Clube Escape Livre



40 anos celebrados com gala e palestra


É já no dia 22 de fevereiro que a grande festa de aniversário reúne, na Guarda, grandes nomes ligados ao automóvel, ao desporto e à segurança, os vetores que sempre orientaram o programa Escape Livre. Na cidade mais alta vão estar também grandes carros e o piloto Mário Patrão, acompanhado da Suzuki com que se estreou no Dakar 2013.

A festa comemorativa dos 40 Anos do Programa Escape Livre começa ao final da tarde com a palestra denominada “Automóvel, Turismo, Segurança – Desafios do Futuro”. Na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço vão estar, para falar destes temas, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro e o presidente da Naturtejo e vice-presidente do Turismo Centro de Portugal, Armindo Jacinto, num evento de entrada livre a todos os interessados.

O pavilhão do NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, no parque industrial, é o local que se segue para as celebrações, não só do 40º aniversário do programa automóvel mais antigo do país, como do 65º aniversário da Rádio Altitude, também ela a rádio local mais antiga de Portugal, bem como uma especial 15ª Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos.

A gala inclui um jantar que contará com cerca de 200 convidados, e será abrilhantada com alguns carros de sonho, nomeadamente um Lamborghini, um Bentley e um Audi A7. De salientar também a presença da moto Suzuki de Mário Patrão conduzida no Dakar 2013 que terminou há dias. O campeão nacional de Todo-o-Terreno nas categorias Absoluto e TT2 já garantiu a sua presença no evento.

Na mesma noite, o Prémio Escape Livre 40 Anos será atribuído a várias entidades e personalidades marcantes na atividade e na história do Programa. Por se tratar de um evento especial, a comissão de honra das celebrações também não foi descurada. Encabeçada por Miguel Macedo, conta com Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura, Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo, e João de Almeida Santos, Presidente da Assembleia Municipal da Guarda, entre outros nomes de referência.

Luís Celínio, fundador do Programa Escape Livre, realça “o muito esforço e empenho de uma equipa para nos dias de hoje assinalar um acontecimento que nos orgulha a todos e que dignifica e projeta a Guarda”.

Já o diretor da Rádio Altitude, Rui Isidro, considera que “A Rádio Altitude não tem uma data precisa para celebrar o nascimento. A História, num meio de comunicação social como a rádio, faz-se rodos os dias, porque em cada nova jornada o ontem já é memória. Sabe-se, porém, que há 65 anos nesta altura o sonho já estava a tomar forma. O que agora assinalamos, singela e simbolicamente, é a longevidade de um desafio. Mais do que nós, quem mais pode orgulhar-se é a Guarda no conjunto: tem uma instituição que está entre os pioneiros da radiodifusão sonora em língua portuguesa.”  




ANTONIO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário