Clube Escape Livre




Guarda o passado, Guarda o futuro

               O Programa Escape Livre vai realizar, no dia 1 de julho de 2013, o encerramento do projeto “Cápsula do Tempo Guarda 2050”, integrado na comemoração dos 40 anos do Escape Livre. Esta é uma cápsula que visa pensar a Guarda no presente e no futuro, mais concretamente 2050, altura que será desenterrada. O projeto Cápsula do Tempo do Programa Escape Livre, elaborado com a parceria do Instituto Politécnico da Guarda e da Rádio Altitude, foi hoje apresentado em Casal de Cinza, pequena aldeia do concelho da Guarda, e contou com a presença do cientista Carvalho Rodrigues, uma das 40 personalidades que aceitaram dar o seu testemunho e que é, simultaneamente, um dos ilustres da terra.
A concretização da Cápsula do Tempo Guarda 2050 envolveu o convite a 40 personalidades – alusivas aos 40 anos do Escape Livre - na sua maioria naturais da Guarda ou com ligações pessoais ou profissionais ou afetivas à região, para que colaborassem com um testemunho escrito acompanhado de algumas fotografias e, eventualmente, algum objeto de pequenas dimensões. Com estes contributos provenientes de todas as áreas profissionais e faixas etárias - até mesmo desde a primeira infância - pretende-se não apenas guardar as memórias, fotografias e pensamentos dos tempos atuais, como fazer a projeção e a idealização do futuro na região, para que, quando a cápsula for aberta, se avaliem os caminhos escolhidos, se pense a Guarda como cidade e região e se tomem novas e favoráveis decisões.

      Entre os nomes que aceitaram participar estão António José Teixeira, diretor da SIC Notícias; Carvalho Rodrigues, cientista; Eduardo Lourenço, professor e filósofo; Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa; Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura e professor; Manuel Felício, bispo da diocese da Guarda; Maria Antonieta Garcia, professora, historiadora e investigadora, e Santinho Pacheco, o último Governador Civil da Guarda.
      Além de dar o seu testemunho, Francisco Balsemão é o patrono da Cápsula do Tempo e estará na Guarda a 1 de Julho, participando numa conferência que será divulgada em breve.
Além das 40 individualidades, a cápsula irá conter outras participações de grupo. Foram convidadas a incorporar o projeto três turmas de três diferentes escolas da Guarda, desde o primeiro ciclo do ensino básico ao ensino secundário. Integram também esta Cápsula do Tempo outros recetáculos, nomeadamente dos colaboradores do Escape Livre, dos elementos do Instituto Politécnico da Guarda, de uma empresa da área tecnológica e um com fotografias da cidade hoje e de há 50 anos.
Todos os que aceitaram o desafio vão receber um certificado com uma réplica do cilindro, que valida a sua participação e que os acompanha ou aos seus familiares, em jeito de memória, até à abertura da cápsula.
No interior da cápsula serão colocados os recetáculos cilíndricos onde se encontram os testemunhos, fotografias e objeto selecionado por cada participante. A cápsula será devidamente fechada e protegida de forma a que o seu conteúdo seja preservado durante os 37 anos que se seguem. O local onde será enterrada, nas proximidades da Torre de Menagem da cidade da Guarda, foi cedido pela autarquia e será devidamente assinalado.
A conceção da cápsula aos níveis técnico, tecnológico e de design é da responsabilidade do Instituto Politécnico da Guarda, que optou por um objeto em forma aproximada de um cubo com cerca de um metro cúbico, revestido a chapa de alumínio marítimo de 4 mm e durabilidade prevista superior a 40 anos.
Rui Isidro, diretor da Rádio Altitude, salienta que “A Cápsula do Tempo materializa aquele que é um dos desígnios da Rádio: a Memória. Na Rádio Altitude temos procurado, ao longo dos últimos dez anos, assegurar o arquivo e o tratamento de registos que fazem a história sonora da Guarda e da região. Infelizmente, pouco ou nada temos que nos tenha sido legado de períodos anteriores. Além do nome e do dote afetivo, quase nada recebemos do primeiro meio século de existência daquela que é a estação local mais antiga de Portugal. Associamo-nos, por isso, a esta excelente ideia da Cápsula do Tempo para que, ao entrar no segundo século de existência, a Rádio Altitude possa recordar – e revisitar, comparar e, oxalá, confrontar e ver cumpridos – os sonhos que tantas personalidades tiveram para a Guarda num momento particularmente exigente da nossa história enquanto comunidade e enquanto povo”.
Para o Vice-presidente do IPG, Gonçalo Poeta,Perspetivar o futuro e colaborar de forma ativa na sua construção, de forma qualificada e sustentada, é um desafio que o IPG abraça a todo o momento, envolvendo os seus recursos para promover a região da Guarda e dotar a sua comunidade dos meios e competências que permitam os melhores desempenhos. Esta cápsula do tempo constitui, em si, um desafio que a Instituição abraçou e promoveu através da colaboração dos seus alunos, técnicos e docentes, com soluções técnicas e reflexões que permitam tornar esta cápsula, a região e as entidades envolvidas uma referência dos que trabalham, vivem e sentem a cidade, permitindo conhecer, em 2050, pensamentos, intenções ou tendências. Pensamos, também, que possa constituir um momento de reflexão para o que queremos para a cidade e região, e que os cenários que negativamente possam ser idealizados os possamos corrigir numa união de esforços que esta cápsula simultaneamente simboliza, numa forma coesa e robusta, para enfrentar a incerteza e dureza das condições a que estamos e estaremos expostos”.
Já para Luís Celínio, fundador do Programa Escape Livre, além de querermos assinalar, com esta cápsula, os 40 anos do Programa Escape Livre, esta é mais uma forma encontrada pelo Escape Livre de divulgar o nome da Guarda, como tem feito ao longo das últimas quatro décadas, com o seu programa de rádio e clube. São precisas iniciativas para contrariar alguma letargia social, económica e cultural que se vai instalando, e acreditamos que esta é uma forma simples de criar atratividade sobre a Guarda para os próximos anos, uma forma de olhar para o futuro e pensar na cidade em todas as suas vertentes, de criar memória e de suscitar curiosidade de visita”.



NUNO DINIS
Photo: Clube Escape Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário