RALLYE OLIVEIRA DO HOSPITAL 2011



CORDINHA - PEC 3 E 6
10,29 KMS


Integrada novamente na estrutura do Rallye Oliveira do Hospital, esta prova especial de classificação voltará a despertar certamente a curiosidade do público que em 1999, 2000 e 2001 esteve no local em grande número. Muitos lembrar-se-ão certamente do espectacular capotanço do José Carlos Macedo em 1999 quase no final do troço do qual saíram muita comprometidas as suas aspirações para a classificação final dessa prova.
Chama-se “Cordinha” porque se localiza na parte Norte do Concelho de Oliveira do Hospital, a cuja zona é frequente designar-se por Zona da Cordinha. Não é também aqui desconsiderado o facto geográfico da prova especial de classificação atravessar território das três freguesias que compõem a zona da Cordinha.

A prova tem início 2,90 kms depois do final da PEC “Anta da Arcainha” que, ao terminar, toma a ER 231-2 em direcção a Seixo da Beira. Esta via é deixada para início do troço junto ao Campo de Futebol da Vila de Seixo da Beira.

Os primeiros quilómetros são percorridos numa zona muito rápida e sem inclinações até perto do Campo de Futebol de Seixas, ponto a partir do qual a pec começa a revelar dificuldades que fazem desta uma das mais espectaculares pec’s de todo o rallye. Logo que se passa junto do Campo de Futebol de Seixas, começa uma descida larga com curvas fechadas, que continuam em grande numero e ainda a descer mesmo depois de atravessar o lugar de Vale do Ferro, pequeno aglomerado rural que é atravessado pelo rallye. Um pouco abaixo deste lugar é atravessada uma linha de água sobre um ponto que, no final apresenta uma bifurcação, no qual o rallye toma a saída à direita num gancho muito bonito. Volta a partir e percorrer uma parte um pouco mais saída, ainda assim com algumas curvas, mas em ligeira subida ate encontrar nova bifurcação onde toa também a saída À direita. Logo neste ponto se encontram também duas curvas e contra-curvas de enorme espectáculo, que dão início à parte final da pec que alterna subidas e descidas com excelentes curvas. Termina imediatamente antes de encontrar o asfalto na ER 230, junto à Ponte da Atalaia, no limite dos concelhos de Oliveira do Hospital e Carregal do Sal.
 
 
Acessos


Os principais obstáculos nos acessos ao troço far-se-ão na ER 230 desde Fiais até ao final da PEC na Ponte da Atalhada, na EN 337 (de ligação a Vila do Mato) e na E.M. 507-1 (Ponte do Salto – Seixo), na medida em que estas vias serão usadas nos percursos de ligação às PEC’s. Daí que os acessos privilegiados ao troço se façam a partir da ER 231-2 entrando por Aldeia Formosa e por Vila Franca da Beira e a partir da ER 230, entrando por Póvoa de São Cosme e por Fiais da Beira. Será ainda possível o acesso ao troço através de alguns caminhos florestais saindo de Felgueira-Velha em direcção a Seixas, sendo que a partir desta povoação haverá boas alternativas de ligação.
 
 
 
 
NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário