BAJA TT IDANHA



Nuno Matos estreia-se a vencer no CPTT, Miguel Barbosa confirma quarto título




Nuno Matos venceu este sábado a Baja TT Idanha-a-Nova, quarta prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, obtendo a sua primeira vitória absoluta num evento que confirmou o título de Miguel Barbosa.

O piloto de Portalegre, que se estreia este ano na categoria T1 com o Opel Astra Proto, venceu com uma vantagem de 4m46s sobre o Racing Lancer de Barbosa, depois de ter ascendido ao comando com o abandono do primeiro líder, Ricardo Porém. O jovem piloto do BMW teve um problema de refrigeração no motor do Série 1 Proto e desistiu. Igual desfecho viriam a ter Rui Sousa e Pedro Grancha, ambos com avarias mecânicas.

Assim, Miguel Barbosa conseguiu recuperar até ao segundo lugar apesar do pó dos concorrentes que partiram à sua frente, nunca estando em posição de atacar a liderança de Matos mas garantindo o seu quarto título nacional de TT. O pódio ficou completo com o regressado Francisco Inocêncio (Nissan Navara Off Road), na frente de José Dinis Lucas (Mitsubishi Pajero).

Carlos Almeida (Nissan Pathfinder) foi o mais forte nos T2, Paulo Sousa (Mitsubishi Pajero) prolongou a sua época totalmente vitoriosa no agrupamento T8 e João Rato triunfou entre as Mazda BT-50 do Desafio Elf-Mazda.

NUNO MATOS E FILIPE SERRA OBTÊM PRIMEIRA VITÓRIA ABSOLUTA NO CPTT


Nuno Matos e Filipe Serra festejaram este sábado a sua primeira vitória absoluta no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, impondo-se a toda a concorrência na Baja TT Idanha-a-Nova, a quarta e penúltima jornada do calendário nacional da disciplina. Apenas três semanas depois de conquistar aquele que foi o primeiro pódio da sua carreira, graças ao terceiro lugar na Baja TT Proença-Oleiros, o piloto de Portalegre volta a fazer história na região centro do país, colocando o Astra Proto no primeiro lugar da geral após os mais de 300 km de percurso cronometrado delineado pela Escuderia de Castelo Branco. Após três títulos nacionais conquistados entre 2007 e 2009 (dois no Agrupamento T8 e um no Agrupamento T2) e a consagração mundial na Taça FIA de Bajas na época passada, Nuno Matos faz agora história ao vencer uma prova logo na sua temporada de estreia na categoria T1 e ao volante de um carro 100 por cento nacional. “É uma sensação incrível e um resultado que supera todas as minhas expectativas, até por ser conseguido diante de três Campeões Nacionais e numa prova tão longa e difícil”, começou por afirmar Nuno Matos à chegada a Idanha-a-Nova, após mais de 306 km de um setor disputado em linha e onde uma eventual paragem na Zona Assistência contaria para o tempo final. Mesmo sendo dos poucos pilotos a parar a meio da prova para substituir os quatro pneus do seu carro, perdendo quase 2 minutos para o então líder, a verdade é que Nuno Matos acabaria por ver a tua tática resultar na perfeição: “Preferimos jogar pelo seguro e desde o início que tínhamos planeado esta paragem. É claro que foi uma opção algo arriscada e que na altura nos custou o comando da prova. Mas, saindo com pneus novos para a segunda metade do percurso, pudemos manter uma toada forte até final, recuperando toda a desvantagem e ampliando mesma a margem para os nossos principais adversários”, explicou ainda o piloto, que concluiu a Baja TT Idanha-a-Nova com uma confortável vantagem de 4m46s para Miguel Barbosa, o novo e virtual Campeão Nacional de Todo-o-Terreno. Com este resultado, Nuno Matos e Filipe Serra saltam diretamente para a vice-liderança do Campeonato Absoluto, onde totalizam agora 43 pontos. “A par do título mundial conquistado no ano passado, este é seguramente um dos momentos mais felizes da minha carreira desportiva e que gostaria de partilhar com todos os elementos da equipa, pelo fantástico trabalho que realizaram, com os meus patrocinadores, por terem sempre acreditado no sucesso deste projeto, e naturalmente com a minha família e amigos, por todo o apoio que sempre me transmitiram ao longo destes anos”, prosseguiu o piloto, que fez ainda questão de enaltecer o trabalho do navegador, Filipe Serra. “É sempre o primeiro a incentivar-me e a puxar por mim. É um dos grandes responsáveis pela minha evolução como piloto e um elemento incansável neste projeto. Esta vitória é tanto minha como dele”, disse Nuno Matos, minutos antes de festejar no pódio


. A quinta e última prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, a Baja Portalegre 500, realiza-se entre os dias 25 a 27 de outubro...




NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário