VODAFONE RALLYE DE PORTUGAL 2011



Um rali perto da perfeição para a Citroën



O terceiro e último dia desta edição do Vodafone Rally de Portugal viu um resultado quase perfeito para a Citroën Total World Rally Team. A terceira ronda do FIA World Rally Championship 2011teve um terceiro vencedor diferente com as honras a pertencerem a Sebastien Ogier, que ganhou em Portugal pelo segundo ano consecutivo. Em segundo lugar ficou o seu companheiro de equipa Sebastien Loeb que com o bónus da vitória no “Power Stage” recolheu mais três pontos. Na Ford Abu Dhabi World Rally Team, Jari-Matti Latvala reivindicou a terceira posição do pódio depois de três dias de muita competição com os homens da marca francesa e com o seu companheiro de equipa.
No último dia foram disputadas quatro classificativas com uma dupla passagem por Silves e Santana da Serra, esta última a mais longa (31,04 km) onde aconteceu o “Power Stage”. No entanto, a chuva na penúltima classificativa parecia que iria ser decisiva para o resultado final o que no entanto não aconteceu.
A passagem inicial pelo troço de Silves definiu o cenário deste dia final. Sebastien Loeb não atacou mas rodou num ritmo normal com o claro intuito de não pressionar o companheiro de equipa. E a vantagem de Ogier era suficiente para manter a liderança, para mais não estando sobre pressão e só um erro lhe iria retirar o triunfo. A equipa da Ford voltou a estar em destaque com Mikko Hirvonen a arrebatar o quarto lugar a Matthew Wilson logo no início do dia.
O troço pareceu ser um treino ideal para a passagem do início da tarde (Power Stage), com Petter Solberg a ser o mais rápido, procurando encontrar o “set-up” ideal para recolher posteriormente os pontos adicionais em disputa. Mads Ostberg seguiu o exemplo garantindo o segundo melhor tempo, mas ao contrário de Solberg foi incapaz de efectuar qualquer ganho real na classificação geral, na sequência do tempo perdido no primeiro dia.
A má sorte da Ford voltou a acontecer com Mikko Hirvonen a partir a suspensão do seu Fiesta, deixando em aberto se seria novamente capaz de voltar a conquistar o quarto lugar. Mas a reparação efectuada na Zona de Assistência no fim da primeira secção deu os seus frutos para passar novamente Matthew Wilson na classificação final.
O líder do PWRC Hayden Paddon ainda apanhou um susto neste derradeiro dia quando partiu a suspensão traseira do seu Subaru e perdeu dois minutos. No entanto problemas para o segundo classificado, Benito Guerra, significaram que Paddon teve um aumento real de um minuto, apesar dos problemas.
Mas foi a primeira classificativa da última secção que parecia ser factor decisivo para o desfecho do rali. A chuva começou a cair no início e final do troço, aumentando gradualmente numa altura em que todos os pilotos ainda em prova enfrentavam o penúltimo ensaio.
Os 20 melhores carros partiram para o troço pela ordem inversa na classificação geral e com a chuva a aumentar o palco tornou-se muito escorregadio. Solberg e Ostberg foram os mais rápidos, primeiro e segundo classificados respectivamente. Facto que permitiu a Solberg subir do nono para o sétimo lugar, com apenas uma classificativa por realizar.
Mikko Hirvonen efectuou um rali monótono, enquanto o seu companheiro de equipa e líder inicial do rali Jari-Matti Latvala salientou que o seu Fiesta estava configurado para piso seco pelo que não podia fazer melhor.
Mas foram os dois pilotos da Citroën a sofrerem mais neste período chuvoso. No final salientaram que no “Power Satge” optaram por realizar um andamento mais moderado de modo a não colocar em risco as duas primeiras posições da classificação geral.
Mas na derradeira passagem por Santana da Serra os pilotos encontraram um piso mais seco e limpo. Petter Solberg manteve cedo a liderança, assistindo à cobertura televisiva em directo para saber ansiosamente o resultado dos seus opositores. No entanto, não iria segurar o resultado por muito tempo: enquanto Mikko Hirvonen se atrasou por danos na suspensão, também Latvala não foi além do segundo lugar, enquanto Loeb garantiu a vitória. No entanto, Solberg tinha realizado um tempo suficiente para passar Kimi Raikkonen e reivindicar a sexta posição, atrás de Matthew Wilson.
É evidente que ambos os pilotos da Citroën tinha revisto o seu jogo e Loeb partindo à frente de Ogier na estrada deu para reclamar o tempo mais rápido e os três pontos adicionais. Mas todas as atenções recaiam em Ogier que terminou a classificativa na terceira posição, atrás de Latvala, reforçando assim a conquista das duas primeiras posições para a equipa da Citroën.

No PWRC, Hayden Paddon teve uma merecida vitória na primeira ronda da série 2011, depois de ter passado por algumas condições adversas na sua carreira. O segundo lugar acabou por pertencer a Jukka Ketomaki que disse nunca ter acreditado que iria reivindicar tal posição depois de problemas que o afectaram no primeiro dia de prova. Em terceiro lugar ficou Martin Semerad. O piloto checo ficou grato pelo facto da DMACK - fornecedor de pneus – ter sido autorizada a trocar a mistura de pneus inicialmente escolhida por razões de segurança.

 


Bruno Magalhães não só foi o melhor no grupo S2000 com o Peugeot 207 como assegurou o lugar de melhor piloto português nesta edição 2011 do Vodafone Rally de Portugal. Bastante satisfeito está também Pedro Meireles com o resultado alcançado. Venceu entre os participantes no Portugal de Ralis, embora tendo beneficiado do abandono de Ricardo Moura mesmo no final da derradeira classificativa do rali reservado a este campeonato (etapa de Sábado) com a caixa de velocidades partida. Mesmo assim Moura marcou 10 pontos com a prestação realizada na primeira etapa e continua a liderar o campeonato.
Este ano verificaram-se novos recordes nos troços, com excepção de Silves, disputado com piso seco em 2010 e molhado em 2011. Uma clara demonstração das prestações evidenciadas pela nova geração da World Rally Cars, mas também, pelo cuidado e esforço que mantém perfeitas as condições das estradas que compõem as classificativas da deslumbrante região do Algarve, em Portugal.


Todas as informações em http://www.rallydeportugal.pt/






NUNO DINIS
JOAO BICA
GIL NEVES
FERNANDO BRITO

Sem comentários:

Enviar um comentário