PEUGEOT SPORT PORTUGAL




Bruno Magalhães em grande nível leva Peugeot Portugal ao “top 5”



Bruno Magalhães e Paulo Grave colocaram o 207 S2000 da Peugeot Sport Portugal no quinto lugar no Rali de Sanremo, com um desempenho de grande nível numa das provas mais emblemáticas do panorama mundial de Ralis. A dupla portuguesa esteve em destaque neste rali quase sempre discutido à décima de segundo e encerrou a época com mais 10 pontos, que permitiram subir para o nono lugar do IRC.
A última etapa do Rali de Sanremo, encurtada em consequência de um despiste de Freddy Loix (Fabia S2000), na ante-penúltima especial, que foi anulada, confirmou o bom desempenho da equipa portuguesa que esteve sempre no lote dos mais rápidos. Em particular, a recta final do rali foi de “nervo” para o piloto português, que rubricou o 3.º e 4.º tempo à geral, na penúltima e última classificativas.
A prova italiana mostrou que o ritmo no IRC está cada vez mais elevado. Se na frente, o jovem Thierry Neuville, da Peugeot Bélgica-Luxemburgo, venceu o rali com apenas 1,5 segundos de vantagem sobre o norueguês Andreas Mikkelsen - a terceira diferença mais curta na história do IRC -, Bruno Magalhães acabou a escassos 16,9 s. de Jan Kopecky (Fabia S2000), o comandante do campeonato.
Este desempenho demonstra a evolução que a equipa está a protagonizar. “Foi um rali espectacular. Sinto que demos um enorme passo em frente, fruto do trabalho que temos desenvolvido. Foi sem dúvida o nosso melhor rali de sempre fora de Portugal.”, começou por afirmar Bruno Magalhães. “Numa prova tão complicada e tão técnica como é Sanremo, fizemos ‘cronos’ espectaculares, perdemos troços por apenas 2 segundos e ficámos a 17 segundos do líder do campeonato e vencedor de dois ralis. Mais do que o 5.º lugar, que já é bom, estou muito satisfeito com o nosso desempenho.”, concluiu o piloto da Peugeot Portugal.
O início do dia foi, porém, difícil para Bruno Magalhães, que se viu impossibilitado de atacar durante a manhã, devido ao desgaste dos pneus, em particular na fase final das classificativas, altura em que a pressão subia de forma significativa, por o asfalto ser mais abrasivo do que na véspera.

Mas com os acertos efectuados pela equipa técnica durante a assistência, Bruno Magalhães regressou à estrada para uma tarde ao ataque e demonstrou-se aos adversários, quando o rali estava ao rubro. Alcançou o 3.º e 4.º tempo à geral e reduziu a diferença final para Jan Kopecky, que acabou em quinto.
Para Carlos Barros, Director da Peugeot Sport Portugal, “foi uma prova muito positiva e, sem dúvida, este é um bom resultado. Sabemos há muito tempo que o IRC tem um nível competitivo muito elevado e temos ainda algum trabalho para chegar aos primeiros, mas o Bruno mostrou que tem esse potencial. Mais uma vez, o nosso 207 não teve o mais pequeno problema, por isso a equipa está toda de parabéns. Sendo esta a última prova, agradeço a todos os patrocinadores que nos permitiram este projecto em 2011. Creio que é da maior justiça referir a Rede de Concessionários Peugeot, Peugeot Finance, Total, TMN, ERA, Gefco e Mulembeira.”
Com a presença em Sanremo, a Peugeot Sport Portugal conclui o seu programa desportivo deste ano, satisfeita por encerrar a temporada com este bom resultado.
Ao alcançar segunda vitória do ano (já tinha ganho na Córsega), Thierry Neuville deu novo triunfo à Peugeot, que já se tinha imposto em Monte Carlo e na Córsega. Nesta prova, a marca do Leão colocou cinco 207 Super 2000 nos oito primeiros lugares.



Classificação final

1.º, Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul Peugeot 207 S2000 2.19,57,8
2.º, Andreas Mikkelsen/Ola Floene Skoda Fabia S2000 a 1,5
3.º, Brayn Bouffier/Xavier Panseri Peugeot 207 S2000 a 16,0
4.º, Jan Kopecky/Petr Stary Skoda Fabia S2000 a 1.09,1
5.º, Bruno Magalhães/Paulo Grave Peugeot 207 S2000 a 1.26,0
6.º, Alessandro Perico/Fabrizio Carrara Peugeot 207 S2000 a 3.47,8
7.º, Umberto Scandola/Guido d’Amore Ford Fiesta S2000 a 4.05,9
8.º, Pierre Campana/Sabrina de Castelli Peugeot 207 S2000 a 4.28,0
9.º, Toni Gardemeister/Tapio Suominen Skoda Fabia S2000 a 5.24,1
10.º, Giandomenico Basso/Mitia Dotta Proton Satria Neo S2000 a 7.26,9



FICHA DA PROVA

Rali – Sanremo

Data – 22,/24 de Setembro

Organizador – Automobile Club Sanremo

Estrutura – 524,10 km divididos por duas etapas: Sanremo – Sanremo (212,55 km); Sanremo – Sanremo (311,55 km)

PC – 13 (7 + 6) previstas, 12 (7 + 5) efectuadas

Extensão das PC – 225,77 km (116,09 km + 109,68 km), programados, 205,20 km (116,09 km + 89,11 km) percorridos

Percentagem das PC – 43,07 % regulamentada, 39,15 % concretizada

Inscritos – 60

Participantes – 57

Classificados – 44

Comandantes sucessivos – Andreas Mikkelsen, na 1.ª à 6.ª PC; Freddy Loix, na 7.ª PC; Andreas Mikkelsen, na 8.ª e 9.ª PC; Freddy Loix, na 10.ª PC; Andreas Mikkelsen, na 11.ª PC; Thierry Neuville, na 12.ª e 13.ª PC

Vencedores – Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Peugeot 207 S2000)







Classificação do IRC, depois da prova italiana:



PILOTOS – 1.º, Jan Kopecky, 123 pontos; 2.º, Thierry Neuville e Freddy Loix, 103; 4.º, Juho Hanninen, 98; 5.º, Bryan Bouffier, 88; 6.º, Andreas Mikkelsen, 74; 7.º, Guy Wilks, 47; 8.º, Toni Gardemeister, 36; 9.º, Bruno Magalhães, 26; 10.º, Hans Weijs, 18; 11.º, Pierre Campana, 16; 12.º, Karl Kruuda e Michal Solowow, 15; 14.º, Patrick Sandell, 14; 15.º, Stéphane Sarrazin, 12 ; 16.º, François Delecour e Hermann Gassner, 10 ; 18.º, Ricardo Moura, Gyorgy Asi e Alessandro Perico, 8 ; 21.º, Julien Maurin, 7 ; 21.º, Nicolas Vouilox Luca Rossetti, Vítor Lopes, Criag Breen e Umberto Scandola, 6 ; 27.º, Giandomenico Basso, 5; 28.º, Bernhard Ten Brinke, Vítor Pascoal e Roman Kresta, 4; 31.º, Robert Batur, 3; 32.º, Robert Barrable, Sérgio Silva e Per Gunnar Andersson, 2; 35.º, Jean-Matheieu Leandri, Janos Puskadi e Fumio Nutahara, 1



MARCAS – 1.º, Skoda, 320 pontos; 2.º, Peugeot, 227; 3.º, Ford, 70; 4.º, Subaru, 51; 5.º, Mitsubishi, 49; 6.º, Proton, 34; 7.º, Honda, 28; 8.º, Abarth, 14.


Próxima prova do IRC – Rali da Escócia, de 7 a 9 de Outubro.




NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário