PEUGEOT SPORT


24 Horas de Le Mans (6 a 12 Junho 2011)

O DESAFIO PARA A PEUGEOT

O momento do ano para o Team Peugeot Total é a corrida das 24 Horas de Le Mans que, por si só, constitui um desafio à parte. Imprevisível, por vezes implacável, mas lendária, ela exige uma preparação intensa. Os três novos 908 vão alinhar com o objectivo de reconquistar o troféu ganho em 2009.

“O nosso programa desenvolveu-se ao redor das 24 Horas de Le Mans”Dominar este traçado único constitui um desafio enorme, que exige o maior rigor e antecipação. Os pilotos, os carros e as equipas de assistência são submetidos a um esforço intenso ao longo de toda a corrida, que é, seguramente, a mais difícil do mundo. A Peugeot inscreveu, por três vezes, o seu nome no palmarés da prova: em 1992 e 1993, com o 905 equipado com um motor a gasolina, e em 2009, com o 908 diesel HDi FAP. Estes êxitos permitiram à marca demonstrar a qualidade dos seus desenvolvimentos técnicos, igualmente utilizados nos carros de série. Ao longo do seu envolvimento no desporto automóvel, a Peugeot defendeu sempre os seus valores e transmitiu-os ao mundo. É por isso que toda a empresa vive as grandes emoções proporcionadas pela Peugeot Sport.

“O nosso programa desenvolveu-se ao redor desta corrida”, precisa Olivier Quesnel, Director da Peugeot Sport. “É mágica, é lendária, é um “Everest”. As 24 Horas de Le Mans são uma prova à parte, onde ninguém pode dar algo por garantido. É isso que torna a derrota terrível e a vitória algo fora de comum. Trabalhamos para estarmos presentes com o carro mais competitivo possível e a equipa pronta. Sabemos que tudo pode acontecer durante as 24 Horas e é preciso fazer uma corrida sem falhas para vencer”.

A génese do Peugeot 908

Para responder à nova regulamentação técnica, em vigor em 2011, os responsáveis da Peugeot Sport começaram a trabalhar no dia seguinte ao da vitória nas 24 Horas de Le Mans de 2009. Em Julho desse ano foram definidas as grandes linhas de acção. O motor V8 HDi FAP rugiu, pela primeira vez, no banco, coração dos ateliers de Vélizy, a 25 de Janeiro de 2010. Seis meses mais tarde, um carro de testes do Grupo PSA, que, a 3 de Fevereiro, adoptou o nome de 908, rolou pela primeira vez, a 29 de Julho de 2010.

De seguida, os Peugeot 908 realizaram 15 sessões de testes, das quais sete testando a resistência, o que permitiu acumular cerca de 45 000 km de rodagem. Aragon, Le Castellet, Monza, Sebring, Magny-Cours e Le Mans viram os carros em acção. Participaram, ainda, em duas corridas, as 12 Horas de Sebring e as 6 Horas de Spa-Francorchamps, a 7 de Maio, que funcionaram como um ensaio geral, onde o 908 alcançou a primeira vitória e conseguiu a “dobradinha”.

“O nosso carro foi idealizado para Le Mans”, sublinha Bruno Famin, Director Técnico. “E se foi um carro bem-nascido em termos de desempenho, a nossa prioridade foi desenvolvê-lo de forma a garantir-lhe fiabilidade. Penso que estamos perto de alcançar o nosso objectivo, mas em Le Mans é absolutamente impossível controlar todas as situações. É uma corrida que tem sempre surpresas guardadas… e esperamos que, desta vez, elas aconteçam menos do que nos anos precedentes, apesar do 908 ser novo”.

As primeiras corridas da temporada mostraram que as diferenças, para a concorrência, são pequenas e as alterações regulamentares feitas antes das 24 Horas de Le Mans deixam antever uma corrida muito renhida. “Não sabemos quem vai ser o mais rápido nos treinos e para podermos estabelecer comparações, em termos de desempenhos, é preciso esperar pela primeira rendição de pilotos, na corrida, no sábado”, acrescentou Bruno Famin.

“Temos mantido a nossa linha de conduta, centrada na nossa preparação e nos nossos objectivos, sem ter a preocupação de ver o que a concorrência está a fazer”, adianta Olivier Quesnel. “Durante os testes em Le Mans, a 24 de Abril, cumprimos o nosso programa de trabalho. E será o que vamos fazer nos dois dias de treino, porque, quando a corrida começar, devemos estar em condições para lutar pela vitória. Sabemos que o mais pequeno erro, seja em termos de pilotagem, mecânico ou no momento da paragem nas boxes, acarretará uma penalização imediata, pelo que temos de ter uma actuação irrepreensível a todos os níveis. Estamos preparados, mas o caminho vai ser muito longo”.

O Peugeot 908 em detalhe

Bruno Famin: “Voltámos a optar por um protótipo fechado porque há uma diferença significativa, do ponto de vista aerodinâmico, entre uma carroçaria aberta ou fechada. No que diz respeito à motorização, capitalizámos a nossa experiência e optámos por um V8 turbo diesel, com características semelhantes às do V12 utilizado antes. O ângulo diminuiu, de 100º para 90º, por questões de equilíbrio. O V8 HDi FAP tem uma cilindrada de 3,7 litros e desenvolve 550 cv. Como consequência da importante redução da potência, imposta pela regulamentação de 2011, foi preciso rever a aerodinâmica e reduzir fortemente o atrito. Para além disso, desenvolvemos, com a Michelin, uma gama de pneus específicos”. Este novo protótipo representa a terceira geração de carros de resistência da Peugeot, sucedendo ao 905 (1991-1993) e ao 908 HDi FAP (2007-2010).

Três equipas de ponta

Reconduzidos, esta temporada, os nove pilotos do Team Peugeot Total estão entre os melhores da disciplina. Ao longo dos últimos 12 meses estiveram envolvidos nas sessões de testes, em duas corridas e seguiram um programa de preparação física em Toulouse, antes de se reencontrarem, uma última vez, em Chamonix para um team building ao ar livre. “Conhecem-se muito bem” afirma Pascal Dimitri, Team Manager. “É essencial fazê-los trabalhar e viver, juntos, fora do ambiente dos circuitos. Obter uma boa coesão entre eles é fundamental. Eles têm uma personalidade forte mas têm um enorme espírito de unidade no seio da equipa”.

Peugeot 908 N.º 7 (retrosivores azuis). Alexander Wurz (AUT) – Marc Gene (ESP) – Anthony Davidson (GBR)

Alexander Wurz é o piloto da Peugeot com mais vitórias em Le Mans. Em quatro participações venceu por duas vezes, em 1996 com a TWR, e em 2009 com a Peugeot.

O espanhol Marc Gene ganhou em 2009, na sua terceira participação, depois de ter sido segundo em 2008.

Integrado no Team Peugeot Total em 2010, Anthony Davidson participará, este ano, pela quarta vez nas 24 Horas de Le Mans.

Peugeot 908 N.º 8 (retrovisores brancos): Frank Montagy (FRA) – Stéphane Sarrazin (FRA) – Nicolas Minassian (FRA)

O trio francês totaliza 30 participações nas 24 Horas de Mans, 10 das quais de Franck Montagny, que foi três vezes ao pódio.

Nicolas Minassian alinhou por 11 vezes e, com Stéphane Sarrazin, constitui um dos pilares da Peugeot Sport, desde o regresso deste às corridas de resistência em 2007. Sarrazin conta com nove participações e alcançou três “poles” consecutivas (2007, 2008 e 2009).

Peugeot 908 N.º 9 (retrovisores encarnados): Sébastien Bourdais (FRA) – Pedro Lamy (POR) – Simon Pagenaud (FRA)

Autor da “pole position” no ano passado, Sébastien Bourdais vai participar pela 10.ª vez nas 24 Horas de Le Mans.

O português Pedro Lamy vai estar presente, em La Sarthe, pela 12.ª vez e conta com um segundo lugar, em 2007, ao volante do Peugeot 908 HDi FAP.

Benjamim da equipa, Simon Pagenaud tornou-se numa figura de referência nas corridas de resistência na Europa e nos Estados Unidos e participa pela quarta vez na prova.

A estas três equipas junta-se o piloto de reserva, Jean-Karl Vernay. O novo recruta do Team Peugeot Total efectuou, a 24 de Abril, as 10 voltas exigidas pelo regulamento para poder participar na prova, em caso de necessidade.

Um quarto Peugeot, 908 HDi FAP, confiado ao Team Oreca-Matmut reforça a presença da marca em Le Mans. O trio Panis-Lapierre-Duval, vencedor das 12 Horas de Sebring de 2011, será um trunfo suplementar.

24 Horas de Le Mans: 3.ª prova do Intercontinental Le Mans Cup

Pela primeira vez, as 24 Horas de Le Mans estão integradas no calendário do ILMC (Intercontinental Le Mans Cup).

Após as 12 Horas de Sebring (USA) corridas em Março e dos 1000 km de Spa (BEL), no princípio de Maio, a Peugeot comanda o Campeonato de Construtores com 17 pontos de avanço e o Team Peugeot Total está na frente entre as equipas, com oito pontos de vantagem. “O nosso primeiro objectivo é ganhar as 24 Horas de Le Mans”, refere Olivier Quesnel. “Para além da nossa vontade de ganhar esta corrida, que é a mais prestigiada do mundo, queremos conservar o ceptro do ILMC”. Depois de Le Mans, onde a pontuação conta a dobrar, ficam quatro corridas para efectuar: Imola (ITA), no início de Julho, Silverstone (GBR), em Setembro, Petit Le Mans (USA), em Outubro, e Zhuhai (CHI), em Novembro.

Construtores

1.º, Peugeot, 55 pontos
2.º, Audi, 38 pontos

Equipas

1.º, Team Peugeot Total, 27 pontos
2.º, Audi Sport Team Joest, 19 pontos
3.º, Team Oreca-Mamut, 18 pontos
4.º, Rebellion Racing, 12 pontos


Eventos a não perder em Le Mans

Segunda, 6 de Junho: Chartres – Le Mans, em bicicleta (se as condições atmosféricas o permitirem)

Às 8h30, os nove pilotos e Olivier Quesnel, director da Peugeot Sport, partirão de Chartres em direcção a Le Mans, em bicicleta. É um grupo unido, solidário e determinado que chegará, em duas rodas, ao fim de 120 km, à Place des Jacobins, local das verificações técnicas e administrativas.

Quinta, 9 de Junho (11h00): O 908 HDi FAP, vencedor em 2009, chega ao museu das 24 Horas de Le Mans

Por ocasião da conferência de imprensa do Automobile Club de l’Ouest, a Peugeot oferecerá, ao ACO, uma réplica do 908 HDi FAP que ganhou as 24 Horas de Le Mans, em 2009, com a equipa Wurz-Gené-Brabham.

Quinta, 9 de Junho (21h15) e sábado, 11 de Junho (12h10): demonstração do EX1

No quadro do tema “Le Mans face ao futuro”, elaborado pelo Automobile Club de l’Ouest, o Peugeot EX1, um “concept” eléctrico, já detentor de vários “records”, fará uma demonstração, dando duas voltas do circuito de 13 km.

Sexta, 10 de Junho (12h00): Conferência de imprensa da Peugeot

Terá lugar na estrutura da Peugeot do Parc Raccordement e contará com a presença de Vincent Rambaud, Director Geral da Peugeot, Olivier Quesnel, Bruno Famin e os nove pilotos.

Sábado, 11 de Junho (12h45): Pilotos Peugeot guiam o RCZ

Dez Peugeot RCZ rolarão ao longo dos 13 km do traçado. Ao volante estarão personalidades e pilotos da filiais Peugeot, a começar por aqueles que guiam os 207 S2000, tanto no IRC, como nos Campeonatos Nacionais. De assinalar as presenças de Bruno Magalhães (Portugal), Thierry Neuville (Belux), Guy Wilks (UK), entre outros.

Seguir as 24 Horas de Le Mans – WEB TV Peugeot Sport

Iniciada em 2010, a Web TV da Peugeot permitirá, este ano, ainda, seguir o que acontece no interior do Team Peugeot Total. Os bastidores, os reabastecimentos, as cameras “on board”, a corrida e a posição dos quatro Peugeot, estarão disponíveis, em tempo real, com comentários em francês e inglês, a partir das 14h00 de sábado, 11 de Junho.

www.peugeot-sport.com

Também, será possível seguir Le Mans no Twitter, igualmente na aplicação Peugeot Sport disponível em Iphone e Android, e no Facebook, sem esquecer as transmissões do Eurosport e da France Télévision.

www.twitter.com/peugeotsport
www.facebook.com/peugeot.sport
www.peugeot-media.com
www.lemans.org


Os números da Peugeot

- 1 680 convidados
- 9 565 m2 de recepção
- 50 000 posters e 30 000 postais

Horários do Team Peugeot Total

Segunda, 6 de Junho
15h10/15h20/15h30: Verificações administrativas N.º 7, N.º 8, N.º 9
15h40/15h50/16h00: Verificações técnicas N.º 7, N.º 8, Nº 9

Terça, 7 de Junho
15h00 – 15h30: media spot (motorhome Peugeot Sport)

Quarta, 8 de Junho
14h00 – 14h30: media spot (motorhome Peugeot Sport)
16h00 – 20h00: treinos livres
22h00 – 24h00: treinos cronometrados 1

Quinta, 9 de Junho
15h30 – 16h00: media spot (motorhome Peugeot Sport)
19h00 – 21h00: treinos cronometrados 2
22h00 – 24h00: treinos cronometrados 3

Sexta, 10 de Junho
12h00: conferência de imprensa Peugeot (Recepção Peugeut, Parc du Raccordement)
18h00: parada de pilotos

Sábado, 11 de Junho
09h00 – 09h45: “warm up”
15h00: partida da 79.ª edição das 24 Horas de Le Mans

Domingo, 12 de Junho
15h00: chegada da 79.ª edição das 24 Horas de Le Mans

Uma hora menos em Portugal



NUNO DINIS

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