Breves WRC


Oito equipas registadas e 13 WRC’s

A FIA anunciou o registo de uma oitava equipa para o Campeonato do Mundo de Rallies de 2013, a “Volkswagen Motorsport II”. Este é o prelúdio para a entrada do terceiro VW oficial no WRC Vodafone Rally de Portugal, bem como nas demais jornadas da época.
O carro será pilotado por Andreas Mikkelsen. Às três equipas oficiais de dois carros inscritas pela Citroën, M-Sport e VW juntam-se agora duas formações de segunda linha. Estas equipas serão a M-Sport e a Lotos, que podem competir como alinhamentos de um, ou dois carros, enquanto a Citroën, Jipocar e VW só poderão fazer correr uma máquina.

Mads falha recorde


Mads Østberg falhou a tentativa de bater o recorde de mais longo salto do mundo com um carro de ralis, em Trysil, Noruega. Para concretizar o salto com a distância requerida, 85 metros, era necessário atingir uma velocidade de 170 km/h, isto num piso de neve compactada preparado especialmente para a ocasião.

Aquando da tentativa o piloto só conseguiu atingir os 150 km/h, o que não lhe permitiu ir além dos 60 metros, bem abaixo do actual recorde. As condições climatéricas foram apontadas como a causa do insucesso. O pai e manager de Mads, Morten, disse que o piso estava demasiado macio na sequência do tempo que se tem feito sentir.



Nasser não pontua para tabela de Construtores em Portugal


A confirmação foi dada pela FIA e faz saber que, surpreendentemente, a inscrição “M2” da Qatar WRT para o patrocinador da equipa, Nasser Al-Attiyah, não será elegível para soma de pontos na tabela de Construtores. A M-Sport foi informada, através de uma comunicação especial da FIA, que a Qatar WRT poderia correr como equipa registada de um ou dois carros durante a época de 2013, desde que os eventos em causa fossem devidamente especificados. 

Para responder à disponilidade limitada do patrocinador da formação, Al-Attiyah, a M-Sport informou a FIA que alinharia em cinco eventos com apenas um carro registado – Portugal, Argentina, Finlândia, Austrália e França – e que nas restantes oito jornadas apresentaria uma equipa registada com dois carros. Desde então, Al-Attiyah ficou disponível para competir em Portugal. 

Como, porém, já estavam confirmados os planos de fazer Neuville correr como piloto elegível da QWRT, era já demasiado tarde para alterar o acordo com a FIA. Inicialmente tinha sido planeado que Al-Attiyah e Neuville seriam pilotos que pontuavam para a formação na Suécia, mas Al-Attiyah desistiu devido a doença e foi substituído por Matthew Wilson. Contudo, na ausência de uma comprovativo de doença, Matthew não foi autorizado a somar pontos no lugar de Al-Attiyah para a tabela de Construtores. 

Os pontos averbados por Mads Østberg e Evegeniy Novikov na “M1” oficial Qatar M-Sport WRT não são afectados.



NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário