CAMPEONATO REGIONAL RALLYES-AÇORES



RALLYE SICAL

VITÓRIA DE RICARDO MOURA

Ricardo Moura e Sancho Eiró foram os vencedores sem contestação do 29º Rali Sical, uma prova muito animada, e onde o andamento de Gustavo Louro veio novamente valorizar novo triunfo do homem do Team Além Mar, numa certeza constante de que o campeonato açoriano precisa do terceirense. O rali, que se iniciou na sexta-feira com a cidade de Angra do Heroísmo a “pingar” com chuva o café do seu “Litoral”, teve milhares de adeptos na estrada e, logo aí, se percebeu que os dois da frente iam voar distante dos outros, com Moura (2.45,4) a ganhar 1,4 segundos a Louro (2.46,8), numa PE atípica e onde a sensação foi o jovem César Silva (3º com 2.55,2), a deixar antever o brilho da sua actuação. No quarto lugar Carlos Andrade (2.57,0) era o melhor na F2, frente a um rápido Sérgio Cardoso (2.57,6) que fechou o top-5. O piso muito molhado e a opção de pneus de seco por muitos dos 4×4 provocaram uma debandada geral destes nas posições cimeiras, com os carros de duas rodas motrizes em maioria (10 a 5) nos quinze da frente…
Sábado de manhã e o ataque esperado de Moura para dar o “Bom Dia, Açores” à caravana: 9 segundos cravados de vantagem para Gustavo na Serra do Cume davam o mote para o primeiro triunfo da época. Ricardo Carmo colocava-se em terceiro, numa prova onde mostrou estar (ainda) adiante de Sérgio Silva e de Luís Miguel Rego, pilotos que deixaram cartel na Terceira na estreia de carros novos, com o “delfim” da FTE a mostrar os seus dotes e Silva um saudável à vontade ao conduzir um 4×4 pela primeira vez. Com os homens da Formula 3 (ver caixa) perfeitamente endiabrados sobre pisos que pareciam manteiga em algumas zonas, só na PE4 é que mais um 4×4 logrou entrar no “Top-10”, exactamente o EVO9 de Rui Torres, com o veterano piloto a ser consistente ao longo de uma prova em progressão, o mesmo podendo atribuir-se a Paulo Rego e mesmo a José Paula, isto numa altura em que Hermano Couto terminava a sua actuação, depois de dois furos, um “tête” e um azar mecânico…não era mesmo o dia para o EVO8 andar depressa. Sempre com a nota dos vários Saxo Cup a darem amiúde água pela barba aos 4×4 da segunda linha, a luta mais interessante foi entre Luis Miguel Rego e Sérgio Silva, com o EVO9 a só descolar de tarde, mas assim mesmo sem grande vantagem, pois Silva ainda forçou nas Canadinhas, vendo que havia a hipótese do pódio depois de Ricardo Carmo começar a cair na tabela, fruto da quebra de uma peça de um diferencial no Lancer, um problema que fez esfumar uma actuação sem mácula e que atirou a equipa para o 11º lugar final.
Na frente da prova Louro ainda venceu dois troços de tarde, recuperando 1,6 segundos face ao bi-campeão, mas foi visível a margem de segurança que Ricardo Moura manteve intacta ao longo das nove PE’s, ficando a dúvida do que fará o Impreza N12 em futuros (e hipotéticos…) embates correndo ralis com diferentes características. O Rali Sical foi uma prova disputada em condições muito especiais, quem sabe se com São Pedro a fazer mesmo jus ao “gostinho” que este evento traz anualmente aos lábios desta Terceira sedenta de carros nos troços. E em 2011 já está firmada a comemoração dos trinta anos na estrada…

NUNO DINIS
FONTE: Miguel de Sousa Azevedo
               "a UNIÃO"/Formula Rali


Sem comentários:

Enviar um comentário