João Belo alcança o seu melhor resultado de sempre

Equipa do Opel Astra Proto termina em quarto lugar


Na primeira vez que partilharam o habitáculo de um carro de competição, João Belo e José Marques obtiveram um quarto posto na classificação geral. A equipa participou na Baja TT Rota do Douro com o Opel Astra Proto e cumpriu o plano delineado para que João Belo alcançasse o melhor resultado da sua carreira desportiva.


Cumpridos os quase 250 quilómetros na bonita região do Douro, João Belo e José Marques tinham apostado em adoptar um ritmo vivo mas sem assumir riscos para chegarem ao fim. Depois de um prólogo em que foi a quinta melhor equipa presente em competição, a dupla do Astra Proto arrancou para os sectores selectivos do dia de hoje e lutou sempre por uma classificação dentro do “top-5”.


No final do primeiro sector selectivo, João Belo e José Marques tinham perdido um posto e estavam em sexto, a 14 segundos dos adversários à sua frente. Apesar de uma fuga de óleo no Opel Astra Proto, piloto e co-piloto entraram para o segundo sector apostados em recuperar a sua posição. Concluídos os derradeiros quilómetros, não subiram um, mas dois lugares.


“Foi fabuloso chegar ao fim com as dificuldades que tivemos. Por causa da fuga de óleo, ainda tivemos de parar algumas vezes para repor o nível. Fizemos o derradeiro sector selectivo com a faca nos dentes e em 27 quilómetros recuperámos 24 segundos. Ganhámos o duelo por apenas dez segundos. Este resultado dá-nos muito ânimo. Já precisávamos que tudo nos corresse bem. Apesar do percalço com a fuga de óleo, tivemos uma prova quase perfeita”, exultou João Belo já na Douro Marina, junto ao pódio.


Para José Marques, esta foi uma experiência que excedeu as suas expectativas. “Nota-se que foi a primeira prova realizada por esta organização. Querem fazer bem e inovar. Havia muita polícia, como nunca vi noutra corrida, mas o roadbook tinha falhas, algumas graves. Ainda assim, o balanço é positivo. Relativamente à experiência ao lado do João, comprovei tudo o que já pensava. É um piloto excepcional, com uma condução limpa. A equipa tem um espírito muito bom. Tal como já tinha dito, é um ambiente familiar mas em que o profissionalismo e a competência não são postos em causa. Notei uma grande preocupação para que não nos faltasse nada”, sublinhou o co-piloto.


Com a anulação da próxima jornada do campeonato, o Rali TT Rotas do Zêzere, a equipa prepara-se já para a derradeira corrida da temporada, a Baja Portalegre 500, que se realiza entre os dias 30 de Outubro e 1 de Novembro.



João Belo alcança o seu melhor resultado de sempre

Sem comentários:

Enviar um comentário