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PEUGEOT APRESENTA 908 HYBRID4 NO SALÃO DE GENÈVE




Apresentado no passado mês de Fevereiro, o novo 908 revela-se ao público no Salão de Genève numa versão híbrida diesel já com objectivos definidos para 2011.
Correspondendo à nova regulamentação técnica da disciplina de resistência, o 908 contribui para a ofensiva da Marca em 2011, sendo a confirmação do seu envolvimento ambiental uma questão de fundo. A conciliação, ao mais alto nível, de sensações de condução e performances ambientais é parte integrante da própria identidade da Peugeot. Em 2011, este envolvimento será suportado, nomeadamente, pela tecnologia HYbrid4, a qual conjuga o diesel e o eléctrico, dois territórios de excelência históricos da Marca.


A tecnologia 908 HYbrid4

Após a apresentação do seu demonstrador híbrido em 2008, no circuito de Silverstone, a Peugeot Sport continuou a trabalhar nesta tecnologia, sempre em estreita colaboração com os engenheiros do Grupo.
O 908 HYbrid4 utiliza um sistema baseado no princípio da recuperação da energia cinética da viatura durante as fases de travagem e da sua restituição nas fases de aceleração. A energia assim disponibilizada permite uma melhoria significativa do rendimento do grupo moto propulsor.
O sistema proporciona um ganho de potência de 60 kW (80 cv), utilizado durante os poucos segundos que duram as fases de restituição. A energia armazenada nas baterias de iões de Lítio – 500 kJ entre duas travagens – é fornecida às rodas traseiras de forma automática durante as acelerações (ausência de comando «push to pass»). O modo eléctrico exclusivo é possível quando a viatura entra nas boxes e será utilizado para a homologação do veículo.

Objectivos visados pelo 908 HYbrid4

Após a apresentação do 908 HYbrid4, com a sua carroçaria branca, como novidade mundial no Salão de Genève, a Peugeot Sport passa a visar dois outros objectivos: rodar no dia 24 de Abril em Le Mans no quadro da jornada de testes das 24 Horas de Le Mans e participar numa prova até final da temporada de resistência de 2011.
Estes objectivos são tanto mais ambiciosos quanto a sua concretização vai depender, simultaneamente, do bom desenrolar da preparação das 24 Horas de Le Mans com o novo 908 e dos resultados dos primeiros ensaios do 908 HYbrid4 a realizar no final de Março.


Ficha técnica do 908 HYbrid4

Chassis: monocoque em carbono
Caixa de velocidades: sequencial, hidráulica, 6 velocidades + marcha-atrás

Motor térmico

Diesel V8 HDi FAP
Cilindrada: 3,7 l
Potência: 550 cv

Sistema híbrido

Potencia: 60 kW (80 cv)*
* unicamente durante as fases de restituição de energia

Energia restituída:
• Através das rodas traseiras;
• 500 kJ entre duas travagens;
• Armazenada em baterias de iões de Lítio
• Restituição automática durante as fases de aceleração (ausência de comando «push to pass»).

Modo eléctrico exclusivo possível quando a viatura entra nas boxes.

Dimensões

Comprimento: 4.640 mm
Largura: 2.000 mm
Distância entre eixos: 2.950 mm
Altura: 1.030 mm
Peso: 900 kg






GIL NEVES

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