WRC



 Mini regressa aos ralis






Apoiada na Prodrive e tendo como base o novíssimo Mini Countryman, a marca propriedade da BMW vai fazer o seu regresso aos ralis, aproveitando a nova regulamentação S2000.
A BMW acaba de confirmar aquilo que já se sabia há muito tempo: a Mini irá fazer algumas provas do Mundial de Ralis em 2011 para se inscrever a tempo inteiro em 2012 tendo como parceira a Prodrive de David Richards. A base será o Mini Countryman – acabado de apresentar – que está a ser desenvolvido pela Prodrive desde o início de 2009. Terá um motor 1.6 litros sobrealimentado e tracção integral, de acordo com a nova regulamentação S2000 que servirá de base para o Mundial de Ralis a partir de 2011.
Nada mais foi revelado, nomeadamente, pilotos e tudo o que se relaciona com o carro. Os testes com clientes vão começar no Outono deste ano, sendo que David Richards se mostrou “muito satisfeito com esta parceria e com o facto de termos já uma interessante lista de interessados no carro.” Quer isto dizer que a Mini irá comercializar os Mini Countryman WRC um bocadinho à imagem do que faz a MSport com os Focus WRC.

Recuando na história, os Mini fizeram furor nos ralis quando Pat Moss venceu as Mille Miglia de 1959, seguindo-se três vitórias no mítico Rali de Monte Carlo. Paddy Hopkirk venceu em 1964, Timo Makinen em 1965 e Rauno Aaltonen em 1967, piloto que tinha conquistado o ceptro Europeu de Ralis em 1965. A BMW, marca proprietária da Mini, também têm u m longo passado ligado aos ralis, nomeadamente quando Achim Warmbold e Jean Todt venceram o Alpenfahart Rally na Áustria em 1973, primeiro ano do Mundial de Ralis.

Curiosamente, a última vitória da BMW no Mundial de Ralis registou-se há 23 anos quando Bernard Béguin venceu a Volta à Córsega de 1987 ao volante de um BMW M3 preparado pela… Prodrive.



NUNO DINIS
FONTE: SAPO MOTORES

Sem comentários:

Enviar um comentário