CLUBE ESCAPE LIVRE



Todo terreno com missão gastronómica bem sucedida




Foi com o Raid do Bucho e Outros Sabores que o Clube Escape Livre inaugurou o seu calendário todo terreno para 2011. Na freguesia da Freineda e na vila de Almeida, classificada de Aldeia Histórica, mais de uma centena de visitantes vindos de várias regiões do país participaram num encontro de festa, de gastronomia, de convívio e de todo o terreno. A recriação histórica das invasões francesas pelo grupo GRAMA de Almeida foi um dos momentos altos do programa cultural preparado pelo Clube da Guarda.
Com chegada às unidades hoteleiras na sexta-feira, foi no sábado que os participantes do Raid do Bucho desfrutaram de algumas das potencialidades do concelho de Almeida. Depois de uma visita guiada à fortaleza, onde se conheceram alguns dos locais históricos mais significativos, a caravana seguiu para a Freineda, onde ainda antes de almoço os participantes do raid assistiram à recriação histórica junto ao antigo quartel-general de Lord Wellington, feita pelo grupo GRAMA. Com os ânimos ainda exaltados, era hora de acalmar o espírito e apaziguar o estômago, com mais um grande momento deste fim-de-semana: no Largo de Santa Eufêmia desenrolava-se já a festa do Bucho, onde esta iguaria raiana começava a ser servida às mais de 300 pessoas presentes.
Com um dia quente e agradável, nova recriação histórica se seguiu com uma demonstração de tiro de artilharia e infantaria, tiros que davam como que a partida para a primeira etapa de todo terreno, entre os trilhos da Freineda e de Castelo Mendo. A aldeia histórica mereceu grandes elogios por parte dos participantes, maravilhados com a paisagem e com a composição granítica da aldeia. A subida de uma rampa muito íngreme e a travessia a vau do rio Côa foram ocasiões de muita adrenalina durante o percurso. O regresso a Almeida marcou o fim da primeira etapa.
No domingo, novas emoções se adivinhavam, com a saída para a segunda etapa de fora de estrada que decorreu durante toda a manhã, ao sabor de paisagens extraordinárias e sob um clima bem primaveril que facilitou o percurso e agradou aos aventureiros. De regresso ao Hotel Parador de Almeida teve lugar a entrega de troféus SPAL e o almoço de encerramento que contou com a presença do Governador Civil da Guarda.
A organização em colaboração com a Dacia, marca que fez a sua estreia no todo terreno turístico e de lazer e que surpreendeu todos com as suas aptidões para o fora de estrada, sorteou um fim-de-semana ao volante de um Dacia Duster ganho por uma equipa do Montijo.









NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário