WRC- RALLYE DA SUECIA 2011


HIRVONEN E FORD ESCREVEM NOVA PÁGINA RALLYES MUNDIAIS


O campeonato mundial 2011, teve um inicio promissor na Suécia pois, para além de ter novos carros, houve muita luta pela vitória até ao fim.
Mesmo a ser o primeiro na estrada, Mikko Hirvonen conseguiu segurar todos atrás de si e vencer o Rally da Suécia pela segunda vez consecutiva, dando o primeiro triunfo ao novo Ford.
Mads Ostberg tudo fez para alcançar o finlandês mas, o segundo lugar final obtido pelo jovem norueguês, foi um resultado brilhante num rally que dominou no primeiro dia, terminando apenas a 6,5s do vencedor.
Jari-Matti Latvala começou mal no derradeiro dia, ao bater forte num banco de neve que o fez perder alguns segundos e uma posição para Ogier. No entanto, o finlandês conseguiu recuperar terreno e terminar no último lugar do pódio que acabou por ser todo para a Ford. Na Power Stage transmitida em directo na TV, Latvala obteve o 3º melhor tempo e 1 ponto extra nas contas do campeonato.
Sébastien Ogier chegou a passar pela terceira posição mas, acabaria por cometer um erro que o fez perder tempo, terminando na quarta posição com o melhor Citroën classificado no rally. Ogier foi o mais rápido na Power Stage e somou mais 3 pontos aos 12 da quarta posição.
Petter Solberg também era um grande candidato à vitória mas, acabou por ter um dia muito difícil e caricato. O norueguês começou por partir um amortecedor e perder mais tempo com um pião a alta velocidade que podia ter tido outras consequências. Entretanto, na especial transmitida pela TV, Petter Solberg fez o papel de navegador e Chris Pattersson conduziu o DS3 em pleno troço, perdendo uma posição para Ogier. Na sexta-feira, Solberg foi apanhado a 112km/h num local que não podia exceder os 80, perdendo a sua carta de condução após 48 horas do sucedido.
Sébastien Loeb teve um rally para esquecer, sendo mesmo um dos piores dos últimos tempos para o piloto francês. Com o tempo perdido no primeiro dia, Loeb limitou-se a tentar vencer troços e levar o novo DS3 até ao fim. No entanto, após ter obtido o segundo lugar na Power Stage, o motor do DS3 teve problemas e até à altura, não se sabe se o piloto conseguiu chegar à última assistência.
Per-Gunnar Andersson andou rápido, liderou e venceu troços mas, também cometeu erros e teve problemas mecânicos, não conseguindo melhor do que a sétima posição.
Kimi Räikkonen fez uma boa prova pois, se no primeiro dia chegou a cometer erros e a perder em média, cerca de 30 segundo em cada troço para o mais rápido. O finlandês começou a efectuar bons tempos e conseguiu ser regular ao ponto de terminar o rally e conseguir pontuar.
Patrik Sandell teve problemas na caixa de velocidades, permitindo que Matthew Wilson e Khalid Al-Qassimi terminassem à sua frente, nos últimos lugares pontuáveis.
O jovem checo Martin Semerad, venceu com facilidade o PWRC, após os adversários mais fortes terem abandonado o rally.






NUNO DINIS

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