PEUGEOT SPORT



BAPTISMO DO 908

COM LAMY AOS COMANDOS DO CARRO N.º 8


A luz verde para a segunda edição da Intercontinental Le Mans Cup vai acender-se na Florida com as 12 Horas de Sebring. Detentora do título, a Peugeot fará alinhar dois novos 908, que terão a primeira saída oficial. O n.º 7 será pilotado pelos vencedores de 2010, Alexander Wurz, Marc Gene e Anthony Davidson, enquanto que o n.º 8 será entregue a Franck Montagny, Stéphane Sarrazin e Pedro Lamy.


Ganhar experiência

Depois de ter rolado pela primeira vez a 27 de Julho de 2010 e de ter sido apresentado oficialmente no passado dia 3 de Fevereiro, o Peugeot 908 fará a sua primeira corrida, em Sebring (Estados Unidos), a 19 de Março.
Equipado com um motor V8 HDi FAP turbo diesel de 3,7 litros de cilindrada, que desenvolve 550 cv, a mais recente criação da Peugeot Sport será uma das poucas máquinas da categoria LMP1 a apresentar-se na partida de acordo com a regulamentação de 2011.
Como previsto no calendário da equipa e seguindo o programa de desenvolvimento técnico, irão alinhar dois Peugeot 908 em Sebring.
«O nosso objectivo prioritário nos Estados Unidos é o de ganhar experiência», refere Bruno Famin, o director técnico da Peugeot Sport. «O 908 é um carro totalmente novo e, como acontece com os modelos novos, é preciso trabalhar e rolar para fiabilizar o seu comportamento. De acordo com o nosso caderno de encargos, temos a intenção de ir até ao fim das 12 horas para fazer quilómetros e obter informações mais precisas, já que temos que aprender a obter a melhor performance do carro. É o que temos feito nos testes privados, mas temos necessidade de o fazer em condições de corrida. Quer no aspecto técnico, quer no aspecto humano, a todos os níveis, temos ainda muito para descobrir».

Corrida complicada

Com 56 equipas inscritas, as 12 Horas de Sebring anunciam-se difíceis. «É uma corrida atípica e onde acontecem sempre muitas coisas», diz Olivier Quesnel, director da Peugeot Sport. «É uma corrida americana, com muitas neutralizações e com regulamentos diferentes dos de Le Mans, em particular, no que diz respeito à paragem nas boxes. Tudo pode mudar a cada momento! Trata-se de um excelente exercício para toda a nossa equipa, pilotos, engenheiros, mecânicos se prepararem para enfrentar situações extremas. Temos de estar preparados para as 24 Horas de Le Mans, mas atentos ao desenrolar do campeonato».
Campeão no ano passado, após as três provas do campeonato de resistência ILMC e vencedor em Sebring em 2010, o Team Peugeot Total inscreveu-se, em 2011, na totalidade do campeonato, que integra sete corridas, tendo como ponto alto as 24 Horas de Le Mans. «É essa vitória, em Junho, que queremos acima de tudo», insiste Olivier Quesnel. «Mas é óbvio que se não tivermos nenhum problema particular em Sebring, de ordem desportiva ou técnica, queremos ganhar».

Duas equipas de ponta

No carro n.º 7, que se reconhece pelos retrovisores azuis, estará a equipa vencedora das 12 Horas de Sebring de 2010, constituída por Marc Gene, que fará a qualificação, Anthony Davidson e Alexander Wurz, que estará ao volante no momento da partida.
O carro n.º 8, com retrovisores brancos, será reforçado por Pedro Lamy, que se juntará a Stéphane Sarrazin, que fará a qualificação, e Franck Montagny, que alinhará à partida.
A partida para as 12 Horas de Sebring será dada no sábado, 19 de Março, às 10.30 (hora local) e, até lá, o Team Peugeot Total estará em acção a partir deste sábado, dia 12, para uma sessão de treinos privados, que dará início a uma semana repleta de trabalho.



Horário das 12 Horas de Sebring


Quinta-feira, 17 de Março (hora portuguesa entre parêntesis)

10.15 – 11.15: Treinos livres (15.15 – 16.15)
15.05 – 16.05: Treinos livres (18.05 – 19.05)
19.50 – 21.35: Treinos nocturnos (22.50 – 00.35)


Sexta-feira, 18 de Março

10.40 – 11.40: Treinos livres (15.40 – 16.40)
15.35 – 15.50: Qualificação LMP1/LMP2 (18.35 – 18.50)

Sábado, 19 de Março

08.00 – 08.25: “Warm up” (11.00 – 11.25)
10.30 – 22.30: 12 Horas de Sebring (15.30 – 03.30)


JOÃO BICA

Sem comentários:

Enviar um comentário