Clube Escape Livre




O êxito da gastronomia TT


O Raid do Bucho mais participado de sempre foi um sucesso. Neste fim-de-semana, 145 pessoas e 43 viaturas escolheram o passeio organizado pelo Clube Escape Livre para conhecer um pouco da serra da Estrela e saborear os enchidos típicos da região, num desafio que acabou por se revelar mais molhado e enlameado, e por isso muito mais interessante de ultrapassar.

A cidade da Guarda foi, pela primeira vez, o centro de operações de mais um Raid do Bucho e Outros Sabores, que se iniciou numa pacata noite de sexta feira. No Hotel Vanguarda, os participantes tiveram oportunidade de se informar sobre alguns pontos do percurso que suscitariam maior atenção, receberam informação Bridgestone sobre cuidados, tipos de pneu e pressões adequadas, e visionaram ainda algumas imagens, seguidas de uma bebida oferecida pela organização.

A chuva prevista para o dia de sábado acabou por cair apenas nos primeiros momentos do passeio, à saída da Guarda, com um resto do dia agradável. Logo no início do percurso, uma paragem na Senhora do Soito, para uma prova de queijo genuíno da Serra, chouriça e pão caseiro, oferecidas pela junta de freguesia de Fernão Joanes. De corpo e espírito retemperados, era hora de prosseguir, desta vez pela Quinta do Fragusto, miradouro da Azinha e Senhora de Assedasse, altura em que o nevoeiro desapareceu, acabando por revelar excelentes paisagens, entre elas o ponto mais alto da serra da Estrela, coberto de neve. Em Folgosinho, no Restaurante Albertino, os vários pratos típicos deixaram os participantes com vontade de regressar. Depois de almoço, mais uma etapa de todo terreno levava a caravana até ao Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, onde esperava já Fernando Taborda, o colecionador responsável pela criação do espaço, que conduziu a visita guiada aos participantes. No regresso à Guarda, e antes do jantar, um novo momento gastronómico dava a conhecer os enchidos da Guarda, nomeadamente a morcela típica, que a todos agradou.

Domingo revelou-se um desafio, amanhecendo mais cinzento e com mais chuva, que foi desaparecendo ao longo do dia, mas a boa disposição dos participantes e as várias dificuldades superadas permitiram uma manhã bem animada. Primeira paragem no museu e igreja do Jarmelo, onde tiveram lugar interessantes visitas guiadas.

Face à subida inesperada das águas do rio Côa, a parte seguinte do percurso teve que ser bem acompanhada pela organização, permitindo que toda a caravana cumprisse a passagem a vau das águas do Côa, bem mais elevadas que o habitual, numa aventura aliciante para todos. Chegados à freguesia de Freineda, e com S. Pedro a afastar a chuva, não tardaram ouvir-se os disparos de pólvora de canhões e espingardas, na reconstituição histórica das Guerras Peninsulares feita pelo grupo GRHMA, frente ao antigo quartel do General Wellington. Do largo de Santa Eufémia vinham já os aromas do bucho cozido e restantes iguarias tradicionais, que juntou à mesa novo recorde de pessoas para o almoço e festa do bucho.

Para o presidente da freguesia de Freineda, Miguel Simões, “Esta edição da festa do bucho, pesa embora as dificuldades que tivemos que superar face à chuva, acabou por ser a mais concorrida de sempre, trazendo até à Freineda cerca de 500 pessoas, o que para nós é motivo de grande satisfação e sinal da importância deste encontro anual”.

Já para o presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, “Este primeiro passeio todo terreno de 2013 cumpriu todos os seus objetivos, trazendo mais gente de todo o país até à Guarda, para conhecer a região, provar a sua morcela tão apreciada e levar os participantes à Freineda com os dois momentos altos do programa: a reconstituição histórica e a festa e almoço do bucho”.

O Raid do Bucho e Outros Sabores tem o apoio institucional da Câmara Municipal da Guarda e da Junta de Freineda e a colaboração da ValorPneu, Fumeiros da Guarda, SPAL, Dom Digital, TMG, Bridgestone, First Stop, Intermarché/Guarda, Nutregi, Sarjoi e o Dacia Duster 4X4 como viatura oficial. De salientar a colaboração das publicações Auto Hoje e Auto Hoje TT & Aventura, Off Road 4x4, Vida Económica, jornais Diário de Coimbra e A Guarda, das rádios RFM e Altitude, e dos sites Lusomotores, TTVerde e Autoandrive.










NUNO DINIS
PHOTOS: Clube Escape Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário