WRC



Ogier lidera

Num dia em que as tácticas não foram muito evidentes (mas em que alguns comentadores consideram que Loeb e Hirvonen procuraram a posição ideal logo a partir do início da prova), Ogier deu nas vistas mas as distâncias são muito curtas.
27,5 segundos separam os seis primeiros após as nove classificativas do primeiro dia do Rali da Turquia. A rapidez consistente de Ogier deu-lhe o primeiro lugar no final da etapa. O Francês diz que não se importa de “ser o primeiro na estrada amanhã porque isso significa que estou em primeiro no rali”.
A apenas 5,5 segundos está Dani Sordo, enquanto Mikko Hirvonen é terceiro a 12,2 segundos do líder, parecendo estar numa boa situação para atacar amanhã. Petter Solberg que venceu três troços ao longo do dia mas perdeu algum tempo noutras classificativas é quarto a 18,5 segundos de Ogier.
Loeb vai partir para a estrada em quinto depois de perder 24,9 segundos, muito perto afinal do que fez no México e na Jordânia onde os tempos cedidos na primeira etapa foram depois rectificados no segundo dia com um forte ataque que, em ambos casos, aniquilou a concorrência. Latvala é o último dos pilotos que se encontram em condições de disputar os lugares cimeiros com os seus 27,5 segundos de atraso para o comandante. Daí para trás temos Villagra a 1m42,9, Raikkonen a 1m50,6 e Wilson a 2m04,6.
O Top 10 é encerrado por Ott Tanak que não se assustou ao ver todos os seus colegas e adversários do programa Pirelli Star Driver desistir ao longo do dia. O mais azarado foi mesmo Peter Horsey que depois de capotar viu o seu EVO X ser devorado pelas chamas.
À semelhança da categoria principal também no J-WRC a competição está “apertada”. Aaron Burkart (Suzuki Swift S1600) lidera com 7,5s de vantagem sobre Thierry Neuville (Citroen C2 S1600) e 13,8s sobre Kevin Abbring (Renault Clio R3). Abbring liderou a prova mas alguns problemas de travões e a entrada de pó através da porta da mala que se abriu em pleno quarto troço atrasaram o piloto. Neuville, pela sua vez, ganhou 3 troços mas não se livrou de um valente susto quando após um salto a suspensão traseira provocou um ressalto ao invés de se “colar” à estrada.
Os principais azarados do dia foram Ken Block e Henning Solberg que embateram no mesmo tronco de árvore na classificativa de abertura e abandonaram, devendo regressar amanhã em super rali.
O dia de amanhã afigura-se ainda mais duro que o de hoje. Há algumas especiais que incluem uma percentagemgrande de asfalto e a dureza dos pisos pode fazer com que sair à frente não seja exactamente igual ao que acontece noutras provas. Por outro lado, alguma chuva que se chegou a pensar que pudesse fazer a sua aparição amanhã parece estar fora de questão, pelo menos a acreditar nas previsões metereológicas para a zona de Istambul.


NUNO DINIS





Sem comentários:

Enviar um comentário