Ralis


BREVES RALIS por Paulo Homem (www.ralisonline.net)




RUBEN MOURA


O piloto gondomarense Ruben Moura inicia, na proxima edição do Rali Serras de Fafe a disputar no proximo Sábado, a sua temporada de 2013. Esta será a terceira presença consecutiva na catedral dos ralis em Portugal, sendo que o Ralis Serras de Fafe é uma prova que traz sempre boas recordações ao piloto: "Este é um rali que gosto muito. É sempre um grande prazer fazer estes troços em Fafe. O ano passado diverti-me imenso a fazer a prova e sinto que evolui bastante na condução do carro em pisos de terra pelo que este ano, vou apostado em tentar fazer o melhor resultado possivel, apesar de toda a concorrencia de peso que iremos encontrar."
Presente com o único Citroen Saxo, esta será uma oportunidade para o pequeno bólide frances, que foi sujeito a uma revisão geral no defeso, medir forças com os seus "primos" do grupo PSA, os competitivos Peugeot 206 gti do Troféu Modelstand, conforme nos diz o piloto "será interessante ver até que ponto nos conseguimos intrometer na luta pelas duas rodas motrizes no meio da rapaziada do Modelstand. Há pilotos espectaculares neste troféu e respeitamos muito a concorrância mas não vamos a Fafe para fazer turismo pelo que iremos dar o nosso máximo. O Saxo e o GTI são carros de caracteristicas similares, porém muito diferentes em comportamento pelo que será uma luta interessante, na minha opinião."
Este ano, o piloto gondomarense vai ser novamente acompanhado pelo seu navegador José Moreira, que a faz também a sua segunda presença consecutiva no Serras de Fafe e que conforme o mesmo nos relata "estou ansioso por ajudar o Ruben a igualar a prova espectacular do ano passado, a qual nao fosse uma precalço no logo nos primeiros km's da primeira especial do rali, poderiamos ter feito um resultado muito interessante. A responsabilidade este ano é maior, uma vez que partimos com a necessidade de assegurar rapidamente um bom resultado que nos permita cativar mais patrocínadores e ao mesmo tempo assegurar o resto da época no OPEN."
A equipa tem como objectivo o Campeonato OPEN de Portugal 2013, o qual terá associadas algumas provas do CPR. Assim sendo, esta será uma forma uma pouco menos dispendiosa de acompanhar a caravana do principal campeonato português, a exemplo do que aconteceu nos ultimos dois anos na Taça de Portugal. Os objectivos para já sao claros, segundo o piloto "queremos acima de tudo, assegurar uma posição, pelo menos, à geral das duas rodas motrizes no OPEN, neste Serras de Fafe, que nos permita angariar mais apoios para podermos completar o projecto até ao final da Época. Será para isso que iremos lutar".
O piloto gondomarense agradece mais uma vez o apoio incondicional dos seus patrocinadores/parceiros para 2013: CrazyPhone,AltaMontra,MasterProf,MhmGrafica,Sertorep,Auto Pneus Cerqueira,Sng Garantia Automovel,Trabalho de Mestre,Gondoonda,Almeidacar,BioDeep,Café Velaskez,Maravilhas do Geres. Um agradecimento especial ainda à Familia e a dois amigos "especiais", Bruno Santos e José Gomes.


PEDRO MEIRELES

A época 2013 do Campeonato de Portugal de Ralis advinha-se como uma das mais competitivas dos últimos anos.
O Team Vianauto / Galp Fórmula e o piloto Pedro Meireles muito contribuíram para este rejuvenescimento, adquirindo um Skoda Fábia S2000 com o qual marcará presença no campeonato.
Com a conquista do título absoluto como objectivo traçado para este ano, o piloto vimaranense está convencido de que" não será nada fácil porque existem outros pilotos com muito boas condições e talento para lutarem pelo título".
A primeira prova de fogo será o rali Serras de Fafe considerando Pedro Meireles que "esta prova é de extrema importância para nós. Sabemos que temos carro para lutar pela vitória mas também temos a noção de que necessitamos de mais quilómetros com o mesmo para poder tirar todo o partido do seu potencial. Espero essencialmente fazer um bom rali, mas sobretudo tirar o máximo gozo da viatura que vou tripular e se possível terminar no pódio para depois com mais testes tentar preparar melhor a fase de asfalto, e aí sim, lutar pela vitória nas restantes provas", acrescenta Pedro Meireles.


MIGUEL BARBOSA

Miguel Jorge Barbosa inicia, no próximo sábado, com a participação no Rali Serras de Fafe, a segunda temporada completa no Campeonato de Portugal de Ralis. Depois de ter alcançado o segundo lugar final em 2012, o jovem piloto de Vila Nova de Famalicão parte para a nova época muito motivado e confiante em alcançar bons resultados.
Com o aumento significativo inscritos no CPR 2013, e uma lista de pilotos bem recheada já no Rali Serras de Fafe, Miguel Jorge Barbosa parte para a prova a cargo da Demoporto com grandes expectativas e ciente da exigente tarefa que tem pela frente. "Sendo apenas o meu segundo ano no CPR e após o excelente desfecho de 2012, sabemos que partimos para esta época com responsabilidades acrescidas. Trabalhamos muito na preparação do nosso projecto e estamos muito motivados para o arranque", começa por dizer o piloto famalicense.
Num cenário que se prevê muito competitivo, o Rali Serras de Fafe servirá para medir forças entre o extenso lote de candidatos aos lugares cimeiros da classificação. Para o vice-campeão do CPR "este rali poderá deixar já algumas indicações quanto ao nível do pelotão e penso que partimos todos com grandes expectativas em perceber qual o andamento e de cada adversário. Há muitos regressos, pilotos com muita experiencia, carros superiores e por isso é muito difícil apontar um resultado como objectivo. O lote de favoritos no Grupo N é grande mas vamos tentar lutar pelo melhor resultado possível. Partimos para Fafe confiantes com o Mitsubishi Lancer Evo IX e com optimismo em relação ao que poderemos fazer não só nesta prova como nas restantes do calendário. Vamos dar o nosso melhor", garante Miguel Jorge Barbosa que terá pela primeira vez ao seu lado Alberto Silva que este ano desempenhará as funções de navegador.


PEDRO FINS

Têm início neste próximo sábado os Campeonatos de Portugal e Open de Ralis 2013, numa época que se adivinha das mais competitivas e interessantes dos últimos anos, com o Rali Serras de Fafe a dar o pontapé de saída.
Pedro Fins, Sérgio Rocha e o Peugeot 206 Gti estão a postos para o início de mais uma época, concentrados na sua prova a contar para o desafio Modelstand. No entanto Pedro Fins não espera facilidades para este início de temporada, entrando no rali com cautelas.
"Estamos á espera de um Rali dificil, mas penso estarmos preparados para isso. Vamos procurar não cometer erros, para tentarmos ser o mais rápidos que podermos. Vai ser importante entrar bem no Rali, por isso precisamos de estar muito concentrados no nosso Rali, e não no que os outros estão a fazer. Gostava de discutir a vitória neste primeiro Rali, mas esta ainda é só a primeira prova. É essencial perceber onde nos podemos colocar face ao nossos adversários, e amealhar o máximo de pontos possíveis", diz Pedro Fins.
O Peugeot 206 GTi de Pedro Fins e Sérgio Rocha tem a assistência da SFR Motosport e os apoios da Stock-Car Megastore, Solinca, Reebok, Rambaxy Genéricos e NWI Casas.


ROBERTO CANHA

Roberto Canha, a exempo do que fez em 2012, volta a apostar esta temporada no Desafio Modelstand, embora a temporada do piloto madeirense vá mais além do próprio Open.
"Para a época de 2013 pretendemos repetir a participação no troféu desafio modelstand. Este ano o troféu volta a ter um grande número de participantes e bons pilotos, o que me ajudará a continuar a evoluir pois temos que manter um ritmo muito elevado ao longo das provas. Vamos também fazer a totalidade dos ralis do campeonato open e possivelmente o Rali Vinho Madeira", diz Roberto Canha.
Segundo o piloto "na época passada não conseguimos concretizar os objetivos a que nos propusemos no início do ano, pois tivemos muitos azares com o carro. Este ano esperamos realizar uma boa época e queremos ser mais rápidos e constantes ao longo das provas, procurando lutar sempre pelos 5 primeiros lugares do desafio modelstand e do Campeonato Open 2 rodas motrizes. Já efetuámos um teste em piso de terra e estamos prontos para a nova época, que começa já este fim de semana com o rali Serras de Fafe".
Refira-se que ao lado de Roberto Canha voltará a estar o navegador Miguel Cruz, sendo que a assistência técnica continuará a cargo da Matos Competições.

GIL ANTUNES

Este próximo Sábado terá palco na cidade de Fafe a primeira jornada do Campeonato Open de Ralis e do Desafio Modelstand. Para Gil Antunes que esta época renovou a aposta na competição monomarca o principal objetivo é mesmo lutar pela vitória.
O piloto de Sintra irá está época alinhar num novo carro na estrutura da Competisport tendo a seu lado mais uma vez Carlos Ramiro. Numa prova onde não estarão todos os seus adversários, a dupla pretende fazer um rali bastante concentrados, tentando entrar desde cedo ao ataque.
Como nos Salienta o piloto "Nesta prova ainda não estarão presentes todos os nossos adversários do troféu, pelo que será uma mais-valia já nesta prova garantir um bom resultado. Vamos apostar logo de inicio num ritmo forte e consoante o decorrer do rali e o desempenho dos nossos adversários vamos gerindo a nossa prova e acima de tudo poupando ao máximo a mecânica do Peugeot. Os troços são fabulosos muito do meu agrado pelo que estou motivado num bom andamento."
Gil Antunes já testou o Peugeot 206 Gti da Competisport, ficando muito satisfeito com os resultados obtidos. "Foi essencial testar e rodar alguns quilómetros com o carro. Rodamos num piso algo duro e o desempenho do carro foi excelente. Como o carro foi todo revisto, tivemos também a verificar se tudo estava em pleno além de termos conseguido garantir um bom setup para o carro."
Neste teste o piloto rodou já com o novo tipo de pneus do troféu, os Kumho, onde foi possível ter uma noção das principais diferenças para os Pirelli de 2012.
Além do Modelstand, Gil Antunes e Carlos Ramiro pretendem também fazer um bom resultado em termos de duas rodas motrizes no Campeonato Open de ralis, até porque esta competição dispõe agora de um campeonato absoluto para os carros de apenas duas rodas motrizes.








Sem comentários:

Enviar um comentário