O FRANCÊS GAETAN PALETOU É O CAMPEÃO EUROPEU DA GT ACADEMY 2014

 


* Fantástica e intensa performance no Race Camp abre as portas de uma carreira no desporto


motorizado com a Nissan para este impressionante jogador de Gran Turismo®


* O português Pipo Rodrigues destacou­se como o melhor do grupo ibérico e foi um dos sete


finalistas, mas na corrida final viu­se arredado da luta pelo título


Silverstone ­ 7 de Agosto de 2014 ­ A edição europeia do Nismo PlayStation® GT Academy 2014 Race


Camp chegou a um emocionante final no circuito britânico de Silverstone, coroando como campeão Gaëtan


Paletou, de 22 anos, oriundo de Barzun, França. O novo campeão sucede ao português Miguel Faísca, campeão


de 2013, e vai agora desfrutar de quatro meses num dos mais avançados e premiados programas de


desenvolvimento de pilotos do mundo, antes de se juntar à equipa de competição da Nissan para as 24 Horas do


Dubai em Janeiro de 2015.


Pipo Rodrigues, um dos finalistas portugueses, destacou­se como o melhor do grupo ibérico, que contou ainda


com Sérgio Fonseca. Pipo Rodrigues foi um dos sete finalistas deste ano mas viu­se envolvido num acidente


entre os pilotos italiano e belga na corrida final e não conseguiu assim discutir a vitória.


Gaëtan Paletou terá agora a oportunidade de mostrar que tem todas as aptidões necessárias para se tornar num


atleta NISMO e correr por todo o mundo ao volante de automóveis de competição da Nissan, seguindo os passos


de antigos campeões como Lucas Ordoñez (a correr actualmente no Campeonato Japonês de Super GT), Jann


Mardenborough (que já venceu uma corrida este ano no altamente competitivo campeonato de GP3 Formula 1)


e Miguel Faísca, vencedor na sua corrida de estreia na última edição das 24 Horas do Dubai.


Gaëtan apurou­se para o Race Camp entre centenas de milhares de jogadores de Gran Turismo® que


participaram nesta competição por toda a Europa. Depois de ganhar a sua Final Nacional, chegou a Silverstone


como um dos seis representantes de França, juntando­se aos restantes 41 competidores europeus, em


representação de 12 países, divididos em sete grupos de territórios.


Durante oito dias, os finalistas foram postos à prova dentro e fora de pista. Desfrutaram das mais competentes


instruções de corrida por parte dos melhores mentores, numa série de automóveis da Nissan, incluindo o


poderoso GT­R, o 370Z Nismo e o 370Z. Cada grupo criou laços fortes com os seus juízes de território, que


atuaram também como mentores, mas que tiveram de tomar as difíceis decisões quando chegaram as fases


eliminatórias da competição.


Para além de serem avaliados sobre as suas aptidões de condução em circuito, os finalistas foram também


postos à prova numa série de desafios que incluíram uma competição em pista de obstáculos, uma corrida com


os Nissan Micra Stock Cars, o Pit Stop Challenge com um Nissan Juke Nismo, uma Gincana Frente­A­Frente, uma


corrida de Buggies todo­o­terreno, o Traffic Challenge com o Nissan GT­R, uma corrida de perseguição com o


Nissan 370Z e um desafio de condução acompanhados dos respectivos juízes que incluiu antigos pilotos de F1,


como René Arnoux, Dani Clos, Rob Barff, Tim Coronel e as estrelas de GP2, Luca Filippi e Josef Kral.


As eliminações graduais conduziram à pré­final onde cada juiz teve de decidir qual dos seus dois melhores


pilotos iria sentar­se ao volante do 370Z para uma corrida de oito voltas no circuito internacional de Silverstone.


A sessão de qualificação eliminou dois condutores e apurou os cinco que entraram na corrida, entre os quais se


encontrava Pipo Rodrigues.


A corrida em si foi intensa desde o arranque inicial. Três carros chegaram à primeira curva, lado a lado. O piloto


italiano, pelo lado de fora da curva bateu no piloto belga que, por sua vez, bateu no carro de Pipo Rodrigues, o


condutor português que seguia pelo interior da curva. A corrida do piloto italiano acabou na gravilha, enquanto o


português conseguiu chegar até à boxe, onde viria a desistir. Quem beneficiou com tudo isto foi Gaëtan, que


tirou proveito deste incidente para assumir a liderança que manteve até ao fim. O britânico Karl Chard, que


seguia em segundo lugar falhou, aparentemente, uma passagem de caixa, tendo sido ultrapassado pelo piloto


belga Cedric Wauters que acabaria em segundo.


Após uma intensa deliberação dos juízes, coube ao juiz principal da GT Academy e antigo piloto de Fórmula 1,


Johnny Herbert, anunciar o vencedor no pódio do circuito internacional de Silverstone, juntamente com o criador


da série Gran Turismo e Presidente da Polyphony Digital Inc., Kazunori Yamauchi, e com o Diretor de Marca,


Marketing e Vendas da NISMO, Darren Cox, que entregaram os troféus aos vencedores.


condutor português que seguia pelo interior da curva. A corrida do piloto italiano acabou na gravilha, enquanto o


português conseguiu chegar até à boxe, onde viria a desistir. Quem beneficiou com tudo isto foi Gaëtan, que


tirou proveito deste incidente para assumir a liderança que manteve até ao fim. O britânico Karl Chard, que


seguia em segundo lugar falhou, aparentemente, uma passagem de caixa, tendo sido ultrapassado pelo piloto


belga Cedric Wauters que acabaria em segundo.


Após uma intensa deliberação dos juízes, coube ao juiz principal da GT Academy e antigo piloto de Fórmula 1,


Johnny Herbert, anunciar o vencedor no pódio do circuito internacional de Silverstone, juntamente com o criador


da série Gran Turismo e Presidente da Polyphony Digital Inc., Kazunori Yamauchi, e com o Diretor de Marca,


Marketing e Vendas da NISMO, Darren Cox, que entregaram os troféus aos vencedores.


“É incrível!”, disse um radiante Gaëtan. “Fiquei muito feliz por ter ganho a corrida, mas não sabia que ia vencer


a GT Academy. É muito especial para mim e para todos os meus amigos que me apoiaram. Esta foi uma


extraordinária experiência, uma longa e dura semana e uma competição muito renhida, pelo que estou muito


feliz por ter ganho. Agora tenho de manter o ritmo para o próximo passo.”


Darren Cox tem sido uma força motriz por detrás da GT Academy desde o início. “Tenho desfrutado da


experiência de cada Race Camp desde que começámos e está a ficar cada vez maior e melhor a cada ano que


passa”, disse. “A GT Academy continua a provar que é possível termos fantásticos pilotos de competição, que


estão a registar resultados impressionantes por todo o mundo. O seu sucesso é apoiado pelo enorme interesse


sobre a GT Academy no seio da comunidade do desporto automóvel e dos amantes da competição. Gaëtan pode


inspirar­se nos resultados dos vencedores anteriores e, com o fantástico treino e oportunidades que vai receber


nos próximos quatro meses, estou confiante que teremos outro piloto que deixará a sua marca no desporto


automóvel”.


Muito atento também a todos os desenvolvimentos do Race Camp esteve Kazunori Yamauchi, que fundou a


competição com a Nissan em 2008. “Fiquei muito impressionado com o Race Camp Europeu deste ano e com o


padrão já alcançado pelos jogadores de Gran Turismo. A satisfação que tenho é que entregámos os nossos


melhores jogadores às mãos da Nissan, que continuará o seu desenvolvimento como pilotos de competição real.


Esta é uma parceria única e especial e estou muito orgulhoso pelo que alcançámos juntos. Foi fantástico


encontrar tantos fãs de Gran Turismo no Race Camp. Dou os meus parabéns a todos e sei que beneficiarão da


experiência do GT Academy para atingirem os seus objectivos na vida. Dou especiais felicitações a Gaëtan pela


sua vitória”.


Mais detalhes sobre a GT Academy 2014 podem ser encontrados em várias plataformas, incluindo:


www.facebook.com/GTAcademy, http://www.gran­turismo.com/ e Twitter @GTAcademy.



O FRANCÊS GAETAN PALETOU É O CAMPEÃO EUROPEU DA GT ACADEMY 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário