44º Rali Rainha Santa é está mesmo à porta

Com 44 edições realizadas e 61 anos de história (o 1º Rali Rainha Santa data de 1953) o Rali Rainha Santa é a mais

antiga prova das realizada em Portugal. Nos últimos 14 anos o Rali tem sido realizado na modalidade de regularidade

histórica, onde ocupa um lugar cimeiro entre as provas que se fazem em Portugal, sendo considerado há vários anos

um dos melhores rali de regularidade histórica realizado em Portugal e mesmo na Península Ibérica.

Nestes anos, integrou já diversos troféus com destaque para a Challenge Ibérica de Ralis (Portugal/Espanha) o Troféu

Nacional de Regularidade, o Troféu Alfredo César Torres, o AutoVintage CAC Rally Trophy e a Classic Cup. Em 2014

integrará o único troféu que se realiza em Portugal, a Classic Cup 2014.

Nas suas diversas edições o Rali Rainha Santa teve diversos formatos, com 1 ou 2 dias; com mais ou menos

quilometragem; com percursos pelas Serra do Carvalho, de Sicó, da Lousã, da Gardunha, do Açor, da Estrela, do

Caramulo; mas sempre com uma aposta grande na região centro e com base em Coimbra, sua terra natal e sua sede.

Este é sem sombra de dúvida um dos grandes cartazes turísticos da região.

Destaque também para uma lista de inscritos que mesmo nos anos de maior crise económica ou do automobilismo,

raramente baixa dos 30 concorrentes e é em média de 45 participantes, tendo nas últimas 10 edições contando com

participantes espanhois.


A edição de 2014

Em 2014, mais uma vez resolvemos inovar e reagir à crise com a oferta de um produto novo e único em Portugal. Os

ralis de regularidade histórica a que temos assistido, são normalmente realizados num só dia e com um máximo de 250

Km. O Rainha Santa, já tradicionalmente foge desse formato e é realizado em 2 dias e 400 Km, ainda que estes sejam

realizados no mesmo dia.

Em 2014 a aposta é em criar um rali mini-maratona, com 700 Km, e 3 dias.

Este formato é a junção de 2 ralis realizados pelo Clube Automóvel do Centro em 2013, nomeadamente: o Rali Rainha

Santa e o Rali Serra da Lousã.

O objectivo é ocupar um espaço entre os ralis sprint (um dia) e o Rali de Portugal Histórico (4 dias).


O Programa
Dia 4 de Julho – Sexta-feira

Das 9 às 11 horas – Verificações documentais e técnicas em Coimbra (Praça Heróis do Ultramar)

12,00 h – Partida da 1ª etapa / 1ª secção – Coimbra – Castanheira de Pêra

14,15 h – Chegada da 1ª etapa / 1ª secção – Coimbra – Castanheira de Pêra

15,45 h – Partida da 1ª etapa / 2ª secção – Castanheira de Pêra – Penela

Neutralização de Miranda do Corvo

19,45 h – Chegada da 1ª etapa / 2ª secção – Castanheira de Pêra – Penela

21,15 h – Partida da 1ª etapa / 3ª secção – Penela – Coimbra

23,00 h – Chegada da 1ª etapa / 3ª secção – Penela – Coimbra


Dia 5 de Julho – Sábado

9,30 h – Partida da 2ª etapa / 1ª secção – Coimbra – Oliveira do Hospital

Neutralização da Lousã

12,30 h – Chegada da 2ª etapa / 1ª secção – Coimbra – Oliveira do Hospital

14,30 h – Partida da 2ª etapa / 2ª secção – Oliveira do Hospital – Góis

Neutralização de Arganil

18,30 h – Chegada da 2ª etapa / 2ª secção – Oliveira do Hospital – Góis

20,30 h – Partida da 2ª etapa / 3ª secção – Góis – Coimbra

22,30 h – Chegada da 2ª etapa / 3ª secção – Góis – Coimbra


Dia 6 de Julho – Domingo

11,00 horas – Circuito do Parque Manuel Braga

13,00 horas – Distribuição de Prémios

13,30 horas – Almoço final



44º Rali Rainha Santa é está mesmo à porta

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