Breves Ralis

BERNARDO SOUSA


Depois do título de 2010, Bernardo Sousa está de regresso ao Campeonato que o consagrou como Campeão Nacional.
Depois dos reconhecimentos do Rali Serras de Fafe, o piloto está confiante para a temporada de 2013, onde irá tripular um Peugeot 207 S2000 da equipa italiana PA Racing, naquele que é também um regresso a esta equipa depois de ter feito os ralis Della Colina, Monza e Valais.
"Os objectivos passam por ser campeão nacional", afirma Bernardo Sousa, concretizando de pronto a estratégia que irá utilizar para lá chegar, dizendo que "para isso é preciso terminar todos os ralis, como tal proponho -me a terminar todas as provas entre os três primeiros lugares, tentando obviamente lutar sempre pela vitória".
Pela sua experiência, pela viatura que tripula e pela forma exuberante como encara sempre as suas participações nos ralis, Bernardo Sousa é sem dúvida um dos grandes candidatos a vencer o Rali Serras de Fafe.


JOÃO FERNANDO RAMOS

Já era público que João Fernando Ramos regressaria aos ralis em 2013 aos comandos do Mitsubishi Lancer Evo X da RMC, com a primeira prova prevista a ser o Rally de Portugal, mas uma decisão de última hora acabou por viabilizar a presença da equipa no Rally Serras de Fafe no próximo Sábado dia 23.
Assim, a equipa espanhola liderada por Roberto Mendez volta a ter a seu cargo a assistência da equipa, servindo esta prova como teste prévio à participação no Rally de Portugal, visando obter as melhores afinações no mesmo tipo de piso,em ambiente de competição real.
O piloto da Lousã não enjeitou a oportunidade, e verá regressar à função de navegador Júlio Sousa com quem já fez equipa em 2007 e 2008, numa presença esporádica, apenas neste evento dado que José Janela já assumira um compromisso para esta mesma prova.
João Fernando Ramos espera agora "capitalizar ao máximo esta participação, pois testar em ambiente de competição real, e com um maior número de quilómetros a percorrer em relação ao teste que estava previsto para o Algarve será uma fabulosa oportunidade que nos foi proposta pela RMC."
"É um rali de que gosto particularmente, uma prova em terra que vai servir para voltar a fazer "a mão" ao carro em pisos de terra e começar a preparar convenientemente o Rally de Portugal onde mantemos os nossos objectivos de chegar ao final com o máximo de adrenalina e diversão. É muito importante treinar bem, criar métodos de reconhecimento apenas com duas passagens pois no Campeonato do Mundo vamos ter classificativas enormes e não podemos fazer mais do que duas passagens, e é isso que se fez para este rali."


CARLOS MARTINS

A época de 2013 do piloto de Serpa, Carlos Martins, vai ter início já este Sábado, com a disputa do Rali Serras de Fafe, prova organizada pela Demoporto, que vai para a estrada dia 23 de fevereiro.
Nesta prova o piloto Alentejano vai ter ao seu lado o consagrado piloto Pedro Peres, renovando uma dupla, que tão bons resultados obteve, como foi o caso da vitória absoluta do último Rali Casinos do Algarve.
Os reconhecimentos do Rali Serras de Fafe, já foram efectuados, tendo Carlos Martins aproveitado a ocasião, para treinar da melhor forma a prova, tendo o apronto decorrido de uma forma muita satisfatória.
A ambição passa por nesta primeira prova do COR-Campeonato Open de Ralis, lutar pela vitória e assim dar seguimento a um processo de constante melhoria, nas performances e por outro lado dar o máximo de retorno aos patrocinadores e parceiros, que mais uma vez, renovaram a confiança neste projeto.
O Serpense Carlos Martins, definiu como objectivo para a época de 2013, a luta pelo título absoluto no Open de Ralis e no CRS-Campeonato Regional de Ralis-Sul, onde também estará presente.

Alicerçado, nas competências da equipa Peres Competições, que vai continuar a preparar e assistir o Mitsubishi Lancer Evo VII, no apoio da sua família, amigos, patrocinadores e parceiros, Carlos Martins vai se empenhar, com esforço e dedicação, de forma a conseguir obter, os objectivos a que se propõe.
Carlos Martins é apoiado por, BRAINGAMING, HIDRAUVIANA, MXT, MITSUBISHI MOTORS PORTUGAL.


RAFAEL CARDEIRA

Depois de, em 2012, ter vencido o evento "Bravos em Ação" e de ter participado em 3 ralis ao
volante do pequeno Seat Marbella, Rafael Cardeira pretende em 2013 dar continuidade à sua carreira de
forma mais assídua, projectando para tal uma época completa no Trofeu Fastbravo.

O troféu FastBravo está incluído no calendário oficial da FPAK e decorrerá a par com as provas do
Campeonato Open de Ralis. Assim, o piloto de 21 anos acredita que o seu futuro no automobilismo pode
ser risonho. "Sempre tive o sonho de correr de forma profissional. O ano passado iniciei este projecto e
as coisas correram como era previsto. Sou aventureiro, mas não em demasia. Sei que temos que seguir
um largo caminho até atingir grandes objectivos mas acredito que o futuro vai ser positivo e que posso
chegar longe no automobilismo".

Esta primeira prova servirá não só para o piloto marinhense ganhar maior experiência mas
também para terminar o processo de viabilização financeiro da temporada.

Neste primeiro rali Rafael Cardeira será acompanhado por Rufino Rodrigues da Silva, um co-piloto
com bastante experiência neste troféu.

O Rali Serras de Fafe é a primeira prova da temporada e disputa-se no piso de Terra, sendo uma
das quatro provas que se realizam em conjunto com o Campeonato Nacional de Ralis.



LUIS BASTOS

O jovem Luís Bastos foi uma das grandes revelações do Campeonato Open de Ralis e Campeonato de Portugal Júnior de Ralis em 2012, conseguindo-se já intrometer em todas as provas na luta pelos lugares do pódio.
A aposta no Mitsubishi EVO V permitiu assim ao piloto dar um grande salto e conseguir fazer uma grande evolução em 2012, preparando assim da melhor forma esta nova época que se vai iniciar já no Rallye Serras de Fafe.

Apesar de ainda não ter a totalidade da época confirmada, Luís Bastos irá centrar novamente os seus objetivos no Júnior e Open de Ralis.
Como nos refere o piloto "O grande objetivo da época é ser Campeão Nacional Júnior e ficar entre os cinco primeiros no Open. No momento temos já garantido a nossa participação no Serras de Fafe, Castelo Branco e Monção, estando a aguardar ainda a resposta de alguns sponsors para viabilizar a minha presença no resto do campeonato com as condições mínimas para cumprir os objetivos delineados".
A seu lado esta época estará uma vez mais o seu habitual co-piloto, Paulo Marques, que contudo só irá alinhar em Castelo Branco, pois na prova da Demoporto será Estefânio Pinto a acompanhar o piloto.
O Mitsubishi Lancer foi alvo de uma profunda revisão, tendo o piloto conseguido já ter um primeiro contacto com o carro, onde as primeiras impressões foram muito positivas.

Desta forma a equipa apoiada Nutrystore, PrestNett, CRN, Clínica Médica Dentária Dr. Rui Monterroso Lda, Câmara Municipal de Celorico de Basto e Fernando Costa Motorsport, será assim uma das principais candidatas aos lugares da frente, sobretudo num rali e tipo de piso em pleno para Piloto e Carro.


PAULO HOMEM
www.ralisonline.net




Sem comentários:

Enviar um comentário