WRC- Rallye México




(Rali do México - Por Carlos Silva)
Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (VW Polo R WRC) venceram a 3.ª prova pontuável para o Mundial de Ralis desta temporada no México, a segunda consecutiva após a vitória obtida no último Rali da Suécia.
Imprimindo um andamento apenas "beliscado" inicialmente por Mads Ostberg (Ford Fiesta RS WRC), Ogier foi o mais rápido em 15 das 23 especiais do programa (venceu ainda a Power Stage), deixando Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Citroën DS3 WRC) a uns distantes 03.26,8 seg., margem entre 1.º e 2.º que teríamos de recuar até à edição de 2011 do Rali da Grã-Bretanha/Gales para assistirmos a um fosso tão abismal...
Se o "episódio" do portão de metal propositadamente fechado os fizeram perder cerca de 40 segundos, história essa que com certeza ainda fará correr muita tinta, Hirvonen teve um furo que o atrasou ainda mais relativamente aos líderes do mundial que, por este andar, estão decididamente já na "rota" certa de obterem o ceptro mundial.
Ao obterem a terceira posição final, Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (M-Sport) conquistaram o seu primeiro pódio e o melhor resultado de sempre no WRC, não sem antes terem sofrido um enorme susto na primeira especial deste último dia (saída de estrada), quando ainda acalentava algumas esperanças em lutar com Hirvonen pela segunda posição.
A mais de 6 minutos da dupla vencedora, classificaram-se "Dany" Sordo / Carlos Del Barrio. Sordo (Citroën DS 3 WRC) esteve longe de impressionar, onde sistematicamente queixou-se do comportamento do carro francês, aguardando-se que na próxima "ronda" do Mundial (Rally de Portugal) mostre um andamento bem mais superior, frente a enorme falange de apoio espanhol que habitualmente desloca-se às serras do sul do nosso país.
De regresso às provas do WRC e na sua estreia a bordo de um Ford Fiesta RS WRC, Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchini obtiveram uma positiva sexta posição final, na frente do australiano Chris Atkinson (Citroën DS3 WRC). "Atko" que substituiu o ausente Kalid Al-Qassimi na prova, após ter sido penalizado em 3m30s por atraso na primeira etapa (toque), foi subindo gradualmente na geral, suplantando Ken Block (7.º) Benito Guerra (8.º) e Martin Prokop (9.º).
Evgeny Novikov (Ford Fiesta RS WRC) não foi além da 10.ª posição, depois de perder mais de 12 minutos devido a problemas eléctricos surgidos no carro da M-Sport.
Ao abrigo do sistema Rally2, classificaram-se ainda Mads Ostberg (problemas eléctricos) e Jari-Matti Latvala (triângulo de suspensão partido).
No WRC 2 o qatari Abdulaziz Al-Kuwari (Ford Fiesta S2000) terminou com mais de 8 minutos de vantagem sobre o peruano Nicolás Fuchs (Mitsubishi Lancer Evo IX).
LÍDERES DO RALI
Thierry Neuville (Pec 1); Sebastien Ogier (Pec 2 a 3); Mads Ostberg (Pec 4 a 5); Sebastien Ogier (Pec 6 a 23)

VENCEDORES DE TROÇOS
Sebastien Ogier (15); Mads Ostberg (4); Thierry Neuville (1); Mikko Hirvonen (2); Jari M. Ltavla (1)

PILOTO DO RALI
Sebastien Ogier

MOMENTO DO RALI
Os problemas no Fiesta de Mads Ostberg

MENOS DO RALI
JM Latavla





PAULO HOMEM
www.ralisonline.net


Sem comentários:

Enviar um comentário