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PEUGEOT 908 HDi FAP VENCE EM SEBRING COM LAMY NO PÓDIO


O Peugeot 908 HDi FAP do team Oreca venceu esta madrugada as 12 Horas de Sebring, a primeira ronda do Intercontinental Le Mans Cup. Com o Peugeot n.º 8, de Pedro Lamy, a terminar em terceiro e o n.º 7 em oitavo, o Team Peugeot Total levou os dois carros ao fim desta prova exigente e, moralizado com a demonstração de fiabilidade e uma “pole position”, pode continuar a preparação para as próximas 24 horas de Le Mans.

Começo na frente

Sábado de manhã, perante um público entusiasta, os dois Peugeot 908 animaram o começo da corrida. Ao volante do n.º 8, Franck Montagny, que partiu da “pole”, não tardou a ter atrás de si Marc Gene, no n.º 7, que saiu em terceiro na grelha. E se os dois Peugeot oficiais se assumiam como os mais rápidos em pista, as sucessivas bandeiras amarelas e as consequentes neutralizações impediam-nos de ganhar avanço significativo.
As hipóteses de vitória para o n.º 7 acabaram, quando Marc Gene e Dindo Capello (Audi 15 R+), que lutavam pelo segundo lugar, deram um toque num recomeço da corrida, pouco depois das cinco horas de prova. Obrigada a ir à box, por causa do semi-eixo dianteiro esquerdo e embraiagem, a equipa Marc Gene, Anthony Davidson e Alexander Wurz perdeu 20 voltas na operação. «Estava ao lado do Dindo Capello», disse Marc Gene. «Travei tarde e vimo-nos lado a lado à entrada da curva e tocámo-nos. Foi pena, porque o carro estava a ter um bom comportamento».

Formidável sessão de trabalho

A vitória passou a ser decidida entre o Peugeot n.º 8 de Franck Montagny, Stéphane Sarrazin e Pedro Lamy, o Peugeot 908 HDi FAP do Team Oreca (Lapierre-Duval-Panis) e o Honda ARX n.º 01 (Pagenaud-Brabham-Franchitti), com os três carros a rodarem permanentemente na mesma volta, com a classificação a ser feita em função das passagens pelas boxes e pelas neutralizações.
A mudança do capot dianteiro (fixador partido), pouco depois das nove horas de corrida, custou alguns segundos, preciosos, ao Peugeot n.º 8. Último piloto a assumir o volante, Franck Montagny terminou muito forte e cortou a meta em terceiro, na mesma volta do vencedor, o Peugeot 908 HDi FAP do Team Oreca. «Forcei o andamento na parte final, para tentar chegar ao segundo lugar, mas ficámos a seis segundos do segundo lugar…», lamentou Montagny no final. «O carro funcionou perfeitamente durante as 12 Horas e se não vencemos hoje foi apenas pelas circunstâncias das corridas».
«Mais do que o resultado, estamos muito satisfeitos por termos os dois carros no final», referiu Olivier Quesnel, director da Peugeot Sport. «Não tivemos problemas técnicos, o que nos dá grande satisfação por ser a primeira corrida de um carro novo. As equipas estiveram perfeitas, os carros mostraram fiabilidade e todo o Team Peugeot Total reagiu, de forma adequada, às situações que foram encontrando ao longo das 12 Horas de corrida. Viemos aqui para preparar Le Mans e cumprimos a nossa missão e marcámos importantes pontos no ILMC e estamos no comando do campeonato de construtores. Temos de felicitar o Team Oreca que impôs o Peugeot 908 HDi FAP, ao fazer uma prova sem falhas, demonstrou, uma vez mais, a eficácia e a fiabilidade do carro. Foi um Peugeot que ganhou hoje».
Para Bruno Famin, director técnico da Peugeot Sport, esta corrida foi moralizadora para as 24 Horas de Le Mans. «Experimentámos muitas coisas durante esta semana e recolhemos importantes informações durante a corrida. Estava calor, o tráfego era intenso e a pista perigosa. Mostrámos um potencial interessante e um nível de fiabilidade que excedeu as nossas expectativas. Foi uma bela recompensa para a equipa ver os dois carros cortar a meta. Todas estas informações vão servir para Junho».
A preparação vai prosseguir a 24 de Abril, no dia de testes das 24 Horas de Le Mans, onde o Peugeot 908 rodará, pela primeira vez, no traçado da prova, que tem mais de 13 km.

Classificação das 12 Horas de Sebring 2011

1.º, Peugeot 908 HDi FAP (Oreca), (Lapierre, Duval, Papis), 332 voltas
2.º, Honda ARX 01 (Pagenaud, Brabham, Franchitti), a 31,868 s.
3.º, Peugeot 908 n.º 8 (Sarrazin, Montagny, Lamy), a 44,502 s.
4.º Audi R15+ (Capello, McNish, Kristensen), a 5 voltas
5.º, Audi R15+ (Dumas, Bernhard, Rockenfeller), a 6 voltas
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8.º, Peugeot 908 n.º 7 (Davidson, Gene, Wurz), a 17 voltas



Classificação do Intercontinental Le Mans Cup

Construtores Equipas

1.º, Peugeot 27 pontos 1.º Team Oreca Matmut, 15 pontos
2.º, Audi, 21 pontos 2.º, Team Peugeot Total, 12 pontos
3.º, Audi Sport Team Joest, 9 pontos
4.º, Rebellion Racing, 6 pontos



Próxima prova ILMC (2/7): 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica) – 8 de Maio



ZÉ CARLOS FERREIRA

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