IRC - RALLYE SATA AÇORES



Depois de algumas provas onde o desconhecimento foi um óbice difícil de ultrpassar eis que as duas próximas provas do IRC se realizam nas ilhas portuguesas, Açores e Madeira, o que permite a Bruno Magalhães, finalmente, ter todas as condições para lutar pelas vitórias. O piloto português é um dos favoritos à vitória no SATA Rali Açores, mas a verdade é que a concorrência do IRC é forte e bem preparada. Grandes duelos à vista.
A prova organizada pelo Grupo Desportivo Comercial está numa fase de charneira da temporada e o triunfo neste evento pode representar a confirmação do potencial, o relançamento da candidatura ou até a condenação dum projeto.
Kris Meeke foi o vencedor da última edição do evento mas chega este ano a Ponta Delgada numa situação bastante difícil no campeonato. O piloto da Peugeot UK acumula este ano abandonos e tem em São Miguel a derradeira hipótese de continuar a defesa do título na série. Num terreno que não é o mais favorável ao seu Peugeot 207 S2000, o irlandês terá que aplicar-se a fundo para manter intactas as suas hipóteses de sucesso em 2010.

Skoda tem vantagem

A marca checa estreou o seu Fabia S2000 em terra nos Açores e logo aí mostrou uma competitividade acima daquelas que eram as referências no IRC. Agora, já com a primeira evolução do carro construído em Mlada Boleslav, Juho Hanninen e Jan Kopecky dispõem do equipamento necessário para dilatar o seu avanço na classificação do campeonato com a obtenção dum bom resultado em estradas quase construídas à dimensão da sua montada.
Antes da passagem a uma fase de asfalto com Madeira, Zlin e Sanremo, o finlandês Hanninen quer aumentar o seu pecúlio de forma importante antes de ceder perante a aguerrida concorrência interna, mais cotada em provas de asfalto. Kopecky, por sua vez, quer perder nos Açores o mínimo possível para nos eventos seguintes conseguir ascendente sobre o seu companheiro de equipa, tirando partido da sua aptidão para o asfalto.
Alheio a estas guerras, Andreas Mikkelsen aposta em mais um bom resultado com o Ford Fiesta S2000. O norueguês redimiu-se em Ypres do desaire da Sardenha e estará na maior ilha portuguesa numa toada que lhe permita não só mostrar o seu potencial, mas também garantir uma boa classificação nesta fórmula que muitos entendem já como importante prova de força às marcas empenhadas a nível superior.
Na luta pelos primeiros lugares vão entrar também os primeiros classificados nos campeonatos nacional e regional. Apesar de terem sido apontados como presente no SATA, vão faltar à chamada a equipa Proton (Alister McRae, Chris Atkinson e Tom Cave), Guy Wilks, em convalescença, Franz Wittmann, Daniel Oliveira e Burcu Centikaya. Mas não é por isso que haverá menos espetáculo nas seletivas classificativas da ilha.



Horário

Dia 1, Quinta-feira (15 de Julho)

Partida (Ponta Delgada) 16h00

Assistência (Ponta Delgada) 16h05

PE 1 - Lagoa/Marques 1 (14,90 km) 16h40
PE 2 - Coroa da Mata 1 (7,50 km) 17h19
PE 3 - Grupo Marques 1 (2,00 km) 17h55

Assistência (Ponta Delgada) 18h19


Dia 2, Sexta (16 de Julho)

Partida (Ponta Delgada) 09h30

Assistência (Ponta Delgada) 09h34

PE 4 - Batalha Golfe 1 (7,90 km) 10h03
PE 5 - Feteiras 1 (7,47 km) 10h38
PE 6 - Sete Cidades 1 (18,30 km) 11h03

Assistência (Ponta Delgada) 12h18

PE 7 - Batalha Golfe 2 12h57
PE 8 - Feteiras 2 13h32
PE 9 - Sete Cidades 2 13h57

Assistência (Ponta Delgada) 15h12

PE 10 - Lagoa/Marques 2 15h57
PE 11 - Achada das Furnas 1 16h50
PE 12 - Lomba da Maia 1 17h13

Assistência (Ponta Delgada) 18h38


Dia 3, Sábado (17 de Julho)

Partida (Ponta Delgada) 09h05

Assistência (Ponta Delgada) 09h09

PE 13 - Achada das Furnas 2 08h42
PE 14 - Graminhais 1 (20,68 km) 10h45
PE 15 - Tronqueira 1 (21,94 km) 11h33
PE 16 - Grupo Marques 2 13h20

Assistência (Ponta Delgada) 13h59

PE 17 - Lomba da Maia 2 15h22
PE 18 - Graminhais 2 15h53
PE 19 - Tronqueira 2 16h41
Assistência (Ponta Delgada) 18h46

Chegada (Ponta Delgada) 19h00


Nota: Hora local (menos uma hora que em Portugal Continental)


NUNO DINIS



Sem comentários:

Enviar um comentário