WRC



PETTER SOLBERG EM PRIMEIRO NA NOVA ZELÂNDIA

O norueguês Petter Solberg terminou o primeiro dia do Rali da Nova Zelândia na frente da prova, numa etapa em que Sébastien Loeb perdeu as possibilidades de lutar pela vitória devido a um despiste com o seu Citroën C4 WRC.
O campeão do mundo não conseguiu evitar um toque na quarta especial do dia, numa zona em que a estrada estreitava para a entrada de uma ponte, acabando por embater na parede da ponte. Com isso, Loeb danificou seriamente a porta do seu lado, tendo de percorrer o que restava da etapa com o seu carro danificado. Ainda assim, conseguiu minorar os prejuízos em termos de classificação e vencer duas das especiais vespertinas.
"Havia uma curva para a direita, que estreitava para uma ponte. À entrada da curva, perdi a traseira do carro. Foi culpa minha, travei muito tarde. O carro deslizou e acertámos na ponte do meu lado. A porta [danificada] abriu-se e ia perdê-la por isso tive de parar. Perdi imenso tempo, talvez um minuto a tentar arranjá-la. Mas não funcionou e tive de andar sempre a segurar a porta. O pó no interior do carro era terrível", afirmou Loeb.
Na frente, e imune a estas situações, Petter Solberg partiu para mais uma demonstração de consistência ao volante do seu Citroën C4 WRC, mostrando-se satisfeito com o dia de hoje, apesar de apenas dispor de 1,4 segundos de avanço sobre Jari-Matti Latvala, da Ford.
"Foi um dia muito bom. Andei calmamente, controlado e senti-me muito bem. O importante para mim é saber que o Seb (Loeb) está atrás de mim", afirmou Solberg, actual segundo classificado do Mundial. Amanhã, terá de limpar a estrada, embora isso não perturbe o piloto: "Tenho de lidar com isso. O Seb fez um grande trabalho hoje e eu próprio não me saí mal", observou.
Latvala também esteve em bom nível no primeiro dia, ficando pouco atrás de Solberg, com um ritmo muito consistente e sem cometer erros, com Sébastien Ogier (Citroën) no terceiro posto, a 3,9 segundos do líder. Dani Sordo (Citroën) ficou com o quarto posto, também ele a menos de dez segundos, ao passo que Mikko Hirvonen é o quinto, a mais de 20 segundos, ainda que o piloto finlandês também tenha adoptado uma toada cautelosa.
Matthew Wilson é o sexto melhor, na frente de Loeb, que é sétimo a 1.19,8 segundos da frente. Henning Solberg é o oitavo, com Jari Ketomaa a liderar entre os carros S2000, ao passo que no Mundial de Produção (PWRC) Hayden Paddon lidera confortavelmente depois de Richard Mason e Toshi Arai.
1. Petter Solberg Citroen 1:35.51,3s
2. Jari-Matti Latvala Ford + 1,4s
3. Sebastien Ogier Citroen + 3,9s
4. Dani Sordo Citroen + 8,7s
5. Mikko Hirvonen Ford + 20,2s
6. Matthew Wilson Ford + 1.09,7s
7. Sebastien Loeb Citroen + 1.19,8s
8. Henning Solberg Ford + 1.45,3s
9. Jari Ketomaa Ford + 4.18,0s
10. Xevi Pons Ford + 4.40,5s





NUNO DINIS








Sem comentários:

Enviar um comentário