WRC - RALLYE DE PORTUGAL


RICARDO MOURA MAIS LÍDER




• Campeão açoriano alcança duas vitórias no Grupo N






• João Silva abandona perto do final da prova


A ARC Sport esteve presente na edição deste ano do Vodafone Rally de Portugal com dois pilotos insulares. Ricardo Moura, Campeão de Ralis dos Açores e João Silva, Campeão Júnior da Madeira, confiaram as suas participações na prova do WRC à equipa de Aguiar da Beira.
Ricardo Moura e António Costa, líderes do Agrupamento de Produção nacional, reforçaram essa posição depois de terem obtido duas vitórias, amealhando o máximo de pontos possíveis na principal prova portuguesa. Um primeiro dia em pleno e um terceiro dia sensacional deram à equipa dos Açores uma excelente colheita numa prova difícil e bastante dura.
“Foi um resultado bastante importante. Depois de tantas adversidades com os treinos, começámos bem, ao obter uma vitória no Grupo N, logo no primeiro dia de prova. No segundo dia aconteceu o inacreditável, logo no primeiro troço, quando o cubo do volante se partiu e nos obrigou a abandonar.
De regresso ao rali, no terceiro dia de prova, as coisas começaram a correr mal devido à ordem de partida que nos foi erradamente atribuída, e que nos fez perder demasiado tempo na primeira especial do dia, atrás de um concorrente bastante lento. Uma vez rectificado esse erro, ao darem-nos mais um minuto em relação ao concorrente anterior, as coisas começaram a correr bastante bem. Em conjunto com a ARC Sport, fomos evoluindo muito o carro em termos de acertos e afinações da suspensão, passando a uma toada de ataque nas especiais seguintes, o que fez reduzir substancialmente a diferença para o nosso principal adversário. E foi no fantástico cenário do Estádio do Algarve que encerrámos em pleno esta nossa participação no Vodafone Rally de Portugal, com mais uma vitória no Grupo N, ganhando assim maior vantagem na liderança do agrupamento no Campeonato de Portugal de Ralis”, afirmou com determinação, Ricardo Moura.
Para além de duas vitórias no Agrupamento de Produção, o Campeão dos Açores alcança também seis pontos para o campeonato absoluto. Ricardo Moura volta a competir para o campeonato açoriano em meados de Junho na ilha do Faial, regressando ao Campeonato de Portugal de Ralis no Sata Rali Açores, agendado para os dias 15 a 17 de Julho.
O Vodafone Rally de Portugal poderia ter sido um rali perfeito para a ARC Sport, caso João Silva e José Janela tivessem terminado a prova. Com uma excelente adaptação aos pisos de terra nesta estreia absoluta, João Silva foi melhorando os seus tempos em cada uma das passagens. Mas a apenas dois troços do final, numa ligação para a segunda passagem pela especial de Felizes, um embate em duas viaturas impediu que o jovem piloto madeirense terminasse o seu primeiro Rally de Portugal.

Para Augusto Ramiro, responsável pela ARC Sport, tudo parecia perfeito.
“Este foi o melhor resultado possível para o Ricardo Moura, que efectuou um rali quase perfeito, reforçando a liderança do Grupo N. Apenas alguns sobressaltos nos treinos e um segundo dia azarado, impediram que fosse mesmo um rali perfeito. Duas vitórias no grupo e pontos importantes para os seus objectivos são uma colheita fabulosa numa prova como o Rali de Portugal.
Apesar do grande azar, tenho de dar os parabéns ao João Silva, pois vinha a efectuar um rali fantástico, tendo em conta que era a sua estreia em pisos de terra, ainda por cima numa prova do WRC, tão dura como esta foi. Lamento que numa situação estranha à prova, uma vez que o acidente se verificou num troço de ligação, tenha impedido de terminar o rali. Gostava ainda de salientar o trabalho efectuado pelo José Janela, na evolução do João Silva como piloto. Uma vez mais, toda a equipa da ARC Sport mostrou um elevado grau de profissionalismo. A todos os nossos técnicos os meus sinceros parabéns”, afirmou Augusto Ramiro.

A ARC Sport já prepara as próximas provas dos campeonatos regionais dos Açores e da Madeira, bem como o regresso ao todo-o-terreno, estando presente na primeira edição do Rally TT Vodafone Estoril/Portimão/Marrakech, a disputar entre 5 e 13 de Junho.







NUNO DINIS
JOÃO BICA





Sem comentários:

Enviar um comentário