Rallye Santo Tirso é este fim-de-semana

O Rali de Santo Tirso 2014, prova organizada pela Câmara Municipal e pelo Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST), já está em marcha. Ao fim de um interregno de 12 anos, o CAST volta a organizar o rali do concelho, que vai para a estrada nos dias 23 (sexta-feira) e 24 de maio (sábado), com uma superespecial à noite no centro da cidade.


Garantidos que estão os já sobejamente conhecidos troços da “Serra” e “Sra. da Assunção”, utilizados nos ralis em Santo Tirso há quase 20 anos, o CAST delineou um esquema de prova que se enquadra no regulamento de ralis-sprint em vigor este ano. Em relação a edições anteriores da prova, as alterações operadas melhoram o produto que será oferecido às equipas participantes e ao público.


O Rali de Santo Tirso começa sexta-feira, 23 de maio, de tarde, com as habituais verificações técnicas e documentais. Depois de uma primeira passagem pelo parque de assistência instalado no Mercado Municipal, os carros rumam para a superespecial noturna, um dos pontos alto da prova.


Disputada mesmo no cento da cidade, junto ao Parque D. Maria II e à igreja matriz de Santo Tirso, beneficiando, assim, de um anfiteatro natural onde se esperam milhares de espetadores, a superespecial apresenta este ano a novidade de levar as equipas à margem norte do rio Ave. Com efeito, o percurso foi estendido para os 2,6 km, para atravessar a ponte e proporcionar uma interessante zona de espetáculo perto da antiga estação de comboios de Santo Tirso, onde um salto será certamente um dos pontos de atração do rali.


Já no sábado, dia 24, a prova começa pelas 10h00, para uma dupla passagem pelos troços da “Serra”, com 4,8 km, e “Sra. da Assunção”, com 7,3 km. As principais alterações registam-se neste segundo troço, com a partida a ter lugar na freguesia de Refojos e o final a ser encurtado para a zona da “Abelha”. O encurtamento do traçado foi decidido com vista a minimizar o impacto do rali junto da população de S. Miguel do Couto, onde o troço costumava ter o final. O Rali de Santo Tirso termina pelas 14h15 em frente à Câmara Municipal de Santo Tirso, com a cerimónia de pódio e entrega de prémios.


O presidente da Câmara, Joaquim Couto, reconhece que “o Rali de Santo Tirso atingiu uma projeção local e regional que não pode ser negligenciável e que deve merecer por parte do Município uma atenção especial”, com o objetivo de “manter uma prova que já é uma tradição” e, ao mesmo tempo, “promover o turismo, nomeadamente o comércio, a hotelaria e a restauração”.


Já Carlos Guimarães, diretor de prova, explica que “este formato já está devidamente testado, pelo que apenas foram introduzidas algumas alterações com vista a incrementar o espetáculo, como foi o caso da mudança na superespecial, e a atenuar os efeitos do rali junto das populações por onde passa, libertando percursos em zonas de maior densidade habitacional”.



Rallye Santo Tirso é este fim-de-semana

Sem comentários:

Enviar um comentário