Com 44 edições realizadas e 61 anos de história (o 1º Rali Rainha Santa data de 1953) o Rali Rainha Santa é a mais
antiga prova das realizada em Portugal. Nos últimos 14 anos o Rali tem sido realizado na modalidade de regularidade
histórica, onde ocupa um lugar cimeiro entre as provas que se fazem em Portugal, sendo considerado há vários anos
um dos melhores rali de regularidade histórica realizado em Portugal e mesmo na Península Ibérica.
Nestes anos, integrou já diversos troféus com destaque para a Challenge Ibérica de Ralis (Portugal/Espanha) o Troféu
Nacional de Regularidade, o Troféu Alfredo César Torres, o AutoVintage CAC Rally Trophy e a Classic Cup. Em 2014
integrará o único troféu que se realiza em Portugal, a Classic Cup 2014.
Nas suas diversas edições o Rali Rainha Santa teve diversos formatos, com 1 ou 2 dias; com mais ou menos
quilometragem; com percursos pelas Serra do Carvalho, de Sicó, da Lousã, da Gardunha, do Açor, da Estrela, do
Caramulo; mas sempre com uma aposta grande na região centro e com base em Coimbra, sua terra natal e sua sede.
Este é sem sombra de dúvida um dos grandes cartazes turísticos da região.
Destaque também para uma lista de inscritos que mesmo nos anos de maior crise económica ou do automobilismo,
raramente baixa dos 30 concorrentes e é em média de 45 participantes, tendo nas últimas 10 edições contando com
participantes espanhois.
A edição de 2014
Em 2014, mais uma vez resolvemos inovar e reagir à crise com a oferta de um produto novo e único em Portugal. Os
ralis de regularidade histórica a que temos assistido, são normalmente realizados num só dia e com um máximo de 250
Km. O Rainha Santa, já tradicionalmente foge desse formato e é realizado em 2 dias e 400 Km, ainda que estes sejam
realizados no mesmo dia.
Em 2014 a aposta é em criar um rali mini-maratona, com 700 Km, e 3 dias.
Este formato é a junção de 2 ralis realizados pelo Clube Automóvel do Centro em 2013, nomeadamente: o Rali Rainha
Santa e o Rali Serra da Lousã.
O objectivo é ocupar um espaço entre os ralis sprint (um dia) e o Rali de Portugal Histórico (4 dias).
O Programa
Dia 4 de Julho – Sexta-feira
Das 9 às 11 horas – Verificações documentais e técnicas em Coimbra (Praça Heróis do Ultramar)
12,00 h – Partida da 1ª etapa / 1ª secção – Coimbra – Castanheira de Pêra
14,15 h – Chegada da 1ª etapa / 1ª secção – Coimbra – Castanheira de Pêra
15,45 h – Partida da 1ª etapa / 2ª secção – Castanheira de Pêra – Penela
Neutralização de Miranda do Corvo
19,45 h – Chegada da 1ª etapa / 2ª secção – Castanheira de Pêra – Penela
21,15 h – Partida da 1ª etapa / 3ª secção – Penela – Coimbra
23,00 h – Chegada da 1ª etapa / 3ª secção – Penela – Coimbra
Dia 5 de Julho – Sábado
9,30 h – Partida da 2ª etapa / 1ª secção – Coimbra – Oliveira do Hospital
Neutralização da Lousã
12,30 h – Chegada da 2ª etapa / 1ª secção – Coimbra – Oliveira do Hospital
14,30 h – Partida da 2ª etapa / 2ª secção – Oliveira do Hospital – Góis
Neutralização de Arganil
18,30 h – Chegada da 2ª etapa / 2ª secção – Oliveira do Hospital – Góis
20,30 h – Partida da 2ª etapa / 3ª secção – Góis – Coimbra
22,30 h – Chegada da 2ª etapa / 3ª secção – Góis – Coimbra
Dia 6 de Julho – Domingo
11,00 horas – Circuito do Parque Manuel Braga
13,00 horas – Distribuição de Prémios
13,30 horas – Almoço final
44º Rali Rainha Santa é está mesmo à porta
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