Clube Escape Livre alcança êxito no assalto aos castelos

Castelos_Muralhas_0963Não houve resistência à frente de aventureiros que fizeram o “assalto” aos castelos e muralhas medievais pelo centro do país. Cerca de 120 pessoas em 41 viaturas de várias marcas e modelos concluíram, neste fim-de-semana, a reconquista de cinco dos oito municípios da Rede de Castelos, numa estratégia organizada de lazer e diversão levada a cabo pelo Clube Escape Livre.


O balanço deste passeio todo terreno turístico e de lazer não podia ser mais positivo, desde logo pelas condições do terreno, já que as chuvas dos últimos dias baixaram as poeiras e proporcionaram trilhos mais interessantes, com mais adrenalina para os condutores, e o sol proporcionou a observação e o registo fotográfico de grandes paisagens naturais.


As visitas aos castelos de Penela (noturna), Lousã, Miranda, Soure e Montemor-o-Velho adicionaram conhecimento aos Castelos_Muralhas_0733participantes, que ficaram a saber mais sobre a importante linha defensiva do Mondego. A visita à Feira Medieval de Penela, no sábado à noite, revelou-se surpreendente pelos detalhes desta viagem no tempo, ao ritmo da dança, da animação temática, dos petiscos e dos artigos à época, que surpreenderam e agradaram. O alojamento no Duecitânia Hotel, com design inspirado na época romana, e a visita à antiga villa romana do Rabaçal fizeram regredir ainda mais na linha cronológica além Idade Média.


Entre as grandes surpresas para os participantes estiveram a visita à Loja do Senhor Falcão, onde encontraram, com saudosismo, produtos fabricados ou ressurgidos no mercado que jamais imaginariam ainda existentes, mas também a capela de São João do Deserto, reveladora de uma paz e de uma paisagem sublime, e a passagem nas imponentes buracas do Casmilo, resultado da evolução da natureza e do tempo. Os desafios mais arrebatadores decorreram na manhã de sábado, com subidas íngremes intercaladas com trilhos mais “rolantes”, culminando, na tarde do mesmo dia, com a subida do corta-fogo no Alto do Trevim, o ponto mais alto da serra da Lousã, a 1205 metros de altitude.


Castelos_Muralhas_0875Destaque ainda para a surpresa recebida pelo participante Marco Coelho que, através de um sorteio, foi premiado com um relógio da reputada marca TW Steel.


Luís Matias, presidente da Direção da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, afirmou que “Este Raid constituiu uma excelente amostra do que esta região tem para oferecer. Tratou-se de um evento que aliou na perfeição o turismo histórico e arquitetónico ao turismo aventura. O balanço é tão positivo que queremos pensar, com o Clube Escape Livre, em dar continuidade ao passeio, já no próximo ano. Será uma oportunidade de nova descoberta, com um programa diferente, e incidindo agora sobre as cidades pertencentes à Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.”


Já para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “é de salientar que as várias parcerias concretizadas entre instituições eCastelos_Muralhas_0192 patrocinadores permitiram realizar um magnífico passeio e conhecer de forma mais aprofundada as características marcantes e específicas dos castelos do Mondego.”


De referir que este evento contou com a presença ou participação no terreno dos responsáveis de vários organismos, desde os presidentes dos municípios de Penela, Lousã, Soure e Montemor-o- Velho, até ao diretor do Diário de Coimbra, o presidente do Turismo Centro Portugal e o administrador delegado da Renault Portugal, que quiseram estar presentes para constatar o sucesso do evento.



Clube Escape Livre alcança êxito no assalto aos castelos

Sem comentários:

Enviar um comentário