Andreas Bakkerud vence em Lidden Hill(www.offroadportugal.org)

A jornada inglesa, dos Campeonatos do Mundo e da Europa de Ralicross, que se realizou este fim de semana em Lidden Hill, teve 75 pilotos a participar, com 37 deles a pertencerem aos Super Car.


Recordemos que, quanto a esta categoria, esta prova é a primeira da época a pontuar para o Campeonato da Europa, visto que Montalegre só pontuou para o Mundial. Talvez aí esteja a explicação para a diferença de participantes, entre as duas provas, na categoria rainha. Uma situação difícil de ser explicada, o facto de este ano não pontuar para o Europeu nos Super Car, pois a prova portuguesa foi considerada das melhores da época passada.

Quanto aos que pontuavam para o Mundial de Rx, a jornada britânica só conseguiu 13 pilotos, visto que o canadiano Jacques Villeneuve não esteve presente. Foi substituído, na Albatec Racing, pelo francês Davy Jeanney.

Uma jornada ensombrada por alguns incêndios em carros. Entre eles os Polos deTanner Foust e de Anton Marklund, nos Super Car. Felizmente não foram impedidos de continuar em prova. Chegaram ambos às meias finais, tendo terminado ambos em quarto. Em meias finais diferentes, claro. Outro, foi o Hyundai i20 de Frode Holte, que ficou pela primeira manga.

Nos Touring Car, a primeira final da tarde, o sueco Daniel Lundh, em Volvo C30, bateu os Ford Fiesta dos noruegueses Andreas Braten e Tom-Daniel Tanevik,  os segundo e terceiro classificados.  Foram 10 os pilotos participantes nesta categoria.

A final dos Super 1600, teve nova vitória do russo Sergej Zagumennov, em Skoda Fabia, que assim repetiu o feito antes conseguido em Montalegre. O dinamarquês Ulrik Linnemann, com um Peugeot 208, e o letão Kasparas Navickas, em Skoda Fábia, acompanharam o russo no pódio, ao ficarem em segundo e terceiro, respetivamente.

Entre os mais novos, a RX Lite que teve nove participantes e a novidade da presença de Nelson Piquet Jr., foi o americano Mitchell de Jong quem venceu, seguido de dois suecos . Richard Goransson e Daniel Bjork. Os dois filhos de Andreas Erikson, que tão bemtinham estado em Montalegre, não passaram dos quarto e quinto postos, à frente de Piquet Jr. Este, ao não completar mais de uma volta ao circuito.

Para mais esperada corrida da tarde, a final dos SuperCar, ficaram apurados  o finlandês Toomas Heikkinen, em VW Polo, Reinis Nitiss, um letão em Ford Fiesta, o norueguês Andreas Bakkerud, noutro Fiesta, o sueco Robin Larsson, com um Audi A1, seguidos do norueguês Petter Solber, com o Citroën DS3 e do britânico Andrew Jordan, com outro Ford Fiesta. Andreas Bakkerud, que encabeçava a classificação após as mangas de qualificação. E a vitória foi dele, de Bakkerud,que assim se portou “like a boss” ao levar um dos Fiesta ao lugar mais alto do pódio. Acompanham-no Robin Larsson e Andrew Jordan. Toomas Heikkinen é quarto, seguido de Tanner Foust e de Petter Solberg.

Foust não estava apurado para a final, mas a ausência de Nittis permitiu a Foust ser repescado, visto que era o piloto a seguir classificado.

Uma situação, a das repescagens, que pode ainda vir a dar muito que falar. Já foi utilizada, há vários anos, e deixou de o ser, face a alguns “casos” que chegaram a acontecer.


Fonte: www.offroadportugal.org/


Photo: Nuno Dinis Photos



Andreas Bakkerud vence em Lidden Hill(www.offroadportugal.org)

Sem comentários:

Enviar um comentário