KARTODROMO DE BALTAR



Baltar Kart Cup



A quinta etapa do BKC decorreu no passado fim de semana com bastante animação e muita disputa em pista, pecando somente pela ausência de alguns participantes por razões várias, desde a contenção de despesas, quer pelo facto de já não terem possibilidades de discussão dos melhores lugares. De qualquer forma os que estiveram presentes foram suficientes para manter o público entusiasmado e presente. Relativamente à prova, destaque para a integração dos Golfinhos do CAM Kart Cup na categoria Iniciação e da cada vez maior procura de pilotos do país vizinho e até da presença de mais um piloto brasileiro, ainda que só para esta prova.



Iniciação/ Golfinho

Esta categoria é um regalo para a vista, pois a minúscula dimensão dos piloto só por si, é suficiente para atrair a atenção para além da inocência de todos os participantes. Acreditamos que se fosse possível manter a pureza deles, teríamos certamente no futuro competições bastante mais leais e um mundo bastante melhor mas pelo que temos assistido nos outros campeonatos em que esta categoria está presente a ganância de alguns mecânicos, pais e até organizadores podem deformar os pilotos e estragar o ambiente que nesta prova foi bastante bom. André Quaresma impôs-se nas três corridas com a oposição a crescer sempre em cada ida à pista e na final o duo formado por Mariana Machado e Afonso Ferreira bem se esforçaram, ficando somente a dois segundos do vencedor e senão repare-se que a melhor volta da categoria ficou na posse da Mariana. Luís Alves foi quarto classificado com Rodrigo Correia sempre colado a si a terminar no quinto lugar.



Cadete

Na categoria mais concorrida do dia, temos a destacar o grande equilíbrio de andamento demonstrado pelos participantes. O vencedor da prova foi o brasileiro Thiago Oliveira que de férias em Portugal se apresentou, demonstrando muita qualidade quer em rapidez, quer em consistência, dada a exigência do traçado de Baltar mas que segundo nos confidenciou, bastante semelhante à pista onde normalmente treina no Brasil. O segundo lugar foi para o espanhol José Alonso que continua muito forte, rápido, concentrado e pendular relegando Anxo Garcia para a terceira posição que se manteve sempre entre os primeiros fechando o pódio. Gonçalo Coutinho que nos pareceu não estar nos seus melhores dias, ele ou o set up do seu kart, veio melhorando ao longo do programa chegando ao quarto lugar, à frente de um surpreendente Ruben Silva que sendo um Rookie rolou sempre entre os mais rápidos fazendo uma grande prova. No sexto lugar Pedro Rodrigues com um bom resultado, sempre combativo e consistente, fechou o grupo dos mais fortes. A comandar o restante pelotão de Rookies, uma boa prestação de Tomás Pereira que continua a evoluír de prova para prova, seguido do estreante Gonçalo Pinto que depois de um espectacular terceiro tempo nos cronometrados na sua primeira corrida, teve que lutar com a falta de experiência e o trafego da pista o que não é fácil, Duarte Santos esteve ao seu nível, sempre muito combativo e a evoluír de prova em prova, seguido de Filipe Monteiro muito regular mas um pouco cauteloso demais, o outro estreante do dia Ricardo Dort que depois de um bom tempo nos treinos pagou a mesma factura do Gonçalo, João Pires vítima de um toque na final mas em franca evolução, o grande derrotado do dia Simão Ventura, pois com este resultado hipotecou bastante as suas aspirações em termos de troféu, já que, quando comandava a final fez um pião, na sequência de um toque com o piloto brasileiro, caíu vários lugares o que originou uma boa recuperação, interrompida por outro toque agora com Gabriel Caçoilo levando este à desistência quando rolava num belíssimo oitavo lugar. Parabéns para todos pelos belos momentos que nos proporcionaram.



Juvenis

O interregno fez mal a esta categoria com a ausência de muitos dos inscritos mas a marcar o regresso de Ruben Rua às vitórias depois da desistência na primeira corrida, um quarto lugar na segunda, vence numa final emotiva e em disputa directa com o segundo classificado José João vencedor da segunda corrida e segundo na primeira com João Maria em terceiro mas a lutar pela vitória nas três corridas. Um surpreendente João Ferreira a regressar de férias com um andamento mais forte, batendo todos no treino e vencendo a primeira etapa. Francisco Lobo é o quinto classificado batendo Hugo Gilde e a participante espanhola Elisa Fernandez que denunciou uma melhoria grande nesta prova.



Júnior

A categoria mal amada deste troféu pela inconstante lista de participantes que desta vez trouxe só três deles. A vitória final foi para Marco Faria que após a pole-positon nos treinos, vence a segunda corrida e na final igualmente forte mas também beneficiando da penalização de Diogo Ribeiro na final e da penalização de Luciano Carvalho na segunda. Andamentos muito semelhantes, provocam alguns toques que entendemos como naturais deste tipo de competições.



X 30

Começamos a pensar seriamente em acabar com as corridas finais, pois praticamente em todas as corridas temos uma mudança de atitude dos participantes, tipo tudo ou nada, o que normalmente dá nada para os mais nervosos. Depois os ânimos aquecem ainda mais nos pais e mecânicos o que só classifica mal os que não conseguem dominar as emoções. Enfim... juízo. Relativamente à prova, Paulo Mendes vence as três etapas e na final é seguido por Luís Duarte sempre muito perto do vencedor e por Diogo Gonçalves no fecho do pódio. Ricardo Vila Nova é o quarto, seguido de Tiago Mota, Diogo Matos, Rui Silva que com Diogo Sousa protagonizaram a parte azeda do dia, o primeiro ao ter sido mandado parar na décima volta e Diogo Sousa a desistir na oitava por um porlongado desentendimentona pista.
O alerta final para todos aqueles que da zona de assistência rápida da pista, conseguem analisar melhor as partidas do que o starter, quando nem sequer têm noção do momento em que é apagado o semáforo. Será caso para pensar, o quanto perdem as organizações por não poderem contar com eles do outro lado da barricada... e já agora ousamos lembrar que o alinhamento da formação acaba no momento em que as luzes do semáforo apagam e não na passagem pela linha de meta.
No dia em que neste desporto que gostamos, todos os intervenientes souberem ocupar o seu espaço, ele será garantidamenre melhor.



Próxima prova dia 16 de Outubro.



NUNO DINIS

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