Cápsula do Tempo, onde o passado tem futuro

A Cápsula do Tempo Guarda 2050 vai assinalar com várias iniciativas o segundo aniversário após o seu encerramento no subsolo. A primeira das ações que pretende recordar anualmente a cápsula vai decorrer já no dia 28 de abril, com a segunda entrega do Prémio Solidário Citroën a uma Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho da Guarda.


 


O Prémio Solidário Citroën, com o apoio da Automóveis Citroën e com valor monetário de mil euros, vai ser entregue após um processo de candidatura e da respetiva seleção por um júri.


As IPSS do concelho já foram contactadas, privilegiando-se as de âmbito social. No entanto, todas as instituições do concelho da Guarda – mesmo as que por algum motivo não receberem a informação do Clube – poderão apresentar a sua candidatura ao prémio, indicando o seu âmbito de ação e a que projeto ou necessidade da instituição se destinariam os mil euros do Prémio Solidário Citroën.


 


Após receção de todas as candidaturas, as entidades promotoras vão avaliar e decidir qual o destinatário do prémio. A data escolhida para a sua entrega é, mais uma vez, o Dia Mundial do Sorriso, a 28 de Abril, uma forma simbólica de ajudar a sorrir instituições e seus utentes.


 


O segundo aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050 será assinalado também no dia 1 de julho, nomeadamente com a plantação de mais uma árvore na Encosta do Tempo, com a gravação da data numa laje do Passeio do Tempo, junto ao local da Cápsula, entre outras ações a divulgar posteriormente, uma delas a desenvolver com o Banco BIC, novo parceiro deste projeto no qual terá um relevante papel no futuro.


 


Para Luís Celínio, do Programa Escape Livre “ano após ano, a Cápsula do Tempo irá garantir para a Guarda uma notoriedade que não será despicienda quando continuamos a pensar que todas e cada uma das ações na cidade mais alta são importantes para atrair turistas e para aumentar a autoestima dos que aqui continuam a fazer a sua vida no dia-a-dia.


O Prémio Solidário Citroën é a prova de que o Clube e os seus parceiros não esquecem a importância de estar em sociedade, olhando também para os que precisam de ajuda.”


 


Recorde-se que a Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das ações que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, a emitir na Rádio Altitude. A cápsula foi enterrada no dia 1 de julho de 2013, junto à Torre de Menagem, e preserva os testemunhos, fotos e objetos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais, sobre o presente e o futuro da Guarda e da região. A sua abertura deverá acontecer a 1 de julho de 2050, sendo que até lá é objetivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região. São parceiros no projeto o Instituto Politécnico da Guarda, a Rádio Altitude, a Automóveis Citroën e Agência para a Promoção da Guarda.



Cápsula do Tempo, onde o passado tem futuro

Sem comentários:

Enviar um comentário