WRC


LATVALA NO SÍTIO CERTO E À HORA CERTA

Repetiu-se 2007! O Rali da Nova Zelândia 'não' foi decidido no derradeiro troço, mas 'sim' no derradeiro parcial da última especial da prova e a vitória foi para Jari-Matti Latvala, que apesar de passar no penúltimo parcial atrás de Sébastien Ogier, a verdade é que os Deuses estiveram do seu lado e francês fez memo um pião após esse controlo parcial, perdendo assim o que seria a sua primeira vitória no WRC, literalmente nas últimas curvas da prova.
Mas para quem pensa que tudo se resolveria só entre estes dois pilotos fique então a saber que Sébastien Loeb não esteve longe de recuperar os 17.7s que tinha para o líder à entrada do último troço, mas um pião - um novo erro, quando já tinha recuperado mais de metade do que precisava - fê-lo perder cerca de 20 segundos e com isso qualquer esperança de vencer a prova, terminando ainda assim em terceiro: "Estava a tentar tudo, mas fiz um pião onde perdi cerca de 20-25 segundos", referiu Loeb, que realizou no segundo dia de prova a melhor exibição da sua carreira, enquanto no último estabeleceu novos 'máximo' ao voltar a sair de estrada e a realizar um pião.
Antes disso, outro dos pilotos que estava em condições de lutar pela vitória, Petter Solberg - partia para o último troço a 16.8s de Ogier - saiu de estrada pouco depois da partida do derradeiro troço, abandonando a prova. Uma boa exibição estragada mesmo no final e segundo a World Rally Radio o acidente foi feio, e embora piloto e navegador estejam bem já o mesmo não se pode dizer do C4 WRC.
O grande perdedor deste rali foi afinal Sébastien Ogier, que realizou uma fabulosa exibição, manchada por um único erro, um pião, o suficiente para perder o rali: "Foi pena o pião que fizemos numa das últimas curvas", referiu um desalentado Sébastien Ogier.
Quem beneficiou com tudo o que se passou no último troço, e provou que consegue andar depressa sem cometer erros, mesmo debaixo de grande pressão, foi Jari-Matti Latvala: "Ataquei ao máximo, pois sabia que só assim podia lá chegar. Quase saí de estrada por várias vezes, mas pelos parciais sabia que não estava a conseguir recuperar o suficiente para vencer, mas acabámos por ter muita sorte com o pião do Ogier.", referiu Latvala.

Classificação Final:

1º Jari-Matti LATVALA 4h04m09.8s
2º Sebastien OGIER +2.4s
3º Sebastien LOEB +15.2s
4º Mikko HIRVONEN +21.3s
5º Dani SORDO +25.8s
6º Matthew WILSON +3:26.0s
7º Henning SOLBERG +6:15.3s
8º Jari KETOMAA +10:19.3s
9º Federico VILLAGRA +10:49.8s
10º Xavier PONS +11:13.4s

RICARDO PEREIRA
JOÃO BICA
http://www.wrc.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário