CAMPEONATO REGIONAL RALLYES-AÇORES




Tri-campeão pode terminar época com desempenho inédito…
O pleno de Moura em tons lilás!



Foi impressionante a actuação de Ricardo Moura na sexta-feira à noite, com o EVO9 do Team Além Mar a “voar” assumidamente nas ruas de Angra, mostrando que o campeão vinha ao “Lilás” em busca de triunfo, com uma máquina imbatível e muitos quilómetros de rodagem.
O rali iniciava-se com Ricardo Carmo em segundo (+ 3,5s) e Gustavo Louro um pouco mais atrás (5,3s), depois de passagens onde se privilegiou o espectáculo, que foi geral na versão reduzida do “ex-libris” dos citadinos nacionais. Já no sábado, e com o piso muito traiçoeiro e escorregadio, Louro acordou em força, vencendo no Império/Feteira por 2,5s, ao que Moura respondeu com o triunfo no Barro Vermelho por 4,1s. Na primeira assistência, o tri-campeão liderava com 6,9 de vantagem, enquanto mais atrás Pedro Vale era terceiro, depois de um furo de Ricardo Carmo, e de passar Sérgio Silva e Luís Rego. Com o piso seco, Moura rodou endiabrado no Império/Feteira-2, mas viria a furar ao cortar demasiado uma curva, permitindo a Louro nova vitória e a breve passagem pelo comando do rali (-5,5s), pois o Lancer EVO9 seria novamente o melhor a chegar ao Parque Industrial, ganhando 6,9 segundos e partindo para a tarde com um curto avanço de 1,4s. Pedro Vale ia aguentando a subida de forma do jovem Rego, e nas contas do vice-campeonato tinha a coisa controlada, pois Sérgio Silva estava em quinto, mas numa luta a três que ainda iria mexer durante as passagens por Canadinhas e pelas “míticas” Veredas, troço onde continuaram a prevalecer os fabulosos 2.43,4 de Fernando Peres no “Sical” de 2006. Ricardo Moura mexia no setup do Mitsubishi, e apostava claramente na maneabilidade para as Canadinhas, em detrimento do piso mais veloz das Veredas, uma escolha acertada, tanto que ganhou de entrada mais 5,2 a Gustavo, que ainda assim não desarmava, mostrando novamente que é o único nos Açores a poder fazer frente ao campeão. Entretanto Silva passava Rego, mas o mais novo recruta da “Além Mar” faria um “forcing” nas Veredas e, por 2,5 s, não chegou ao pódio, onde Pedro Vale garantiu o vice-campeonato. Na frente, Moura garantia mais duas vitórias em classificativas, assinando um inédito pleno no campeonato de 2010, onde venceu a cada saída. Louro fez um rali excelente, não traduzindo em tempos a pouca rodagem este ano.
Azarado com o furo da manhã, Ricardo Carmo fez um rali tranquilo, mas visivelmente desanimado por novo azar quando rodava no pódio, ficando outra vez a sorte a servir de entrave a uma prestação mais conseguida em casa, que desta feita não foi além do nono lugar à geral. Uma prova descansada teve o veterano Hermano Couto que, baixado o ataque feroz dos mais rápidos da Formula 3 – que foram “caindo” à medida que o rali avançava… -, se colocou no sexto posto, com uma margem tranquila e um andamento seguro.

Terminaram 22 equipas, e “a UNIÃO” tem ainda para escrever sobre elas noutros dias…isto antes dos habituais lamentos de esquecimento. São as contingências de quem cobre os ralis com as mais longas listas de inscritos do país…



MIGUEL AZEVEDO
AÇORES

Sem comentários:

Enviar um comentário