CLUBE ESCAPE LIVRE



Prazer é… viver uma grande aventura



Uma aventura sem stress, atravessando serras, descendo aos vales e a zonas rurais, visitar património que nunca imaginaria em Portugal, conhecer a cultura, a tradição religiosa e profana de cada povo, a arquitectura ímpar de cada monumento, com a variedade e riqueza de sabores de cada região. Prazer é fazer mais de 600 quilómetros sem pressas, seguindo as pisadas dos caminhantes que se dirigiam a Santiago de Compostela. É descobrir a paisagem que se desenha à medida que se avança neste caminho e que o olhar de cada peregrino vê de forma diferente.

Assim é o BMW X Experience 2010, que neste ano Jacobeu decidiu rumar a Santiago de Compostela. De 1 a 5 de Outubro, a caravana BMW X1, X3 e X5 vai seguir em direcção ao norte de Portugal e à Galiza, para se encontrar na catedral de Santiago, como milhares de peregrinos já o fizeram.

Concluídos os reconhecimentos, e com percurso criteriosamente escolhido, o Clube Escape Livre espera proporcionar cinco dias plenos de convívio, de história, de paisagem e de gastronomia aos quase 150 participantes que vão utilizar 50 BMW.

A caravana irá percorrer alguns dos caminhos outrora e actualmente utilizados pelos peregrinos que anualmente se dirigem a Santiago de Compostela em peregrinação. O passeio tem início em Trancoso, no dia 1 de Outubro, com um jantar de boas vindas no Hotel Turismo e uma visita nocturna ao castelo.

Com uma média de 200 quilómetros diários, o passeio será recheado de visitas aos mais emblemáticos monumentos, desde o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, o convento de São João de Arga, o Mosteiro de Tibães, ou de Oia. As melhores paisagens são uma referência no percurso escolhido, sobressaindo as da serra das Meadas, Mondim de Basto e Terras de Bouro e à excepcional Viana do Castelo, considerada uma das mais belas paisagens do mundo.

O último dia de BMW X Experience – Caminhos de Santiago (5 de Outubro) fica marcado pela chegada à Catedral de Santiago de Compostela. Em 2010, por ser Ano Santo, a catedral tem aberta aos peregrinos a sua “Porta Santa”, facto que só irá repetir-se em 2021. Na catedral os participantes podem assistir à missa do peregrino e à cerimónia do Botafumeiro, acto em que marcará presença D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, para quem “esta é uma peregrinação diferente e à qual tenho muito gosto em me associar. É diferente porque é feita por peregrinos que conhecem os segredos das estradas, mas agora se decidem também a percorrer os caminhos da vida apontados pelo Apostolo Santiago. De facto, a vida é toda ela uma peregrinação feita de percursos assinalados nos mapas, mas sobretudo de percursos invisíveis mas decisivos para a felicidade das pessoas. A esses percursos invisíveis alguém já chamou peregrinação interior. Desejo que estes dias de viagem ao encontro de Santiago de Compostela a todos ajudem na maior definição e motivação da sua peregrinação interior.”

As poucas inscrições disponíveis podem ser feitas no Clube Escape Livre através do tlf: 271 205 285, Fax: 271 205 289 ou e-mail: escapelivre@netvisao.pt.

O BMW X Experience tem o patrocínio da BMW Portugal, o apoio institucional do Turismo de Portugal, e o apoio da Goodyear, ValorPneu, Sagres Zero, SPAL, Camel Active, Auto Hoje, Todo Terreno, RFM, Off Road, TSM, Lusomotores, TT Verde e Autoandrive.


NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário