CIRCUITO DA BOAVISTA 2011



Chevrolet e Volvo os mais pesados na Boavista



Os Chevrolet Cruze e o Volvo C30 vão ser os carros mais pesados nas provas do WTCC, a disputar no Circuito da Boavista, entre 01 e 03 de Julho próximo. Tanto os carros norte-americanos com o sueco irão levar um peso extra de 40 quilos, calculados na média de tempo de voltas feitas nas três anteriores provas (Monza, Hungaroring e Brno).
Na Boavista, os BMW 320 TC, que correram em Brno com o máximo de lastro possível, terão, na Boavista, menos 10 quilos. Por seu lado, os SEAT Leon 1.6 T da SUNRED, que correram com 40 quilos de lastro no Hungaroring e em Brno, irão chegar à prova portuguesa com menos 20 quilos que os mais pesados. O mesmo sucederá aos SEAT Leon 2.0 TDI.
Isto quer dizer, caso os problemas de motor detetados em Brno sejam resolvidos a tempo, que Tiago Monteiro poderá ter neste menor peso um trunfo a seu favor, numa pista tão exigente como é o Circuito da Boavista.



 
Tiago Monteiro chega em 6º lugar à Boavista






Tiago Monteiro não teve uma vida muito fácil em Brno e, ao terminar ambas as corridas em 12º, não marcou nenhum ponto. Com isso, caiu duas posições no “ranking” de Pilotos, no WTCC e vai chegar ao Porto em 6º lugar, com 74 pontos.

A jornada de Brno foi dura para Tiago Monteiro, face às suas aspirações para se afirmar como o melhor piloto entre os SEAT. Sem pontuar, Monteiro ficou em branco e viu Gabriele Tarquini subir uma posição e, pior que isso, assumir a liderança no pelotão dos carros de Martorell. Uma situação que, no Circuito da Boavista, vai querer alterar, confiante em que a SUNRED conseguirá resolver os problemas de performance nos novos motores 1.6 T, a tempo da corrida portuguesa.

Robert Huff é o comandante do WTCC, com 187 pontos, na frente dos seus colegas de equipa Yvan Muller (162) e Alain Menu (134), numa manifestação de eficácia extrema dos Chevrolet Cruze 1.6 T. Tarquini é quarto, com 83 pontos, indicando com isso que, este ano, o título deverá discutir-se entre os homens dos carros azuis e brancos. Isto, apesar de ainda faltar muito… WTCC para se correr!

 
 
Organizado pela CM Porto e PortoLazer
 


WTCC no Circuito da Boavista

vai fechar com chave de ouro as Festas da Cidade



O campeonato FIA WTCC é a melhor forma de encerrar um ciclo festivo na Cidade Invicta, iniciado com o Grande Histórico do Porto, de 17 a 19 de Junho p.f. Palco de excelência, o Circuito da Boavista vai agora poder observar, nos três primeiros dias de Julho, alguns dos mais modernos automóveis de competição na atualidade, a par com reminiscências clássicas e algumas surpresas.

Entre 01 e 03 de Julho, uma vez mais, com o selo organizativo da Câmara Municipal do Porto e da empresa municipal PortoLazer, as ruas da Boavista e do Parque da Cidade vão encher-se, pela segunda vez, em duas semanas, com o roncar acelerado de velozes corações mecânicos. Desta vez, os atores serão diferentes: aos Clássicos, que permanecerão no programa, juntar-se-ão agora os carros de Turismo (FIA WTCC) e GT (CPC), bem como as volumosas Ford Transit do respectivo Troféu e os pequenos e azougados FIAT Uno 45S e Punto 85S do Challenge Desafio Único FEUP I e FEUP II. Ingredientes mais que suficientes para garantir três dias de autêntica adrenalina, prolongando as Festas do São João para lá de todos os limites.


WTCC

O WTCC é o único Campeonato do Mundo para Carros de Turismo existente. Aberto a automóveis com carroçaria de cinco portas e motores 1.6 T a gasolina ou 2.0 TDI a gasóleo, é composto por um total de 12 jornadas duplas (cada uma com duas corridas), num arco temporal iniciado em 18 de Março (Curitiba, Brasil) e com o fim, a 20 de Novembro (Macau).
Geograficamente, percorre quase todos os continentes. A excepção, este ano, acabou por ser África, depois da anulação de a prova prevista para a cidade marroquina de Marrakesh, sendo que a Austrália, tradicionalmente, nunca recebeu qualquer prova do WTCC. As grelhas de partida são, em geral, compostas por 23 carros, divididos pela SEAT (Leon 1.6 T e 2.0 TDI), BMW (320 TC ou 320Si), Volvo (C30) e Chevrolet (Cruze 1.6 T), com esta última a ser a única oficialmente representada.
Entre os pilotos inscritos, encontra-se o português Tiago Monteiro, nascido na cidade do Porto e que corre com um SEAT Leon 1.6 T inscrito pela SUNRED.



Taça de Portugal de Circuitos (TPC)

A Taça de Portugal de Circuitos tem, este ano, apenas a prova da Boavista como etapa única, depois da confirmação de que o Circuito de Vila Real, onde habitualmente se desloca, não se irá realizar.

Reservada a carros de Grande Turismo (GT), nas suas diversas categorias (GT2, GT3 e GT4), possui somente equipas nacionais, embora todas elas apresentem aquilo que de melhor existe hoje em dia nesta competitiva vertente do automobilismo mundial. Por isso, esta será uma boa hipótese de ver em acção modelos já icónicos, como o Mercedes SLS AMG GT3, Audi R8 LMS GT3, Lamborghini LM600+ GT3, Ferrari 458 Italia GT3, Ferrari F430 GT2, Porsche 911 GT2, Ferrari 360 Challenge GT4 ou Aston Martin Vantage GT4. Grandes máquinas pilotadas por nomes credenciados, muitos deles com títulos nacionais e internacionais no seu palmarés, como, por exemplo, César Campaniço, João Figueiredo, José Pedro Fontes, José Monroy, Miguel Barbosa, Francisco Carvalho, Patrick Cunha e António Nogueira.
Em adição, correndo em simultâneo, apesar da evidente diferença de performances e de qualidades, irá estar a categoria de Turismo, aberta a carros baseados nas regras do agrupamento S2000 que, até aqui, eram praticadas pelo WTCC. Depois do “boom” inicial, que trouxe até nós alguns bons exemplares de carros de Turismo, este ano, os (poucos) inscritos têm-no feito ao volante de SEAT Leon Supercopa ou S2000.



Taça de Portugal de Clássicos de Circuitos (TPCC)

São, basicamente, os mesmos carros e pilotos que correram há duas semanas atrás, no Circuito da Boavista, integrados na Taça ANPAC de Clássicos. Divididos em duas categorias baseadas na cilindrada dos motores – menos de 1300cc e mais de 1300cc – tem alguns automóveis bastante interessantes e históricos, como Ford Escort RS1600 e 1300 GT, Porsche 911 RSR e 930 Turbo, Ford GT40, BMW 2002 e 2800 CS, Lotus Europa e Elan 26R, VW Scirocco, Austin e Morris Mini Cooper S, Datsun 1200, Mini Marcos GT ou FIAT 124.



Ford Transit Trophy

Competição inédita em todo o mundo, está na sua segunda temporada. Utiliza as carrinhas Ford Transit, na sua versão 260S, equipadas com o motor 2.2 Duratorq TDCi Diesel de 140 cv, mas capazes de uma potência agora rondando os 180 cv. A caixa é a de série, manual, de seis velocidades. O troféu possui um total de sete jornadas, divididas tanto por provas em circuito (Estoril, Braga, Portimão e Boavista e, em Espanha, Jarama e Jerez de la Frontera), como rampas (Falperra). Cada Transit é da responsabilidade de um concessionário Ford, que o prepara e arca com as despesas.

As corridas são realizadas no sistema de duas mangas, com a pontuação a ser atribuída às equipas, no conjunto das duas mangas, até ao 10º classificado.



Challenge Desafio Único FEUP I/FEUP II

Competição criada, em 2008, por um pólo de alunos de Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Na sua génese, pretendia ser uma competição de custos reduzidos e acessível a qualquer pessoa. Numa primeira fase, utilizaram-se apenas os FIAT Uno 45 S, com carroçaria de 3 ou 5 portas, carburadores e caixa de cinco velocidades, rigorosamente de série, sendo permitidas escassas modificações. Porém, com o correr dos anos, os custos foram subindo e, muito rapidamente, surgiram carros cuja preparação ultrapassava largamente os 20 mil euros! Hoje, a competição divide-se entre os FIAT Uno originais (FEUP I) e os FIAT Punto 85 16v, na versão de carroçaria de 3 portas e com caixa de cinco velocidades, mais potentes e dinâmicos (FEUP II).

O Challenge Desafio Único tem um calendário de sete jornadas, quer em provas de rampa, como de pista. Habitualmente, as grelhas ultrapassam os 150 carros. Cada prova é composta por duas mangas, por categoria, sendo a classificação atribuída depois de realizadas as duas.


 
 
NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário