Portugal pontua para o Campeonato do Mundo de Enduro de 15 a 17 de Maio

 


Grande Prémio de Portugal terá lugar na cidade de Gouveia e contará com a presença dos mais cotados pilotos da especialidade


Portugal recebe de 15 a 17 de Maio os melhores pilotos do mundo de motociclismo na vertente de Enduro, em jornada pontuável para a edição de 2015 do Campeonato do Mundo da especialidade. O Grande Prémio de Portugal, que terá lugar na cidade de Gouveia, foi hoje oficialmente apresentado, por ocasião da abertura da Feira Internacional de Turismo (BTL), certame que decorre na FIL até ao próximo dia 1 de março.


Na apresentação oficial do evento, que decorreu esta tarde no stand do Turismo Centro Portugal, marcaram presença, entre outros, Luís Tadeu Marques, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Manuel Marinheiro, Presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Paulo Gonçalves e Mário Patrão, pilotos lusos do Rali Dakar, padrinhos do GP de Portugal de Enduro, e, ainda, Luís Correia, um dos dois pilotos portugueses participantes na totalidade do Campeonato do Mundo de Enduro em 2015.


Gouveia receberá durante três dias um extenso programa de competição por trilhos serranos com vista para o deslumbrante cenário da Serra da Estrela. A ação central da prova terá a particularidade inédita de se concentrar no Parque Senhora dos Verdes, propriedade local com cerca de 2000 hectares, dos quais 22 vedados e infraestruturados para receber público e participantes.


Em prova estarão as categorias principais do Campeonato do Mundo de Enduro – E1, E2 e E3 -, bem como os representantes das classes Juniores, Youth e ainda a sempre espetacular classe reservada a Senhoras.


O GP de Portugal de Enduro terá início no final de tarde de sexta-feira, 15 de maio, com a realização de uma “Super-Especial”. Sábado e domingo, 16 e 17 de maio, os participantes farão 4 voltas a um percurso na ordem dos 50 quilómetros, onde estarão incluídas as passagens pelas três especiais cronometradas “Enduro”, “Cross” e “Extreme”, todas elas situadas no Parque Senhora dos Verdes e com fáceis e curtos acessos ao público.


A prova portuguesa pontuável para o Campeonato do Mundo de Enduro em 2015 é uma organização da Câmara Municipal de Gouveia (CMG) em parceria com o Fozmotor.com, estando a regulação desportiva sob égide da Federação Internacional de Motociclismo e da Federação de Motociclismo de Portugal.


Paulo Gonçalves, Hélder Rodrigues e Mário Patrão apadrinham jornada portuguesa pontuável para o “Mundial” de Enduro


Paulo Gonçalves, Hélder Rodrigues e Mário Patrão apadrinham a organização do Grande Prémio de Portugal de Enduro de 15 a 17 de maio na cidade de Gouveia. Os três pilotos portugueses, agora virados para a modalidade de Todo-o-Terreno, têm no seu palmarés distinta passagem pelo Enduro, todos eles com títulos nacionais conquistados e claro destaque além-fronteiras.


Hélder Rodrigues é quem detém maior mérito na modalidade. O piloto português foi Campeão do Mundo de Enduro Júnior 125cc no ano 2000, mas antes, ainda em 1999, já se havia consagrado Vice-Campeão da Europa. Desde então, o “Estrelinha” somou grande número de participações no “Mundial” de Enduro, vencendo ainda medalhas de ouro na prova-rainha da especialidade, os ISDE (International Six Days of Enduro). Nos últimos anos Hélder Rodrigues tem sido presença assídua nos GP de Portugal de Enduro.


Também Paulo Gonçalves soma notável percurso pela modalidade de Enduro. O piloto de Esposende, que recentemente terminou no segundo lugar a edição de 2015 do imponente Rali Dakar, é detentor do maior número de títulos nacionais em diferentes vertentes de motociclismo em Portugal, alguns deles no Enduro. Em 2002, Gonçalves sagrou-se Vice-Campeão do Mundo de Enduro na classe Juniores, somando ainda no seu palmarés um total de três medalhas de ouro nos ISDE em representação da seleção de Portugal.


Piloto da “casa” no GP de Portugal de Enduro 2015, Mário Patrão será figura de cartaz para as gentes da Beira Interior. Além da pertença de cinco títulos nacionais de Enduro, Patrão soma também algumas participações no Campeonato do Mundo de Enduro e ainda a conquista de quatro medalhas de ouro e uma de prata nos “Seis Dias” de Enduro com as cores lusas.



Portugal pontua para o Campeonato do Mundo de Enduro de 15 a 17 de Maio

Sem comentários:

Enviar um comentário