CAMPEONATO REGIONAL RALLYES - MADEIRA



A terceira prova do Campeonato de Ralis Coral, Rali da Calheta, é como que um novo início de época para algumas competições. Se na luta pela geral quer Vítor Sá/Nuno Rodrigues, quer Miguel Nunes/Victor Calado têm uma vitória cada, também na produção se verifica a mesma situação com a repartição das vitórias entre João Magalhães/Jorge Pereira e António Nunes/Roberto Castro, esperando-se um rali rápido e onde a menor perca de tempo deverá mostrar-se impossível de recuperar. Se a potência será um factor importante, muito derivado das 4 subidas do Paul do Mar, será a Ponta do Pargo, que com os seus 13,14km de pura condução, que poderá desempatar as contas após a realização das especiais da Vila e Paúl do Mar. Na luta pela vitória teremos os dois homens de Peugeot 207 S2000, ambos motivados por uma vitória alcançada mas desejosos de mostrar quem é o mais rápido. Na produção a história não é muito diferente e o protagonismo recai sobre os líderes empatados em Mitsubishi Lancer Evolution X, esperando-se resposta por parte de Rui Pinto/Luís Faria que querem decidir de uma vez por todas se fará mais sentido continuarem de Mitsubishi Lancer Evolution IX ou se dão o “salto” para o mais recente modelo da marca japonesa, e ainda de Filipe Freitas/Daniel Figueiroa que querem andar bem mais perto dos lugares da frente, tendo realizado uma sessão de testes exaustiva para ganhar pulso ao Evo. No Troféu Eng.º Rafael Costa e Troféu Moriano Automóveis – Red Line Motorsport’s 2010 a ideia é contrariar a competitividade esmagadora de Wilson Aguiar/Victor Costa que não têm dado hipóteses à concorrência, esperando-se da parte de João Ferreira/João Paulo, Filipe Pires/Vasco Mendonça e Bruno Coelho/Paulo Coelho uma maior vontade e também sorte para conseguirem-se manter colados ao pára-choques traseiro do Citroën C2 do jovem piloto de Santa Cruz. Por entre as senhoras, Isabel Ramos/Carina Barros não deverão ter tarefa complicada já que toda a sua potência do Renault Clio R3 deverá valer-lhe preciosos segundos nas 4 subidos por Paúl do Mar, tendo apenas que controlar Ana Sofia Correia/Susana Sousa, em Peugeot 206, nas restantes especiais. No Troféu Yaris Ecobasalto 2010 cabe a 2 equipas tentar retirar a vitória a Bruno Fernandes/Mauro Sousa que corre “em casa” e não deverá olhar para outro lugar senão o mais alto do pódio, cabendo aos veteranos Francisco Tavares/Duarte Coelho e aos “jovens” Pedro Diogo/António Gonçalves contrariar a motivação do piloto natural da Calheta. Por entre os Citroën C2, e depois de formalmente apresentado o Troféu FactorENERGIA SaxoCUP 2010, estarão 4 equipas presentes à partida, sublinhando-se os regressos de Romano Pereira que será acompanhado por Diogo Gomes e de Juan Bernarda que contará com Ezequiel Neto sentado ao seu lado. Para além destes, teremos os dois “artistas” que demonstraram o maior desportivismo de 2009 e que deverão ser os maiores candidatos à vitória: Filipe Bettencourt que continua acompanhado por Cora Teixeira e Rui Jorge Fernandes com João Freitas. No Troféu Open de Ralis da Madeira, que aparece com 9 equipas inscritas, o favoritismo recai todo sobre Miguel Andrade/Bruno Gouveia e se o facto de serem os campeões em título não chega, o facto de terem vencido as duas provas até agora disputadas é mais do que suficiente para demonstrar a sua superioridade face aos seus adversários. Na luta pela segunda posição, essa sim bem mais interessante a espelho das restantes provas, Vasco Nóbrega/José Freitas em Toyota Carina E voltarão a ter que “embater-se” contra um Gabriel Fernandes/Valter Serrão que já têm companhia por entre os Citroën AX, juntando-se agora Rui Cristóvão/Marta Baptista. Nos Toyota Starlet, e ainda que com menos uma equipa, Nélio Velosa/Hugo Capelo tentarão mostrar as suas credencias apesar dá má sorte que o tem acompanhado, contra os jovens Pedro Macedo/Nuno Nóbrega que querem tentar vencer a sua primeira prova. Destacar ainda os regressos de Pedro Coelho/Juan Pita num Ford Escort MKI reconstruído, de Joel Correia/Filipe Sousa em Opel Corsa A e de Gonçalo Pereira/Cláudia Silva no sempre bonito Fiat 127 Abarth. O Rali da Calheta é composto por 8 provas especiais, 4 disputadas no dia de hoje e as restantes 4 no dia de sábado, iniciando-se o clima de competição com a realização das verificações técnicas e documentais a partir das 15h15 no Auto Silo do Porto de Recreio da Calheta.


NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário