CLUBE ESCAPE LIVRE



OFF ROAD ACP

Fim-de-semana de pó e lama

O Automóvel Club de Portugal organizou, no fim-de-semana de 23 a 25 de Abril, o seu tradicional fora de estrada. Desta vez o palco de um todo terreno cada vez mais turístico e de lazer pôs em destaque algumas das mais importantes aldeias históricas como Castelo Novo, Idanha-a-Velha e Monsanto, que foram calcorreadas pelos participantes do VIII Off Road ACP. Também Penha Garcia e Penamacor foram visitadas neste passeio todo terreno que anualmente reúne os sócios que apreciam o fora de estrada mas não dispensam o enriquecimento cultural. S. Pedro deu o contributo final e após a chuva dos últimos dias, que ainda originou algumas dificuldades na lama, o sol foi uma constante.

A partir do Hotel Príncipe da Beira, no Fundão, onde funcionou o centro de todo o evento, tiveram lugar três etapas que “estabeleceram um equilíbrio perfeito entre o prazer da condução em terra e as paragens culturais, com visitas guiadas a algumas das aldeias históricas da região” salientou Pinto Moreira, da organização.

Na sexta-feira, na etapa nocturna, Castelo Novo foi o destino escolhido e até ao cair da meia-noite as suas ruas estreitas encheram-se de curiosos sócios do ACP, que ficaram deslumbrados com a Aldeia. No sábado, na mais longa etapa, foram feitas paragens e visitas em Idanha-a-Velha, Monsanto e Penha Garcia. O almoço decorreu em Penamacor, seguindo-se uma visita ao museu Dr. Mário Bento, na Meimoa, após o que, através de trilhos mais exigentes e íngremes da Serra de Santa Marta, se fez o regresso ao Fundão. No domingo, a Serra da Gardunha garantiu novas aventuras ao longo de uma etapa mais curta que terminou com a visita ao Palácio do Picadeiro, em Alpedrinha, mesmo antes do almoço e da entrega de troféus SPAL. A organização entregou ainda, a um dos participantes, um prémio em homenagem a Carlos Morgado, da revista ACP, recentemente falecido.

Sampaio Lopes, da administração da Fundão Turismo, Armindo Jacinto, vice-presidente de Idanha-a-Nova, e António Cabanas, vice-presidente de Penamacor, juntaram-se à caravana ACP em várias ocasiões do programa.

Para Luís Figueiredo, director do ACP, “uma vez mais cumprimos o objectivo de estar junto dos sócios, dar-lhes, de viva voz, conta de como está a crescer o clube e anunciar que em 2011, o Off Road ACP vai ser, se tal é possível, ainda mais memorável”.

O Automóvel Club de Portugal manteve a colaboração do Clube Escape Livre no êxito deste passeio que contou com o patrocínio Jeep, Bridgestone, Camel Active, Intermarché, Spal e Sagres; o apoio institucional da Fundão Turismo e Camara Municipal da Guarda, do Fundão, de Idanha-a-Nova e Penamacor, e a colaboração do Teatro Municipal da Guarda, Dom Digital, RFM, Lusomotores, TT Verde, TSM, Todo o Terreno, Motor, Off Road, Altitude FM e Localvisão.


NUNO DINIS


Sem comentários:

Enviar um comentário