MIGUEL OLIVEIRA

UMA PÁGINA HISTÓRICA VAI SER VIRADA POR MIGUEL OLIVEIRA NO MOTOCICLISMO PORTUGUÊS DE VELOCIDADE, COM A SUA PARTICIPAÇÃO NO CAMPEONATO DO MUNDO DE VELOCIDADE 125cc



TEAM ANDALUCÍA BANCA-CÍVICA E MIGUEL OLIVEIRA PRONTOS PARA O MUNDIAL DE 125

Os treinos realizados na pré-temporada chegaram ao fim, e o relógio começou a contagem decrescente até ao dia 17 de Março de 2011, onde pela primeira vez na história, Portugal vai ter um representante permanente no Campeonato do Mundo de Velocidade de 125 cc, o jovem Miguel Oliveira, de 16 anos.

O Português que assinou novamente pelo Team Andalucía Banca-Cívica, equipa de Pedro Machado para debutar no MotoGP no Grande Prémio do Qatar, na corrida que é realizada à noite e abre a temporada de 2011, pela 16h00 (Continentais) de domingo 19 de Março, poderá ser visto na SportTV em directo. Em todos os treinos e as 18 corridas. A moto vermelha com o nº 44 identificará Miguel Oliveira na tv.

Após o ultimo treino, Miguel Oliveira revelou o que pensa sobre este curto período de testes nas três pistas ibéricas:

Pergunta (P): Como se sente por ser o primeiro português a participar no Mundial?

Miguel Oliveira (MO): Orgulhoso de ter esta possibilidade. Espero corresponder à confiança que me tem sido depositada quer por parte dos meus apoiantes quer pela equipa.”

P: Como correu a pré-temporada de Miguel Oliveira?

MO: As condições climatéricas não nos deixaram rodar tanto como queríamos, mas no final considero que fizemos um trabalho bastante positivo.

P: Como correu a sua entrada para o Mundial até ao momento? E a adaptação à equipa que mesmo sendo a mesma, reforçou os seus efectivos?

MO: Foi facilitada em virtude de continuar com a mesma equipa e com as mesmas pessoas com que participei no ano passado no CEV.


P: A moto evoluiu muito desde o primeiro teste até ao fim do último treino?

MO: Para já não houve alterações significativas, preocupamo-nos em que eu fizesse mais quilómetros. Permitiu-nos experimentar algumas afinações mais arrojadas, que ficámos a saber que não servem. Sabemos que não vale a pena experimentar aquela via, pelas reacções da moto. Descartámos desde já algumas possibilidades.


P: Onde é que evoluiu mais desde o primeiro teste?

MO: A adaptação, o que faz com que esteja mais familiarizado com a moto. Estivemos muito tempo sem andar com a moto de corrida, por isso estou agora mais adaptado à moto, prevendo com mais facilidade as suas reacções.


P: Tirando o Estoril, Assen e as pistas espanholas, vai ter muitos traçados novos para aprender. Até que ponto é que isto pode ser uma dificuldade para si?

MO: O tempo que tenho de dispor para apreender o circuito é desperdiçado em possíveis afinações, o que não permite ser rápido logo de início.


P: Causou sensação durante os testes de pré-época, sempre com tempos entre os seis primeiros e bem perto da frente para um estreante. Acha que isto o vai colocar sob pressão quando o Campeonato começar?

MO: Não, o objectivo está traçado, ficar entre os dez primeiros e se possível o “roockie do ano”. Os testes são uma coisa, as corridas são diferentes. Não posso elevar as expectativas, basta olhar a lista de pilotos com muita experiência que vão correr nas 125 esta temporada. Mas, quem sabe se em algum circuito possa haver alguma surpresa

O que disseram os responsáveis da equipa sobre o Miguel Oliveira?

Pedro Machado, Director da equipa: “Estou muito contente com o desenvolvimento da equipa. O trabalho do Miguel foi muito importante nestes três testes. Esta equipa com só um ano de experiência no Mundial, terminamos os treinos da IRTA com as duas motos no top 10 é impressionante.”

Enrique Quejal, Director Técnico e Desportivo: “Encontrámos a solução para alguns problemas que já vinham desde o ano passado. Principalmente, porque depois pudemos trabalhar num bom equilíbrio do chassis. Óptimo no trem dianteiro em travagem, e ainda uma boa configuração do motor para ambas as motos.”
“O melhor é que apesar da chuva e do mau tempo, conseguimos testar muitas coisas e ficar a saber o que não nos interessa, o que poupará muito trabalho e tempo nas corridas. Porém, o melhor de tudo é que as soluções encontradas servem para os dois pilotos, o que vai tornar mais simples e rápidas a escolha das melhores afinações”, concluiu o novo responsável técnico da equipa.

 
 
OS ADVERSÁRIOS DE MIGUEL OLIVEIRA NO MUNDIAL DE MOTOCICLISMO 125 cc.

O piloto português da equipa de Pedro Machado, terá na sua temporada de adaptação ao Grande Circo com o Team Andalucia Banca Cívica, uma forte concorrência.*



      Piloto                            Idade                   G.P’s                                Equipa em 2011                   
Nicolas Terol                         23                         96                                     Aspar Team             
Sérgio Gadea                         25                        124                            Pev Bluesens Smx Paris Hilton
Hector Faubel                        27                        132                                   Aspar Team
Sandro Cortese                      21                         99                             Intact Racing Team Germany
Efren Vasquez                        25                         58                                   Ajo Motorsport
Johann Zarco                         21                         33                                   Ajo Motorsport
Jonas Folger                          18                         37                              Red Bull Ajo Motorsport
Louis Salom                          20                         28                                       RW racing GP
Louis Rossi                           22                         30                                     Matteoni Racing
Alberto Moncayo                 20                          22                              Team Andalucia Banca Cívica

A opinião de Duarte Cancella de Abreu:

É sobejamente conhecida a rivalidade entre Miguel Oliveira e Maverick Viñales, havendo entre os dois, uma competição constante e saudável durante as corridas, e fora da pista uma relação normal. Viñales tem à sua disposição outros recursos desde o início da carreira, só possíveis num país com grandes tradições nas motos como é a Espanha. Miguel Oliveira é o pioneiro em Portugal, abrindo um caminho ao demonstrar que é possível montar um projecto sério que levará um jovem luso a participar no Mundial de 125, com um grande esforço financeiro, no Moto GP. Sobre este aspecto não é altura adequada para falar, passando ás curiosidades:

Ambos têm 16 anos e nasceram com poucos dias de diferença, exactamente no mês de Janeiro de 1995, o Miguel no dia 4 e o espanhol a 12, uma semana (8 dias) de diferença.
O Miguel Oliveira marcou a sua passagem pelas pistas fora da península ibérica, ao ser convidado “Wild card” para correr na Red Bull Rookies Cup. Vitória em Donington em Inglaterra e logo oito dias depois, novo triunfo, na “catedral” de Assen na Holanda, com mais de 100.000 espectadores em 2009. Este ano ganhou mais corridas do CEV do que o seu rival, mas o Campeonato viria a ser decidido com a intervenção externa, quando o piloto português foi empurrado para fora do asfalto, por um piloto que ia ser dobrado e devia ter tido o cuidado de respeitar as bandeiras que lhe eram mostradas pelos comissários de pista. Miguel Oliveira perdeu o campeonato por 2 pontos, a favor de Viñales. O espanhol venceu também o título Europeu de 125 e Miguel Oliveira foi Vice-Campeão.
Na luta pelo melhor Rookie de 2011, Maverick conta com um companheiro de equipa dos mais experientes, Sérgio Gadea, que já correu 124 GP. Miguel, que tem sido sucessivamente mais rápido que o seu colega de equipa, Alberto Moncayo nos testes pré-temporada, está satisfeito com o trabalho de equipa que ambos desenvolveram, e que foi muito apreciado pelo novo Director Técnico e Desportivo.
Muito bem trabalha a equipa de Pedro Machado, mas o piloto português, sem dúvida que “faz a diferença”, ao ser rápido e muito regular, e ao longo dos anos tornou-se num grande profissional, que participa activamente nas actividades da equipa e dos patrocinadores, e se relaciona com a comunicação social com grande respeito. sempre que está liberto das reuniões e conversas técnicas com os responsáveis da sua moto, os engenheiros da equipa, ou outros técnicos da estrutura.


* estudo e comentário de opinião, realizado por Duarte Cancella de Abreu, consultor de Miguel Oliveira desde 2008.



FONTE: DUARTE CANCELLA DE ABREU




NUNO DINIS

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