Rafael Lobato



JOVEM PILOTO PORTUGUÊS A CAMINHO INGLATERRA


Esta tem sido uma semana repleta de surpresas para o jovem piloto de Vila Real.

   Depois de na terça-feira ter marcado presença em Lisboa na cerimónia do Troféu Essilor Volante de Cristal – Carro do Ano 2013, onde foi distinguido com o prémio “Piloto Revelação do Ano 2012” instituído pelo Autosport, a equipa foi surpreendida com o convite para marcar presença na sessão oficial de testes para o Campeonato da Europa de Ralicross.
  
O convite foi endereçado pela organização da Junior Rallycross (JRX) de que fazem parte Kenneth Hansen (14 vezes Campeão Europeu) e Marc Laboulle.
   
A sessão de testes em Lydden Hill está aberta a todos os pilotos que tencionam disputar o Campeonato Europeu de Ralicross e são esperados bastantes pilotos de todas as classes que o compõe, uma vez que nesta pista se irá realizar a primeira prova da época 2013, entre 27 e 28 de Março e esta será uma oportunidade de ouro de fazer os últimos acertos e verificações nos carros com as especificações de 2013 e ao mesmo treinar o próprio traçado.
  
 Apesar do escasso tempo para preparar a deslocação, temos o prazer de anunciar que Rafael Lobato marcará presença, já esta sexta-feira 22 de Fevereiro, na pista de Lydden Hill no sul de Inglaterra.
   Aí terá oportunidade de testar o carro da classe Junior Rallycross, destinada a pilotos entre os 14 e os 18 anos de idade.

Este convite surge na sequência de um outro feito em Setembro passado para o piloto participar nas duas últimas rondas do Campeonato Europeu, na Finlândia e Alemanha. Nessa altura, o escasso tempo para reunir todas as condições logísticas e financeiras inviabilizou essa presença.
   
Rafael Lobato irá conduzir o carro JRX, um protótipo a uma escala de cerca de 2/3 dos carros WRC, em que os carros são todos iguais entre si, diferindo apenas na carroçaria escolhida, de modo a assemelharem-se aos verdadeiros bólides.

Dotado de um chassis tubular, o veículo concebido pela empresa MAKS em França, possui um motor com 600 cc e uma potência de 140 cv. A transmissão serve-se de uma caixa sequencial de 6 velocidades para proporcionar a tracção permanente às 4 rodas.
  
A deslocação a este teste destina-se a proporcionar ao piloto mais uma fantástica oportunidade de guiar um carro único e poder estar no meio dos seus ídolos europeus da modalidade. Espera-se que rapidamente se habitue à condução de um veículo 4x4 de caixa sequencial e que possa ao mesmo tempo avaliar a validade das suas performances. Ao mesmo tempo, a equipa irá reunir com a organização para se inteirar de todos os pormenores tendentes à eventual participação do piloto no Campeonato Europeu, que se deve iniciar em Maio na Hungria, logo após a prova portuguesa de Montalegre. De seguida serão disputadas as provas da Finlândia, Noruega, Suécia, França, Áustria e Alemanha já no final de Setembro.

  Numa conjuntura económica tão desfavorável como aquela que atravessamos, não será fácil reunir os apoios necessários para esta aventura, mas não podíamos deixar passar esta oportunidade de dar o grande salto em frente na carreira do jovem Campeão de Portugal.
  
 Poderão obter mais desenvolvimentos desta participação no Facebook do piloto  Rafael Lobato Fan Page , em JRX Cup ou em FIA European Rallycross Championship


JOSE GIL NEVES
Fonte de texto e photo: Facebook Rafael Lobato

Sem comentários:

Enviar um comentário