 horas de corrida. Hoje, à medida que a prova se aproximava do fim, a chuva tornou-se mais intensa, por volta das 12h20. O Peugeot N.º 9, com cerca de 1m20 de atraso para o líder, e com pneus ‘slicks’, assumiu todos os riscos e recuperou terreno para o Audi. À medida que a chuva se intensificava, Simon Pagenaud fazia toda a diferença nestas condições precárias de piso e, em apenas algumas voltas, recuperou perto de um minuto para o seu rival.

Quando faltava 1h30 para o final, apenas 15 segundos separavam os dois carros, e ficou claro que tudo se jogaria na última ida à ‘box’. O Audi parou às 14h06, enquanto o Peugeot de Pagenaud continuava a fazer voltas no tempo de 3m28. Os dois carros efectuaram então a última paragem em simultâneo, mas o Audi voltou à pista com pneus novos. A 30 minutos do fim, os dois pilotos estavam separados por 8 segundos. Simon Pagenaud tentou tudo por tudo, mas, ao final de 24 horas de emoção, a vitória coube ao Audi N.º 2, por 13,8 segundos.

Seguindo-se aos três 908 oficiais, o 908 HDi FAP do Team Oreca terminou em quinto, a 16 voltas do vencedor.


Classificação final:

1. Fassler/Lotterer/Treluyer, Audi R18 TDI n°2,
2. Bourdais/Lamy/Pagenaud, Peugeot 908 N°9, +13’854
3. Minassian/Montagny/Sarrazin, Peugeot 908 N°8, + 2 voltas
4. Davidson/Gené/Wurz, Peugeot 908 N°7, + 4 voltas
5. Panis/Duval/Lapierre, Peugeot Oreca 908 HDi FAP N°10, + 16 voltas…




NUNO DINIS

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