Rui Madeira presente no Banco BIC Rally de Portugal Histórico ao volante de um Ford Escort RS 1800


Num ano em que Rui Madeira assinala os seus 25 anos de carreira, o piloto de Almada na companhia de Ivo Tavares, irá desta vez alinhar no Banco BIC Rally de Portugal Histórico, ao volante de um Ford Escort RS 1800, a realizar entre os próximos dias 7 e 11 de outubro.

Esta presença de Rui Madeira no Banco BIC Rally de Portugal Histórico dá assim continuidade aos seus 25 anos de carreira, depois das presenças no Rali Serras de Fafe, Fafe Rally Sprint, Vodafone Rali de Portugal e no Rali do Oeste como carro “0”. Rui Madeira foi o primeiro piloto português Campeão do Mundo FIA de Produção (1995) e Bi-Campeão Nacional do Grupo N (1993 e 1994). Paralelamente, na prova rainha dos ralis em Portugal e na companhia de Nuno Rodrigues da Silva, venceu em termos absolutos em 1996, tendo ainda Rui Madeira conquistado o tão almejado lugar de “Melhor Português” em cinco edições, juntando ainda neste seu esporádico regresso em 2014 um brilhante segundo lugar entre as equipas nacionais ao volante do competitivo Ford Fiesta R5.



Rui Madeira destacou que “esperamos ser uma prova desportiva divertida pois sou um “rookie”, ao contrário do meu co-pilot, Ivo Tavares, que tem provas dadas nesta vertente da competição automóvel. Nesse sentido só me resta confiar em pleno nas preciosas indicações ao nível da navegação na sempre difícil tarefa de cumprir as médias horárias a que a organização do ACP nos vai colocar à prova”.

O piloto de Almada acrescentou que “o objetivo será fazer o melhor possível; primeiro terminar e depois vamos trabalhar para tentar um lugar no final entre os 15 primeiros. Esperamos com alguma ansiedade pelo início da prova. Segundo me foi dado a conhecer vive-se um ambiente fantástico de companheirismo e de diversão. Para mais não posso esquecer que ganhei o meu 1º Rali de um troféu monomarca em Sintra nos tempos do Marbella. Será por essa razão uma enorme alegria poder partilhar com o público algum espetáculo nessa mítica noite.”
“O veículo é o Ford Escort RS 1800, cedida pelo meu amigo Manuel Neto a quem mais uma vez agradeço o seu gesto. O Ford está a ser todo revisto sob a responsabilidade do Engº David Sá da MCoutinho, propriedade de Manuel Neto. É um carro com historial nos Ralis Nacionais no tempo do piloto “Ojuara”. Recordo que o Escort á uma autêntica lenda do automobilismo a nível mundial, caracterizando-se por ser bastante divertido de conduzir e com grande fiabilidade, permitindo ao mesmo tempo alguma dose de espetáculo.”
“Resta-me agradecer neste ciclo dos meus 25 anos de carreira agradecer aos meus parceiros como o são o Banco BIC , FordMotorcraft , Cafés Delta, Pirelli , ACP ,Construciv , Koala, Cadeinor , com especial saudação ao Drº Manuel Neto, Engº David Sá e Engº Pedro Paula Pinto bem como a todos os fãs e amigos que tornaram este sonho realidade”.

Ivo Tavares destacou que “foi com grande honra e satisfação que recebi o convite do Rui para embarcar com ele nesta grande aventura que é o Rali de Portugal Histórico. Vamos sem pressão porque este tipo de provas tem características muito peculiares com as quais o Rui não está familiarizado, além de que estarão presentes os grandes especialistas europeus desta vertente dos ralis. O objetivo é irmos melhorando dia-a-dia e chegar ao parque fechado no Estoril na melhor classificação possível”.


O Rally de Portugal Histórico, que este ano conta com o Banco BIC e conta com 76 formações inscritas, a prova, considerada uma das mais prestigiadas do calendário de Regularidade Histórica da Europa, volta a contar com excelente resposta por parte dos pilotos e, como em edições anteriores, será composta na sua maioria por formações estrangeiras. Este ano o Banco BIC Rally de Portugal Histórico é aberto a viaturas de 1946 a 1984.


Em termos de percurso, a prova do Automóvel Club de Portugal continuará a ter os pontos de partida e chega nos Jardins do Casino Estoril, com os pilotos a passarem por locais como Tomar, Arganil, Viseu, Lamego, Vila Real, Leiria e Sintra. Com um total de mais de 1.800 km repartidos por cerca de 700 quilómetros competitivos ao longo de quatro etapas e 45 classificativas, das quais cinco serão Provas de Regularidade por Sectores (PRS), a saber: SS11 Montalto (Estrada) e SS16 Circuito de Viseu (Circuito), ambos no dia 8 de Outubro; SS22 Lamego (Estrada), a 9 de Outubro; SS30 Sul (Estrada) e SS39 Kartódromo dos Milgares (Circuito), no dia 10.


A fechar a prova, e como é já tradição, as passagens noturnas pelas especiais de Sintra, no que é sempre o grande final de uma competição que todos os anos leva pilotos e máquinas a passarem por dos locais míticos da prova portuguesa pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis.

 



Rui Madeira presente no Banco BIC Rally de Portugal Histórico ao volante de um Ford Escort RS 1800

Sem comentários:

Enviar um comentário