WRC - RALLYE DE PORTUGAL






Porto Road Show

Loeb, Hirvonen e Raikkonen, entre outros, vão acelerar na Avenida dos Aliados

Uma iniciativa apoiada pela Câmara Municipal do Porto que, desta forma, recebe, 34 anos depois, o Rally de Portugal.




11 de Março de 1976

A décima edição do Rally de Portugal foi a última com uma paragem no Porto, no final de uma etapa com 751,3 Km e início no Estoril: do programa constavam 12 provas de classificação, com um início na zona de Sintra - Lagoa Azul e Peninha - para rapidamente se entrar nos troços de Montejunto, Figueiró dos Vinhos, Lousã, Candosa, Buçaco, Caramulo, Ladário, Viseu, Lapa e Armamar.
A chegada ao Porto estava agendada para o Estádio das Antas, mas a verdade é que o controlo horário acabou por ser anulado. Motivo: ninguém conseguiu chegar a horas, tal a mole humana que se concentrou nos quilómetros que antecediam o estádio, e que obrigavam os carros a se arrastarem penosamente em primeira velocidade!
Pedro Almeida, actual director de prova, na altura participante como navegador de Giovanni Salvi, recorda essa noite: "Foi uma sensação única, de espanto, mas às vezes também de receio, a que vivi nessa noite e que nunca esquecerei. Os últimos quilómetros que nos separavam do Estádio das Antas foram percorridos em marcha lentíssima e os derradeiros 2000 metros devem ter levado mais de meia hora... O corredor humano apenas se alargava para a passagem do carro, não se via nada à volta senão pessoas e de repente, sem nada que o deixasse prever, pois não sabíamos onde estávamos, víamos a placa de controlo de chegada ao Estádio!"
Registe-se que o vencedor dessa edição foi o italiano Sandro Munari, em Lancia Stratos, e o melhor português foi o malogrado "Mêquêpê", em Opel Kadett GTE, que terminou num brilhante terceiro lugar. Esta foi a última edição em que o Rally de Portugal parou no Porto, já que nos anos seguintes a prova apenas atravessava a Cidade Invicta.



08 de Abril de 2010



O Porto Road Show foi hoje apresentado na Câmara Municipal daquela cidade: trata-se de uma demonstração enquadrada no programa do Vodafone Rally de Portugal e que reunirá os principais carros e pilotos presentes na prova.
Na verdade, desde que foi nomeada pela FIA como promotor do WRC - Campeonato do Mundo de Ralis, a North One Sport tem encorajado organizadores, marcas e pilotos a programarem acções de divulgação das provas do calendário do WRC, facto que, logicamente, também sucedeu com o nosso rali.

"É evidente que pensámos logo fazer algo no Porto", referiu Carlos Barbosa, Presidente do Automóvel Club de Portugal e da Comissão Organizadora da prova, "e felizmente pudemos contar com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Porto Lazer para concretizar esse objectivo."

E Carlos Barbosa prosseguiu: "Se é verdade que o caderno de encargos do WRC nos obrigou a transferir a prova para o Algarve, não podemos esquecer o apoio que sempre encontrámos no Norte, não só em termos das autoridades oficiais mas também do público, que sempre acorreu em número impressionante às classificativas. Agora e com a liberdade de podermos levar a cabo um evento de promoção do rali numa área diferente daquela onde ele se realiza, não tivemos qualquer dúvida em voltar ao Porto, na certeza de que as gentes nortenhas vão corresponder em absoluto a este desafio perante o cartaz de sonho que estará presente no Porto."

Para Rui Rio, Presidente da Câmara Municipal do Porto, "o regresso do Rally de Portugal ao Porto e, neste caso concreto, ao coração do Porto, é mais um sinal da vitalidade da Cidade e da afirmação do Porto como palco de eleição para a realização de eventos lúdicos e desportivos. A recuperação da histórica ligação do Porto ao desporto automóvel, despoletada pela reedição do Circuito da Boavista, é hoje uma aposta ganha e uma marca incontornável da nossa Cidade. Com este evento queremos não só reafirmar o nosso forte compromisso com a reabilitação da Baixa, mas também proporcionar às gentes do Porto e do Norte o poder voltar a viver as emoções de um evento mítico para a Cidade e para a região. É por esta razão que contamos com a forte adesão e entusiasmo de todos aqueles que aqui vivem e nos visitam."


O Porto Road Show terá lugar no domingo de início da semana do rali - 23 de Maio - no cenário privilegiado da Avenida dos Aliados, em que o espaço adjacente à Câmara Municipal do Porto será transformado numa verdadeira super especial, com uma extensão de aproximadamente 950 metros. Saltos, "chicanes", piões, derrapagens controladas, de tudo haverá um pouco nesta pista improvisada, tudo isto protagonizado pelos principais nomes que dias depois discutirão entre si a vitória na sexta prova do Mundial de Ralis.
O programa começará pelas 14h30, com uma sessão de autógrafos dos pilotos presentes, e uma hora depois, pelas 15h30, os participantes irão para a pista para iniciarem a sua fase de adaptação ao traçado. A verdadeira demonstração - com apenas um piloto em pista - terá início pelas 17h00 e durará uma hora, com transmissão directa na RTP 1, estando a organização a estudar outras formas de poder elevar ainda mais o nível espectacular do evento, soluções que serão a seu tempo divulgadas.

Em pista estarão quase duas dezenas de pilotos e carros que certamente atrairão à Avenida dos Aliados uma enorme multidão. Para já, os nomes que confirmaram a presença são:

- Sébastien Loeb (Citroen C4 WRC)
- Dani Sordo (Citroen C4 WRC)
- Kimi Raikkonen (Citroen C4 WRC)
- Petter Solberg (Citroen C4 WRC)
- Mikko Hirvonen (Ford Focus WRC)
- Jari-Matti Latvala (Ford Focus WRC)
- Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000)
- Vitor Pascoal (Peugeot 207 S2000)
- Nasser Al-Attiyah (Skoda Fabia S2000)
- Xavi Pons (Ford Fiesta S2000)
- Armindo Araújo (Mitsubishi Lancer Evo X)
- Nick Georgiou (Mitsubishi Lancer Evo X - Pirelli Star Driver)
- Peter Horsey (Mitsubishi Lancer Evo X - Pirelli Star Driver)
- Hayden Paddon (Mitsubishi Lancer Evo X - Pirelli Star Driver)
- Alex Raschi (Mitsubishi Lancer Evo X - Pirelli Star Driver)
- Ott Tänak (Mitsubishi Lancer Evo X - Pirelli Star Driver)

Por tudo o que ficou descrito, o Porto Road Show promete ser uma excelente e espectacular forma de abrir a semana do Vodafone Rally de Portugal, num regresso - 34 anos depois - que promete o mesmo entusiasmo de todos os portuenses pela mais importante prova de automobilismo que se realiza no nosso país.


NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário