RALLYE TT TERRAS DA RAIA



RALI TT TERRAS DA RAIA ESTREIA PROMETE GRANDE ANIMAÇÃO A TODOS OS NÍVEIS MAIS DE 130 NA CONQUISTA RAIANA

Com a internacionalização do Rali TT Terras da Raia, na categoria de motos e quads, a prova organizada pela Escuderia Castelo Branco ganha prestígio e importância relevante, à qual se junta uma lista de inscritos nos automóveis, que apresenta algumas novidades e garante a necessária competitividade…
Mais de 130 inscritos, nas diversas categorias, responderam à chamada da Escuderia Castelo Branco, que pelo segundo ano consecutivo organiza na zona raiana de Idanha-a-Nova, o Rali TT Terras da Raia, prova a contar para os Campeonatos Nacionais de Todo-o-Terreno de Motos, Quads, UTV, Buggies e Automóveis e ainda para o Europeu da especialidade, na categoria de Motos e Quads.

Trata-se do reconhecimento da qualidade de uma organização que já há 40 anos dá provas do seu verdadeiro valor e que por isso mesmo vê agora entre os interessados na vitória final, os melhores e mais rápidos de cada categoria, tanto a nível europeu, como em termos nacionais.

Entre as motos, registe-se a presença de Paolo Ceci, que tem quase assegurada a conquista do Título B1 nas duas rodas, ao passo que Ugo Filosa e Vlastimil Júnior, ainda têm muito para discutir na categoria B2, estando o campeonato em aberto nesta categoria.
Na categoria de Motos, os portugueses têm uma palavra a dizer, com Mário Patrão a assumir o favoritismo para a oposição à armada estrangeira, mas o comandante do Campeonato TT absoluto, está nesta prova muito bem “acompanhado” pelo seu principal opositor António Maio, por Luís Ferreira e também por Paulo Gonçalves, David Megre e mesmo Helder Rodrigues, entre outros.
Entre os Quads - e a nível europeu – este em jogo uma vitória nacional absoluta, já que Rafael Acúrcio comanda a categoria Q3 e vai com certeza querer mandar em casa, suplantando-se a Lukasz Lasawieck e mesmo a Graziano Scandola, sempre ajudado pelos melhores nacionais, João Lopes, Roberto Borrego e Bertinho. Uma vitória nacional seria bem vinda nesta categoria que tantas tradições tem entre os pilotos portugueses…
No que respeita a Buggies e UTV, não se trata de uma competição europeia, mas as coisas estão muito acesas nas duas categorias, com Pedro Ramilo a perder o comando dos Buggies para Luís Ramalho e a colocar-se apenas a três pontos do homem do Goka, enquanto nos UTV, a luta é entre Jorge Monteiro e Sergio Silva, que partem para o Terras da Raia, apenas separados por seis pontos.
A prova marca ainda a estreia do Troféu Polaris e conta também para o Troféu Husqvarna, sendo que neste último o comandante é Carlos Pedrosa, com dez pontos apenas de vantagem sobre Jorge Gouveia.


Nos automóveis, em termos de Campeonato, a vida está algo facilitada para Miguel Barbosa, pois o seu arqui-rival Filipe Campos, apesar de inscrito, não pontua, tal como Moniz da Maia, nesta prova, pelo que o piloto do Mitsubishi, mesmo não vencendo… pode recolher o maior número de pontos…
A lista conta quase com quatro dezenas de inscritos, incluindo todos os nomes sonantes do Campeonato de Portugal de TT 2010, como é o caso de Pedro Grancha, José Gameiro, Rui Sousa, José Dinis Lucas, para além do quase campeão de T2, Ricardo Porém, nesta prova a ter que se defender de Camilo Martins – a jogar em casa – Edgar Condenso e Mário Diniz Lucas, entre outros.
Com o título de T8 já atribuído a João Paulo Sousa – depois do infeliz desaparecimento de Miguel Veloso – será com certeza entre aquele e Henrique Meneses, que se vai discutir a melhor posição final.
Refira-se ainda que o Desafio ELF Mazda, volta à actividade depois de uma interrupção de alguns meses, partindo o comandante João Pais, com natural favoritismo, mas sempre a ter que dispensar muita atenção aos seus mais directos perseguidores, Rui Lopes e Paulo Pinto, isto para além de Bruno Oliveira, sempre à espreita de um bom resultado que marque uma viragem definitiva na época menos boa que está a atravessar
Em termos de motos, quad e UTV Buggy, a prova terá um total de aproximadamente 320 kms, distribuídos por três dias de competição, estando a sua conclusão prevista para a tarde de Domingo, bem no centro da lindíssima e acolhedora vila de Idanha-a-Nova. Na sexta-feira, correm-se 4,11 km de super-especial e no sábado realizam-se dois SS (Sectores Selectivos) com 150km e 80km, respectivamente. No domingo, percorrendo um traçado caracterizado pela sua rapidez, o SS apresenta aproximadamente, 80km.
No que respeita aos vulgarmente designados por “jipes”, as grandes novidades passam por uma dupla passagem pela super-especial de 4,11 (tal como nas motos/quad/UTV desenhada no Campo do Agrupamento de Idanha-a-Nova do Corpo Nacional de Escutas) e um percurso de 307 quilómetros, efectuado sem paragens obrigatórias para assistência, ou seja uma dupla passagem por um percurso de cerca de 150 Kms, com uma ZA (Zona de Assistência) no meio, mas com o tempo a contar para o total da prova.
Tudo se conjuga para que o Rali TT Terras da Raia possa ser de novo um sucesso em termos competitivos, continuando assim o seu crescimento numa região que ainda tem muito para dar ao Todo-o-Terreno, até porque o interesse pela modalidade, cresce ano após ano, tal como o número de concorrentes que apostam na qualidade da organização da Escuderia Castelo Branco.


NUNO DINIS

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