SWRC


RALLYE JORDÂNIA - 2ª ETAPA


 
FUSÍVEL RETIRA BRILHO A BERNARDO SOUSA
 
Ao fim do segundo dia de Rali da Jordâ nia, após 13 especiais, Bernardo Sousa e Nuno Rodrigues da Silva estão na terceira posição do SWRC e no 15º lugar da geral no WRC. Embora a terceira e quarta secções do Rali da Jordânia tivessem proporcionado momentos verdadeiramente emocionantes, aliás, tal como Bernardo S ousa e Nuno Rodrigues da Silva, perspectivaram no fim do primeiro dia de competição, foi precisamente nas margens do Mar Morto, à entrada do Parque de Assistências de hoje, que a dupla portuguesa viria a encontrar o azar e o travo amargo da desilusão. Quando nada e niguém esperaria, um problem a num fusível fez com que o motor deixasse de funcionar a escassos metros de ambos darem por finalizado o dia. O piloto madeirense, naturalmente desolado explicou como tudo sucedeu. "Tivemos um furo no último troço, ainda assim deu para continuar a prova, só que, antes de entrarmos para o parque fechado, eu e o Nuno Rodrigues da Silva resolvemos substitui-lo porque já não dava para continuar no estado em que estava. Paramos o carro na berma da estrada e quando tudo parecia pronto para arrancarmos, o carro simplesmente não quis funcionar", penalizando, à conta disso , 5 minutos. Bernardo Sousa e Nuno Rodrigues da Silva que até então controlavam o andamento do experiente Xavier Pons, que entretanto subibara para o topo da classe em jordan River 1, baixaram para o terceiro posto do SWRC e ao 11º para o 15º lugar no WRC.

Um azar nunca vem só...
 

Um furo, um fusível queimado e um peão confirmaram o adágio popular que diz que " um azar nunca vem só". Foram estes os dilemas que marcam, mas que não se apagam no cômputo geral da boa prestação de Bernardo Sousa no Rallye da Jordânia. O número 26 de porta foi para a estrada logo ao inicio da manhã para garantir brilhante liderança na classe SWRC. Os homens do Team Ford Quinta do Lorde, sofreram diversos ataques ao longos das especiais. Ainda assim, ao fim de 12 especiais, o Ford Fiesta S2000 conseguia fechar o top ten na tabela geral, à frente mesmo do Citroen C4 WRC de Henning Solberg, sendo inclusivé os melhores portugueses em competição.
A dupla portuguesa resistia às sucessivas investidas impostas pelo experiente espanhol Xavier Pons, também el ao volante de um Ford Fiesta S2000, só que, um peão no interior da especial fez com que os actuais líderes do Campeonato Nacional Ralis deixassem escapar o promeiro lugar. "É um facto. Entrámos mal, não fomos tão eficientes quanto fomos ontem. De qualquer maneira, é bom não esquecer que estamos num lugar do pódio. Vamos ver se amanhã corre melhor, sobretudo com mais sorte, para ver se conseguimos pelo menos chegar ao segundo posto" sublinhava de ar profundamente triste.  Bernardo Sousa apesar dos seus 22 anos de idade e de estar apenas três anos no mundial de ralis, uma vez mais revelou estar à altura do rigoroso e disputadíssimo World Rally Car, realizando inclusivé  melhores tempos que Pons, logo o primeiro troço cronometrado, sedimentando assim , o primeiro lugar da tabela S2000. Depois, o Ford Fiesta S2000 mostrou-se um todo o nada menos competitivo nos 41,45 kms  de extensão, cedendo o lugar a escassos 8.1 s, mantendo uma larguíssima vantagem (8:50.5m ) do terceiro classificado, o polaco Michal Kosciuszko. Apoiados pela Ford, Quinta do Lorde, PT Negócios, MMM Gift, Delta Q, Cision, Beta, Specialized, QF, 2Q, Pirelli na quarta secçaõ, voltaram a entrar melhor que Pons " roubando" ao espanhol 0.8s, estabelecendo um terceiro tempo, encurtando dessa forma aquilo a que seria o assalto ao topo da classificação do SWRC, até que... surgiram os pequenos contratempos.

Rali chega ao fim O Rali da Jordânia termina amanhã com as últimas duas derradeiras secções (5.º e 6º) perfazendo o total de 911.78 kms entre troços cronometrados e ligações às respectivas especiais em piso de terra. Aguarda-se, portanto muita expectativa para as restantes oito provas. A jornada abre com Yakrut1, Bahath1, Shuna1, Baptism Site1. Ao inicio da tarde, depois do reagrupamento, os concorrentes percorrem as mesmas especiais da manhã, fechando a terceira prova pontuável do WRC e segunda da dupla portuguesa na classe S2000, depois da participação no Rali da Suécia.

NUNO DINIS
http://www.bernardo-sousa.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário