CIRCUITO DA BOAVISTA 2011


Grande Prémio Histórico do Porto (GPHP)





Emoção à moda antiga de 17 a 19 Junho



O Grande Prémio Histórico do Porto 2011 vai ter o seu arranque já na sexta-feira, 17 de Junho, no Circuito da Boavista. Oportunidade para ver em ação mais de uma centena de carros que povoaram os sonhos mais extraordinários da nossa juventude, garantindo uma saudável emoção…à moda antiga: 18 corridas diferentes, disputadas da primeira à última volta.



O Grande Prémio Histórico do Porto (GPHP), organizado pela Câmara Municipal do Porto e pela empresa municipal PortoLazer, está integrado nas Festas da Cidade, sendo a primeira etapa de um programa longo e emocionante, que reúne a adrenalina dos motores em marcha à diversão popular mais intensa e tradicional, de celebração do S. João, padroeiro da Cidade Invicta.



Mais de uma centena de automóveis e pilotos

Entre 17 e 19 de Junho, o Grande Prémio Histórico do Porto (GPHP) é composto por um conjunto de 18 corridas diferentes, obedecendo às regras de algumas das mais intensas e emocionantes categorias, nacionais e internacionais, englobando automóveis de competição históricos e clássicos.

O GPHP uma das etapas desportivas do calendário internacional da Masters Historic Racing Series, uma das mais prestigiadas competições europeias para este tipo de automóveis. Sedeado na Grã-Bretanha, este campeonato tem como base um conceito ambicioso, criado em 2003, por Ron Maydon e reúne várias categorias desportivas, que visitam circuitos como Silverstone, Brands Hatch, Nurburgring, Goodwood, Oulton Park, Barcelona, Spa-Francorchamps e, claro, o Circuito da Boavista.



As principais corridas internacionais

Algumas das categorias mais representativas do Masters Historic Racing Series deslocam-se até ao Circuito da Boavista. Entre elas, o GP Masters e a Formula Junior – respectivamente, F1 dos anos 60 e 70, e os pequenos monolugares do Lurani Trophy - mas também categorias que relembram alguns dos mais emblemáticos carros de Sport e Protótipos, bem como GT e carros de Turismo.



Grand Prix Masters

Monolugares de F1 com motores de 3 litros, construídos entre 1968 e 1978. Até à era pré-efeito de solo e pré-turbo, estes F1 são muito rápidos e permitem corridas bastante disputadas. Cada jornada é composta por duas corridas separadas. Participam construtores como a Tyrrell, Lotus, Matra, McLaren, Cooper, Surtees e BRM. Entre os monolugares que habitualmente correm estão os que foram pilotados por James Hunt, Emerson Fittipaldi, Jackie Stewart, Chris Amon, Jochen Rindt, Graham Hill, Carlos Reutemann, Jean-Pierre Beltoise, François Cévert ou Ronnie Peterson.



World Sportscar Masters

Aberta a Protótipos tipo Le Mans de Grupo 4, construídos entre meados da década de 60 e 1974. Entre eles, estão diversos modelos da Ferrari, como o P4 e o Daytona, os Porsche 917, Lola T70, Alfa Romeo 33/3, Chevron e Abarth. Cada fim-de-semana é composto por duas corridas de sprint.



Gentlemen Drivers/Pré-66 GT

Carros de GT pré-1966 e carros de Sport pré-1963, de acordo com o Anexo K. Admite apenas viaturas que, em alguma ocasião, tenham corrido no Campeonato do Mundo de Resistência.

Aston Martin, Ferrari, AC Cobra, Chevrolet Corvette, Austin Healey e Jaguar são algumas das marcas participantes. Cada corrida é realizada numa base de dois pilotos, com paragens nas boxes.



Interseries Revival

Esta categoria surge da junção da Proto’70s e Sports Racing Masters. A primeira reúne protótipos com motores de 2 e 3 litros, dos anos 70, que competiram, ao tempo, nas 24 Horas de Le Mans e em diversos campeonatos europeus. A segunda admite carros de Sport construídos entre 1960 e 1965, como os Ford GT40, McLaren e Ferrari, assim como os britânicos Lotus e Elva.



Formula Junior

Foi a primeira competição com pequenos monolugares. Imaginada pelo conde italiano Johnny Lurani, nasceu em Monza, em 1958, razão pela qual a FIA designa esta categoria por Lurani Trophy. Nela participam monolugares como os Lotus 22 e 27, Lola 5A, Brabham BT6, Elva 100, Cooper T56 e T59 e o estranho Caravelle. Todos eles têm motores de 1000 ou 1100cc, montados na frente ou na traseira dos chassis. Divididos em várias categorias, são datados como “Pre-1961” e “Post 1960”. Na Grã-Bretanha, as grelhas chegam a ter 54 carros.



Pre-66 Touring Car

Carros de Turismo pré-1966, de acordo com o Anexo K. Uma espécie de corridas de David contra Golias, admite desde os pequenos Mini e Alfa Romeo, aos monstruosos Ford Mustang e Ford Falcon. Todos os carros terão de estar de acordo com as regras da FIA e competem em corridas de mini-endurance.



Masters Sports-Prototypes

Carros do Campeonato do Mundo de Sport Protótipos, das décadas de 80 e 90, de acordo com as regras do Grupo C. Cada jornada terá uma corrida de sprint de 20 a 30 minutos e outra de resistência, de curta distância, de 40 a 60 minutos.



Dos automóveis às motos

O Grande Prémio Histórico do Porto, para lá das competições que integram o Masters Historic Racing Series, irá também ser palco da Taça ANPAC para Automóveis Clássicos. Dividida em duas categorias – até 1.300 cc e acima dos 1.300 cc – esta competição é uma oportunidade para ver em ação nas ruas do Circuito da Boavista alguns dos mais conhecidos pilotos nacionais de automóveis clássicos, ao volante de carros que fizeram história no automobilismo nacional. Entre eles, encontram-se Lola T70, Porsche 911 RSR, 934 e 930 Turbo, Ford Escort RS 1600 e 1300 GT, Datsun 1200, 1200 Coupé e 100A, FIAT 128 Coupé Sport, Lotus Elan e Seven, Mini Cooper S, BMW 2002, 2002 Ri e 2800 CS, Chrysler Sunbeam Lotus, VW Scirocco, Volvo 122 S, Toyota Starlet 1.3 S, NSU TT, Alfa Romeo Alfasud Sprint e GTA 1300 Junior ou Mini Marcos GT.

Mas o Circuito da Boavista irá, como convém a um evento glamouroso e social, também ver em ação algumas celebridades do mundo das artes, política, empresarial ou da comunicação social, numa corrida muito especial. Designada por SEAT Leon Celebrity Race, irá juntar quase duas dezenas de SEAT Leon 2.0 TDI, com 140 cavalos, promovendo, sem dúvida, um dos momentos mais esperados.



Paradas de motos clássicas

O programa do GPHP é ainda completado por quatro paradas de motos clássicas, o que constitui a maior mostra de veículos de duas rodas, a motor, jamais realizada em Portugal. A primeira ocorrerá no final da tarde de sexta-feira (17.Jun), havendo mais duas no sábado, à hora de almoço e no final da jornada competitiva, culminando o programa do Grande Prémio Histórico do Porto com a última parada, no período de almoço de domingo.

Algumas dezenas de motos clássicas, entre elas a lendária MV Agusta 500, que será pilotada pelo italiano Giacomo Agostini, o piloto que mais títulos de Campeão do Mundo (15, nas categorias de 500cc e 350cc) e mais Grandes Prémios venceu (122) na história do Motociclismo mundial, constituirão a apoteose de mais um excelente contributo da Câmara Municipal do Porto para o espetáculo desportivo motorizado.






NUNO DINIS

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