Rally Serras de Fafe



Vitória bem planeada de Bernardo Sousa



A primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis foi bem interessante de seguir, com muito público a percorrer também os solarengos e frios troços da região de Fafe.
A prova teve um vencedor natural. Bernardo Sousa planeou um início de prova na expetativa, para depois aumentar o ritmo em função dos acontecimentos. O certo é que a prova correu-lhe exatamente como planeado, tanto mais que Ricardo Moura entrou muito forte, sendo o primeiro líder do rali, mas Sousa depois de pequenas afinações no 207 S2000 (estava muito macio), começou a rodar cada vez mais rápido acabando por terminar a prova a controlar "relativamente", pois ainda venceu a Power Stage.
Moura também teve uma prova perfeita, mostrando neste rali a razão de ser bicampeão nacional. O açoriano andou forte no início, mas depois teve apenas que gerir a sua prova, até porque atrás de si apenas Pedro Meireles poderia representar relativo perigo, mesmo se no final ainda teve alguns problemas de falta de rendimento do Evo, devido à muita areia acumulada nos radiadores.
Pedro Meireles cumpriu os seus objetivos. Andou demasiado cauteloso e à defensiva, mas o terceiro lugar serve perfeitamente em termos de campeonato, ficando a certeza que ainda existe margem para progressão ao volante do Skoda Fabia S2000.
A luta pelo quatro lugar foi muito interessante, com José Pedro Fontes, Miguel Campos e Fernando Peres a travarem uma luta muito interessante. Peres viria a abdicar da luta no 8º troço, desistindo com uma ponteira de direção partida. Miguel Campos, que não estava contente com o Lancer, queixando-se de alguma falta de tração) tentava controlar este 4º lugar mas acabou por ser surpreendido por um dos pilotos deste rali, que foi José Pedro Fontes.

Ao volante do Subaru e depois de cinco anos sem conduzir em terra, Fontes demonstrou um andamento fortíssimo, sendo regularmente o mais rápido no Gr.N. Só não entrou na luta pelo pódio, devido a um furo no primeiro troço, que o fez perder 40 segundos.
Miguel Barbosa também esteve bem e foi consistentemente rápido, mas ainda não tem a maturidade dos pilotos que terminaram à sua frente, pelo que o sexto lugar é mesmo assim positivo.
Ivo Nogueira também cumpriu com o planeado. Foi-se habituando ao Subaru, tentando ser consistente e rápido, mas os quilómetros ao volante do 4x4 são poucos, pelo que difícil conseguiria melhor classificação perante concorrência tão ilustre e tão bem equipada.
Carlos Oliveira, em mais um Subaru, fechou o lote dos 4x4, com o piloto a mostrar um pouco mais de à vontade ao volante deste carro.
O melhor do CPR2 foi Ricardo Marques. Curiosamente o piloto esteve até à última hora com a sua participação em risco, mas valeu bem a pena o esforço para estar presente, vencendo a prova nesta categoria.
Aliás, no CPR2 verificou-se uma hecatombe como nunca visto. João Barros no Clio S1600 teve problemas com as velas não fazendo sequer o primeiro troço, Paulo Neto viu a caixa do DS3 partir a quatro quilómetros do início da prova, Nuno Pombo no Clio R3 também ficou nessa fase da prova, Armindo Neves teve um problema com um tirante que o levou a chegar em 3 rodas à assistência sendo obrigado a desistir.
Quanto ao Open, que fez aqui a primeira jornada do ano, destaque para a soberba vitória de Carlos Martins. Um início de época muito bem preparado, resultou num vitória sem contestação.

LÍDERES DO RALI:
Ricardo Moura (Pec 1 e 2); Bernardo Sousa (Pec 3 a 9)

VENCEDORES DE TROÇOS:
Ricardo Moura (2); Bernardo Sousa (7)

PILOTO DO RALI:
Bernardo Sousa

MOMENTO DO RALI:
Segunda secção de Bernardo Sousa

MENOS DO RALI:
Tempos e tempos Online

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º Bernardo Sousa / Hugo Magalhães - Peugeot 207 S2000 1h13m17,8s
2º Ricardo Moura / António Costa - Mitsubishi Lancer Evo IX a 46,8s
3º Pedro Meireles / Mário Castro - Skoda Fabia S2000 a 1m10,0s
4º José Pedro Fontes / Paulo Babo - Subaru Impreza WRX a 2m27,3s
5º Miguel Campos / Luís Ramalho - Mitsubishi Lancer Evo X a 2m31,3s
6º Miguel Barbosa / Alberto Silva - Mitsubishi Lancer Evo IX a 2m53,6s
7º Ivo Nogueira / Nuno R. Silva - Subaru Impreza WRX a 3m25,3s
8º Carlos Oliveira / José Janela - Subaru Impreza WRX a 5m48,8s
9º (1º CPR2) Ricardo Marques / Paulo Marques - Citroen C2 R2 Max a 11m38,5s




PAULO HOMEM
www.ralisonline.net

Sem comentários:

Enviar um comentário