Breves Ralis

TESTES PEDRO MEIRELES/MÁRIO CASTRO



"O comportamento é o ponto forte"

Vieira do Minho e Vizo forma os dois locais escolhidos pela Vianauto / Galp Formula para os primeiros testes de preparação da temporada de 2013 do Campeonato de Portugal de Ralis, no qual Pedro Meireles / Mário castro vão estar a bordo de um Skoda Fabia S2000.
Se na zona do Zebral o teste permitiu a Pedro Meireles ficar a conhecer o seu novo carro para o CPR, rodando por isso numa estrada mais larga e de bom piso, já o teste do Vizo tinha o objetivo do piloto fazer os primeiros acertos.
"Correu tudo bem. Obviamente que hoje já foi melhor que ontem, e a cada passagem foi evoluindo e afinando o carro ao meu estilo de condução", começa por afirmar Pedro Meireles após 150 kms de testes, dizendo que "é um carro mais fácil de conduzir que o Lancer na maioria dos aspectos, mas em termos de utilização do motor é muito diferente, exigindo alguma habituação".
Sobre quais seriam os pontos fortes do carro, Pedro Meireles refere que "a estrutura do carro é um ponto forte. É um verdadeiro carro de ralis, mais leve e com uma travagem muito boa, que nos permite travar muito mais tarde. Gostei sobretudo do comportamento dinâmico que é sem dúvida uma ponto forte do carro".
Nestes dois testes a Vianauto / Galp Formula contou com a presença de dois técnicos italianos (o carro era da Skoda Itália), que estarão presentes no próximo teste da equipa antes do Rali Serras de Fafe.
Refira-se que a manutenção e assistência do Skoda Fabia S2000 (sendo um carro com chassis de 2009, possui as mais recentes evoluções) continuará a ser da Sports&You, acompanhada por um técnico italiano em cada prova.



JOSE PEDRO FONTES

A presença de José Pedro Fontes em Vieira do Minho aos comandos de um Subaru Impreza N15 (idêntico ao que Ivo Nogueira estava a utilizar no mesmo teste) acabou por constituir uma surpresa, tanto mais que a sua inscrição no CPR teria sido feira para um Gr.A.
José Pedro Fontes esclareceu ao Ralis Online que "o meu objectivo é fazer o Rali Serras de Fafe, com o Subaru que testei agora em Vieira do Minho. Só não confirmo já a minha presença nesta prova pois estamos à espera de alguns componentes para que este carro fique pronto a competir. Aliás, este teste servia exatamente para ver como o carro estava". Só nessa altura, "lá para dia 11" é que Fontes confirmará, como é seu desejo e intenção estar presente nessa prova.
"Sou e sempre fui um grande defensor da junção do CPR ou Open. A minha presença nessa prova é a forma de eu contribuir para isso que tanto defendi, pois acredito que essa medida, entre outras, tornou o campeonato muito mais interessante e menos dispendioso", diz José Pedro Fontes.
Mesmo afirmando que a prioridade é a sua presença nos GT, na velocidade, o piloto do Porto assume que "não está fora de questão regressar ao ralis nem fora de hipótese". Aliás, a inscrição do piloto no CPR demonstra exatamente isso e "se o Rali Serras de Fafe correr bem...", diz Fontes que irá aproveitar esse balanço.


GUIMARÃES NO CPR EM 2013

Depois de excluída a hipótese de Viana do Castelo, o Targa Clube vai organizar a sua prova do Campeonato de Portugal de Ralis, do Open e do Regional Norte em Guimarães.
Esta prova estará incluída dentro do Guimarães 2013, Cidade Europeia do Desporto, passando a fazer parte integrante do calendário de eventos desportivos que se vão realizar ao longo deste ano naquela cidade.
Aliás, o Ralis Online sabe que a Comissão Organizadora do Guimarães 2013 e o Targa Clube vão mesmo no próximo dia 8 de Fevereiro, pelas 11 horas da manhã, fazer a apresentação formal da prova, que decorerá no Pavilhão Multiusos de Guimarães.
Não é a primeira vez que os eventos do Targa Clube passam por Guimarães, mas será a primeira vez que Guimarães será o centro nevrálgico de uma prova do Targa no Campeonato de Portugal de Ralis.


DIOGO GAGO


Depois de ponderadas as diversas possibilidades que tinha em equação para esta temporada, Diogo Gago acaba de ver confirmado o seu programa internacional nos ralis, tendo presença assegurada na 208 Rally Cup, troféu monomarca reservado aos Peugeot 208 R2 e que terá provas em França, Espanha e Bélgica.
Apesar de ainda ter uma curta carreira nos ralis, o percurso de Diogo Gago tem tido uma evolução gradual, com o jovem piloto algarvio a somar títulos nos troféus monomarca ano após ano, com a sua visível evolução a levá-lo a ser considerado como uma das grandes esperanças do desporto motorizado em Portugal, acabando esta aposta na 208 Rally Cup por ser mais um passo natural na carreira do piloto, como o próprio reconhece.
"A minha carreira embora curta, tem sido proveitosa; os dois anos no Troféu Fastbravo foram o meu berço nas corridas e estou consciente que esta foi a melhor decisão que o meu pai tomou para o meu início de carreira e que resultou na vitória no Troféu no segundo ano de participação. O ingresso no Desafio Modelstand com o Peugeot 206 foi o passo certo para dar continuidade à aprendizagem após dois anos no troféu Fastbravo e a vitória no Modelstand foi também o fruto de uma época bem preparada e de um bom começo de carreira que encarei sempre com muita determinação. Neste trajecto, é importante referir o desempenho e determinação do meu navegador Jorge Carvalho, que foi um dos pontos fortes destes três anos de ralis", começou por dizer Diogo Gago, em jeito de retrospectiva dos seus primeiros três anos de competição nos troféus monomarca, que tem sido verdadeiras escolas de Campeões em todo o Mundo e que tem servido de rampa de lançamento para muitos pilotos de topo com carreiras internacionais.
Para a sua quarta temporada nos ralis, a carreira de Diogo Gago marca a sua estreia em provas internacionais e no competitivo Peugeot 208 Rally Cup, competição que contará com concorrentes de vários países, todos aos comandos do competitivo Peugeot 208 R2, carro em que o piloto já andou.
"Embora não tenha guiado o carro, tive oportunidade de participar num co-drive ao lado do Bryan Bouffier e que foi uma experiência bastante interessante, pois este teste permitiu-me sentir como se comporta o carro perto do limite das suas capacidades e assim ficar já com uma ideia das suas potencialidades", contou Diogo Gago.
Sobre a 208 Rally Cup, Diogo Gago diz que "a expectativa é grande, mas primeiro temos que saber onde nos enquadramos face à concorrência. Para além de pilotos franceses, espera-se que pilotos de outros países venham a participar na competição. O objectivo é dar continuidade ao processo de aprendizagem e evoluir cada vez mais como piloto e para isso nada melhor do que a participação num troféu que se espera muito competitivo".
O Peugeot 208 R2 de Diogo Gago será entregue hoje mesmo pela Peugeot Sport em França, com a preparação da viatura a iniciar-se desde já, cabendo à Pit Stop a preparação e assistência da mesma.
A primeira prova da dupla Diogo Gago/Jorge Carvalho na Peugeot 208 Rally Cup, será o Rallye Terre des Causses, prova que terá lugar entre os dias 5 de 7 de Abril na região de Capdenac-Gare.
Calendário da Peugeot 208 Rally Cup:

5 a 7 de Abril – Rallye Terre des Causses
17 a 19 de Maio – Rallye Lloret – Terre de Catalunya (Espanha)
28 a 30 de Junho – Rallye Terre de Langres
26 a 28 de Julho – Rallye Terre Auxrrre
6 a 8 de Setembro – Rally du Mont Blanc – Morzine
11 a 13 de Outubro – Rally d'Antibes Côte d'Azur
1 a 3 de Novembro – Rallye du Condroz (Bélgica)






PAULO HOMEM
www.ralisonline.net


Sem comentários:

Enviar um comentário