WRC- BREVES

S2000 próximos dos novos WRC?

Com a mudança nas regras do WRC, e o 'downsizing' dos carros, muitos entendem que os S2000 estão agora demasiado próximos do andamento dos novos WRC. Será assim?
No mínimo, não parece! Da mesma forma que os novos WRC não perdem demasiado para os WRC do ano passado, e apesar de ser verdade que os S2000 estão mais próximos 'destes' WRC, a verdade é que a diferença continua a ser grande. Se 'falarmos' dos melhores pilotos de cada categoria a margem é enorme, cerca de 1 minuto a cada troço a rondar os 15 kms.
Mas num caso destes estaríamos a fazer comparações de Sébastien Loeb com Juho Hanninen ou Nasser al-Attiyah, portanto, injustas. Se compararmos um piloto experiente como Henning Solberg, com o finlandês da Skoda a questão é bem diferente, pois as margens continuam a existir a favor dos WRC mas a diferença esbate-se muito, e quanto muito, ronda os 20 segundos, em condições normais, mas com tendência para diminuir. A juntar a isto, acresce o facto de estarmos a comparar pilotos que estão a lutar pela vitória na sua classe (SWRC) com outros que têm as suas posições definidas. Há portanto muitas 'nuances' envolvidas, e só com o passar do tempo saberemos mais concretamente a diferença real, que existe.
Em resumo, se fosse possível comparar carros e não envolver pilotos, acreditamos que a margem rondará entre 1,5 a dois segundos por quilómetro. Depois existe a questão da rapidez dos troços. Quanto mais rápidos são os troços, maior é a margem dos S2000 para os WRC. Por fim, vai ser bastante mais habitual ver S2000 no top 10 das provas, mas isso terá muito mais a ver com a juventude dos novos WRC do que propriamente com a rapidez.
Mas para poder tirar as suas próprias conclusões, nada melhor que olhar para a tabela de tempos, comparando os registos em todos os troços de S. Loeb, H. Solberg, F. Villagra, N. Al-Attiyah e J. Hänninen. Desta forma, no WRC, temos um super- piloto, um piloto experiente, e um dos mais fracos. No SWRC, só mesmo os melhores.



Al-Attiyah desclassificado perde vitória no SWRC

Nasser Al-Attiyah perdeu a vitória que alcançou na prova de abertura do SWRC que se realizou este fim de semana no México. O recente vencedor do Dakar, viu o seu Ford Fiesta S2000 'chumbar' nas verificações técnicas finais, pelo que a vitória 'sobrou' para Martin Prokop, também em Ford Fiesta S2000.
Na estrada, Nasser Al-Attiyah aproveitou os erros dos seus adversários, como por exemplo Juho Hänninen (Skoda) ou o jovem Ott Tänak (Ford) e depois de ter estado no comando das operações desde a primeira especial, acabaria por vencer e posteriormente ser desclassificado.
Tänak foi o primeiro grande rival de Al-Attiyah, mas viria a sair de estrada no sábado e apenas regressou em SuperRally. Também Hänninen cometeu um erro ao fazer um pião e danificar a caixa de velocidades do Fabia logo na superespecial de abertura, vindo mais tarde a recuperar tempo até sofrer novo despiste na penúltima classificativa, terminando em segundo fruto da desclassificação de Attiyah. Martin Prokop (Ford) recuperou muito na parte final da prova, mas só veria confirmada a vitória na secretaria. Tänak foi terceiro e o teenager Karl Kruuda (Skoda) fechou o grupo de quatro pilotos que alinharam na prova mexicana.




Volkswagen no WRC: Sébastien Loeb negou, Petter Solberg é o próximo?

A VW está prestes a anunciar a entrada no WRC e terá tentado contratar Sébastien Loeb, que recusou. Agora deverá tentar assegurar os serviços de Petter Solberg.
São cada vez mais insistentes os rumores que a Volkswagen vai anunciar a sua entrada no WRC durante o Vodafone Rally de Portugal. De acordo com notícias postas a circular na imprensa internacional, a VW vai entrar no WRC com um 'budget' que ronda os 100 milhões de euros, um valor absolutamente astronómico, que 'diz' que a marca alemã vem para vencer a curto prazo.
Com esta entrada, a que se junta a da MINI a tempo inteiro em 2012, o WRC voltará a ter quatro equipas oficiais, Citroen, Ford, MINI e Volkswagen. O anúncio deverá ser feito a 22 de março no Algarve, numa festa que irá igualmente celebrar os feitos da marca no Dakar.
Relativamente ao carro, apesar de se ter falado inicialmente do Scirocco, ao que tudo indica, o modelo escolhido, será um Polo. O engenheiro francês Francois-Xavier Demaison, que nos últimos anos colaborou com a estrutura de Petter Solberg e que já trabalhou na Citroën, Peugeot e Subaru, é um dos envolvidos neste projeto secreto.
Carlos Sainz será certamente um dos 'testa de ferro' da nova equipa, e relativamente aos pilotos, sabe-se que a VW tentou contratar Sébastien Loeb, mas este não terá aceite o convite. Petter Solberg é o senhor que se segue.
Por fim, nota para o desagrado dos homens da Skoda, que viram as suas aspirações em ascender ao WRC ir por água abaixo, pelo que a marca checa deverá manter-se no IRC por muitos e bons anos.




PWRC com 18 inscritos para temporada 2011

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) encerrou a lista de inscritos para o Mundial de Produção (PWRC) de 2011, com a competição a contar com 18 pilotos inscritos.
Este ano, sete ralis contam para o PWRC, com seis eventos para nomeação. Desde a ronda de abertura, na Suécia, em que 13 dos então 15 inscritos começaram o evento, juntaram-se mais três competidores.
Estes incluem um dos favoritos para a modalidade, o neozelandês Hayden Paddon, que foi um dos pilotos que mais se destacou no Pirelli Star Driver em 2010. Além disso, conta-se ainda com o mexicano Benito Guerra, vencedor da classe 3 extra-campeonato do Rali do México deste ano e um piloto pouco conhecido vindo da Palestina. Trata-se de Rami Daoud Jaber, que irá pilotar um Lancer Evo IX em Portugal.
Com a possibilidade dos pilotos mudarem o tipo de carro durante a temporada, apenas um piloto do PWRC deste ano (Harry Hunt, do Citroën DS3 R3T) anunciou a sua intenção de competir na nova Taça para Carros de Produçao, oferecida para os pilotos do PWRC que compitam em carros com duas rodas motrizes (2WD) com qualquer carro R1, R2 ou R3. Três eventos têm o rótulo de imperdíveis: todos os 18 pilotos nomearam Portugal, Espanha e Grã-Bretanha.




FIA conclui processo de inspeção do novo MINI Countryman S2000

Os responsáveis da FIA concluíram o processo de homologação (que durou dois dias) ao novo MINI John Cooper Works S2000 na fábrica da Prodrive em Banbury, abrindo caminho à homologação dos carros para Armindo Araújo e Daniel Oliveira, ambos inscritos para o próximo Rali de Portugal.
Fontes na Prodrive garantiram que a inspeção decorreu normalmente e bem, ainda que o processo não fique completo até que a FIA confirme que está satisfeita com o carro e que os devidos papéis sejam emitidos. A inspeção do kit obrigatório para converter o carro no MINI John Cooper Works WRC será realizada no mês de abril.





PROXIMA PROVA WRC

RALLYE DE PORTUGAL 24,25,26,27 MARÇO 2011

 
 
NUNO DINIS
JOÃO BICA
RICARDO PEREIRA
GIL NEVES

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